domingo, 27 de outubro de 2024

A DEFICIÊNCIA DO HOMEM

 


Como o homem é comparado ao padrão de Deus?

A. O homem é declarado pecador por Deus – 

Rm 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Gl 3:22 - Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.


B. O melhor que o homem pode produzir é falho e corrupto – 

Isa. 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.


O apóstolo Paulo não queria encarar Deus em sua própria justiça – 

Fil. 3:9 - E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;

Ele sabia que suas obras não poderiam salvar. 

E, nem as suas nem as minhas!


C. No nosso melhor, ficamos muito aquém do padrão de Deus – Jesus Cristo. 


 Rom. 3:23 – "Todos pecaram" – "Erramos o alvo!" 

Todos nós violamos a Lei de Deus e somos culpados diante Dele – 


Isa. 53:6 -  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.


Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.


               A SOLUÇÃO DE DEUS


A. Deus conhece a profundidade e a extensão da natureza caída do homem – Sl 103:14 - Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. 


É a graça pura que nos impede de sermos destruídos em Sua ira – Lm 3:22-23 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

Novas são cada manhã (as misericórdias); grande é a tua fidelidade.


B. Deus compreende que o homem não pode alcançar a salvação por conta própria ou ser bom o suficiente para o Seu reino. 


No entanto, Ele estabeleceu um caminho pelo qual os pecadores podem ser feitos justos e alcançar esse elevado padrão.


C. O plano de Deus consiste em múltiplas etapas, que certamente levarão o indivíduo a um estado de verdadeira retidão, santidade e posição perfeita diante dEle.


1. Seu plano é um plano antigo – Ap. 13:8 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.


2. Envolvia uma morte – Calvário – 2 Cor. 5:14 - Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.


1 Pe. 1:18-19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,


3. Envolvia uma ressurreição – Mt 28:1-6 - 1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.

3 E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.

4 E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.

5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.

6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.

Rm 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.


4. Envolve a convicção do pecado – João 6:44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.


5. Envolve a graça de Deus – Ef. 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 


Rm. 5:20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;


6. Envolve fé independente de obras – 

Rom. 10:9-10,13 -  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


 Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.


7. Envolve justificação total – 1 Cor. 6:9-11

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?


Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.


E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.


8. Envolve a vida eterna – João 10:28 - E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 


Jo 3:16 -  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


9. Seu plano envolve um lar celestial eterno – 

Ap 21:4 - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.


1 Co 2:9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.


10. Seu plano envolve uma garantia inabalável – 

Hb 7:25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.


Hb 13:5 -  Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.


D. Por não sermos justo, nunca poderia ganhar justiça. Entretanto, pela simples fé em Jesus Cristo, Deus nos declara justiça –         Leia, Rom. 4:18-25 - 

18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

19 E não enfraquecendo na fé, nào atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,

21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

22 Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

23 Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,

24 Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;

25 O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.


2 Cor. 5:10 -  Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.


Está claro que um dia, todos os homens vão encarar o Deus Todo-Poderoso. 

Quando esse dia chegar, como estaremos vestidos?

Com os trapos da nossa própria justiça imunda e ouvi-Lo dizer: 

"Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." 

Ou podemos aparecer na justiça perfeita de Jesus Cristo e ouvi-Lo dizer: 

"Bem está, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor." 

Como estaremos vestidos?? 

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

FILADÉLFIA - "aquele que ama a seu irmão"


(UM PEQUENO RESUMO)

Filadélfia era a mais jovem das sete cidades. Tinha sido fundada por colonos provenientes de Pérgamo sob o reinado de Átalo II (entre os anos 159 e 138 a.C).

Philadelphos, significa, em idioma grego, "aquele que ama a seu irmão". 


Tal era o amor de Átalo por seu irmão Eumenes que tinha o apelido "o philadelphos", e é lembrando esta circunstância que a cidade de Filadélfia recebeu este nome.


Filadélfia foi edificada com um propósito especial. Estava

localizada no lugar onde limitam Mísia, Lídia e Frígia. 

Era uma cidade de fronteira. Mas não se teve a intenção de fazer dela uma cidade militar, porque havia muito pouco perigo nesse sentido. 


A idéia era convertê-la em missionária da cultura e do idioma grego entre os habitantes da Frígia e Lídia. 

Tão bem desempenhou Filadélfia sua missão, que lá pelo ano 19 os lídios já tinham esquecido sua própria língua, tendo adotado completamente a cultura e o idioma dos gregos.


Sir W. M. Ramsay diz com relação a Filadélfia, que era "o centro da difusão da língua e das letras gregas numa região pacífica, mediante modos pacíficos de penetração". 


É a isto que se refere o Cristo ressuscitado quando menciona a porta aberta que está diante de Filadélfia. 


Fazia três séculos os cidadãos dessa cidade tinham encontrado uma porta aberta para expandir a cultura grega na região circunvizinha; agora lhes tinha chegado a oportunidade de cumprir outra grande missão: 

a de levar a seres humanos que ainda não a conheciam a grande mensagem do amor de Jesus Cristo.

 

FILADÉLFIA

Apocalipse 3:7-13

7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:


8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.


9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.


10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.


11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.


12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.


13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


A Igreja da Porta Aberta 

Filadélfia era a menor e mais jovem entre as cidades mencionadas nas cartas, localizada em uma passagem estreita entre duas cadeias de montanhas, servindo como uma porta entre a Ásia Menor e a Ásia. 


Devido à sua posição estratégica, funcionava como uma cidade-tampão militar, onde pequenos exércitos podiam atrasar inimigos. Nomeada em homenagem ao Rei Átalo II, conhecido por seu amor fraternal, a cidade ficou conhecida como "Cidade do Amor Fraternal". 


Construída sobre uma falha geológica, sofria com frequentes terremotos, forçando seus habitantes a fugir regularmente. 

Filadélfia também abrigava muitos templos dedicados aos deuses gregos e foi a última das sete cidades a perder seu testemunho cristão, com uma comunidade cristã ativa até ser capturada por exércitos muçulmanos em 1000 d.C.


Yeshua, Jesus chega a eles sem reclamações, apenas com palavras de louvor e promessa. 

A mensagem do Senhor a essa igreja fraca, mas fiel, tem muito a ensinar aos nossos corações hoje. 

Se devemos nos inspirar em alguma das sete igrejas, deve ser nesta.


 Os Atributos do Mestre – Jesus vem a esta igreja e se identifica de duas maneiras poderosas. 


 Ele vem como o sem pecado – A palavra “ santo ” nos diz que Jesus é sem pecado e puro.   


·          Esse é o testemunho da Bíblia sobre Jesus ,

1 Pedro 2:22 - O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.


·          Esse é o testemunho dos demônios sobre Jesus, Marcos 1:24 - Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus


·          Esse é o testemunho do Céu sobre Jesus,

Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.


·          Esse foi o testemunho de Jesus para Si mesmo: 

Quem dentre vós me convence de pecado? E se eu digo a verdade, por que não credes em mim?” João 8:46.


 Jesus se apresenta como o "Sincero", aquele que é genuíno e verdadeiro. 

Ele assegura ao Seu povo que é o único Salvador e Senhor real. 


Em meio a falsos deuses e adorações enganosas, Ele quer que saibam que não estão perdendo tempo ao 

segui-Lo. 

Eles não erraram ao abandonar ídolos e deuses pagãos, pois Ele é o verdadeiro caminho.


Eles não estão desperdiçando seu tempo servindo a Ele.   Eles não cometeram um erro quando deram as costas aos seus ídolos e deuses pagãos.   

Quando eles vieram a Jesus Cristo, eles vieram ao único Salvador, 

Atos 4:12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos


João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Quando nos defrontamos com Jesus Cristo não nos estamos defrontando com uma sombra ou aparência da verdade, mas com a própria verdade. 


Não vemos nEle uma imitação da vida, mas com a Verdadeira Vida. 

NEle não temos um substituto da divindade, mas sim a própria Divindade em pessoa.


Ao nos encontrarmos com Jesus Cristo chega ao fim nossa busca da verdade.


(Vivemos em uma época em que muitas coisas são meras imitações.  

Temos substitutos do açúcar, do sal e da carne. 

Temos peles artificiais e couro falso.                                           Temos encontros de aluguel, realidade virtual e mães de aluguel.   

Estamos cercados pelo que é falso e fingido. )


Ele tem as chaves e Ele abre e fecha as portas.


a. Ele Tem As Chaves Do Sono – Ap. 1:18 .  

Somente Jesus é o Mestre da morte.  

Ele Tem As Chaves Do Sofrimento – 

Só Ele pode abrir o Céu e fechar o Inferno.   


b. Ele tem as chaves da salvação – João 10:9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.                                                                                Somente Ele pode abrir a porta da vida eterna para aqueles que vierem a Ele. 


c. Ele tem as chaves do serviço -  1 Cor. 16:9 – porque uma porta cheia de oportunidades se abriu para mim; e há muitos adversários.

Ele decide quando servimos, onde servimos e por quanto tempo servimos.


d. Ele tem as chaves da segurança – Cl. 3:3 – Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Ninguém pode tocar naqueles que estão trancados em Jesus Cristo. 


Ele Controla as Portas – Ele abre e fecha portas nas vidas de Seu povo. 

Encontramos essa verdade na vida do Apóstolo Paulo,    

Atos 16:6-10 - 6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.

8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.

9 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.

10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.


Quando Deus abre uma porta de oportunidade, devemos agir rapidamente, pois pode ser oportunidade única. 

É trágico pensar no que poderíamos ter feito se tivéssemos confiado Nele e entrado por essa porta. 


Da mesma forma, quando Deus fecha uma porta, não devemos forçá-la, pois o caminho para a bênção é estar onde Ele quer. 


Isso também vale para a igreja. 

Quando Deus abre oportunidades para impactar a comunidade, é momento de fé e ação, não de hesitação. Precisamos orar por sabedoria espiritual para reconhecer as portas que Deus abre.


   Eles guardaram a Sua Palavra .  Isso significa que, embora fossem fracos em muitos aspectos, eram puros e fortes em sua doutrina.


            Eles não negaram o Seu Nome .  

Eles não tinham vergonha de Jesus ou de seu relacionamento com Ele.

Eles não estavam guardando o Evangelho para si mesmos!   

Eles espalhavam ativamente a Palavra de Deus para um mundo perdido e moribundo.   


Deus deu a eles uma porta aberta de ali em Filadélfia e eles estavam fazendo o que podiam.

Seu ministério enfrentava oposição – 

A expressão "sinagoga de Satanás" provavelmente se refere aos judeus locais que os perseguiam. 


A expressão "que dizem ser judeus e não são" pode ser interpretada à luz do que Paulo disse em 

Romanos 2:28-29 - Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.

 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.


Esta igreja sofre nas mãos de pessoas que alegam amar a Deus, mas na verdade mentem!


Vamos encarar a realidade: as igrejas antigas não têm a mesma popularidade de antes. 

Houve um tempo em que a maioria das igrejas eram exemplares. 

Pregavam a Palavra, viviam com retidão, evangelizavam os perdidos e exaltavam o Senhor.

 Esse tempo já passou! 

O fato de uma igreja ter o nome certo na fachada não garante que você encontrará o tipo certo de igreja por trás das portas.


 v. 10 Seu Ministério Envolvia Otimismo 

Jesus promete a eles que sua fidelidade a eles garante a libertação do terrível tempo de tribulação


v. 11 Seu Ministério Envolvia Obrigações

Os crentes em  Filadélfia são instruídos a estarem atentos a duas coisas.   

Primeiro, eles deveriam estar atentos à vinda do Senhor.   Segundo, eles deveriam vigiar sua caminhada.


v. 12 A IGREJA E SUA MENSAGEM  

Jesus encerra Sua carta a esta igreja dando-lhes uma mensagem de esperança para o futuro.


Uma Mensagem de Estabilidade

Este mundo pode balançar e cambalear, e problemas e provações podem nos atacar dia após dia, mas fomos colocados em uma rocha sólida e estamos indo para um destino seguro. 


Em Filadélfia, a maior honra que poderia ser concedida a um indivíduo era que em um pilar em um dos templos pagãos fosse dedicado em sua homenagem. 


Jesus está dizendo a esses crentes:

Vocês podem não ser muito conhecidos ou honrados aqui, mas as coisas são diferentes no Meu Reino.


Vocês podem ser ninguém hoje na Terra, mas vocês são alguém no Meu Paraíso!


Uma Mensagem de Segurança – 

Deus diz que Seu povo será identificado com O Criador ; com A Cidade ; e com O Messias – 


·         Deus coloca Seu nome neles para estabelecer a propriedade.   

Ele os redimiu e eles são Seus para sempre! 


·         Ele coloca o nome da cidade neles porque esse é o destino deles.   

Eles podem estar vivendo na terra hoje, mas estão indo para um reino de glória. 


·         Ele escreve um novo nome para Jesus neles porque eles são especiais para Ele.   

O nome de Cristo representa a plenitude de Sua Pessoa.   

E, no Reino de Deus, eles verão Cristo em toda a Sua plenitude!


Deus nos dirigiu para uma entrega especial em nosso novo lar glorioso, João 14:1-3 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.


Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.


 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.


O Criador nos colocou no corpo de Seu Filho,1 Cor. 12:13 - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.   


Estamos tão seguros quanto podemos estar!   

Isso é motivo para regozijo!


Essas preciosas palavras do nosso Senhor devem nos motivar a  servi-Lo fielmente até que Ele retorne para nos buscar.


sábado, 5 de outubro de 2024

O QUE SIGNIFICA ESTAR DE BAIXO DAS ASAS DO ALTÍSSIMO?

 ORAÇÃO


1. O que é a oração.

a) Reconhecimento de nossa própria limitação e dependência.  

b) Expressão de confiança na proteção e providência divina.  

c) Atitude de humildade, buscando e acreditando na resposta amorosa de Deus.


2. O que a oração não faz.

a) Não convence Deus a agir contra Sua vontade.  

b) Não exime o ser humano de sua responsabilidade de agir e trabalhar.  

c) Não impede que alguém colha as consequências de suas próprias ações.  

d) Não concede poderes mágicos ou automáticos a quem ora.


Bom, sabendo disso vamos ao:

SALMO 91

1Aquele que habita no esconderijo do altíssimo e descansa 

à sombra do el shaday, (do onipotente) este diz ao senhor:                     

2 Meu refúgio, e minha fortaleza é o meu Deus em quem confio.


(Nas horas dificeis da vida, o salvo tem certeza da salvação em Deus)


3 Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa(destruidora).


4 Ele te cobrirá com as Suas penas, e sob Suas asas ("KANAF") estarás seguro; a Sua verdade é pavés e escudo.


O QUE SIGNIFICA ESTAR DE BAIXO DAS ASAS (‘KANAF) DO ALTÍSSIMO.


EXEMPLIFICANDO – as roupas tinham uma ‘BORDAORLA’  e nessa ‘ORLA’ tinha as ‘franjas’ e nas FRANJAS tinham vários ‘CORDÕES’ com os mandamentos.


Em Mt 14 diz que a multidão CORRIA para tocar na ORLA (ASA) DE JESUS e TODOS que tocavam na ORLA (ASA) de Jesus eram curados.

– Mt 14:36.                                                                                          E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam curados



MAS, DE ONDE O POVO TIROU ESSA IDEIA DE QUE TOCAR NA ORLA DE JESUS SERIAM CURADOS?


Os Judeus conheciam a Palavra de Deus e as profecias, eles atentaram a uma CARACTERÍSTICA do MESSIAS, uma PROFECIA dizia QUE TODOS QUE TOCASSEM NA ORLA (ASA) DO MESSIAS SERIA CURADO


– Malaquias 4:2

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 


A mulher do fluxo de sangue que ela disse?

– Marcos 5:28

Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. 


Vale lembrar que ‘ASA’ 'KANAF' para os judeus é a ponta do “Talit

Não dependemos de homens, nem de sistemas religiosos, mas, sim de colocar nossa confiança no Eterno e no seu Ungido Yeshua, o Sol da Justiça.


5 Não terás medo do terror noturno nem da seta que voa de dia,

(terror noturno é a ameaça que não vemos / como um vírus)


6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

( Aquele que confia em Deus, não permite que seu coração entre em pânico, mesmo diante de tanta destruição e morte)


7 Caiam mil ao teu lado, dez mil à tua direita, e você não será atingido.

(Quem não será atingido? Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo. O que confia em Deus para sua salvação)


8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás o castigo dos ímpios.


9 Pois disseste, o SENHOR, é o meu refúgio.  Fizeste do Altíssimo  a Tua morada.


10 Nenhum mal Te sucederá, nem praga alguma chegará a Tua tenda.


11 Porque aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos.


12 Esses mensageiros Te sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em nenhuma pedra.


13 Pisarás(marchará) sobre o leão e a serpente venenosa(você vai vencer as ameaças) ;  calcarás aos pés ao leãozinho e a serpente.


14 "Porque a Mim se apegou com amor, Eu O livrarei; 

pô-lO-ei a salvo, porque conheceu o Meu nome.


(Quem conhece o nome de Deus?                                            Aquele que anda no caminho de Deus


15 Ele Me invocará, e Eu vou responder; Na sua angústia Eu estarei com Ele ; dela O retirarei, e O glorificarei.


16 Fartá-lo-ei com longevidade de dias, e farei com que Ele contemple a Minha salvação."


Mas, o que Tiago tem a nos ensinar, também?

Lutero disse que essa epistola é de palha; eu a vejo como de fogo!

Tiago 4:3-4

3 Pedis e não recebeis, porque pedis com maldade, para o gastardes em seus prazeres.


4 infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Elohim? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Elohim.


  EVITE ORAÇÕES TOLAS


Tiago adverte que, em algumas situações, as orações não são atendidas porque são feitas com motivações egoístas, buscando satisfazer o próprio desejo em vez da vontade de Deus


5 Ou pensais que em vão diz a Escritura que o desejo de cobiça é contra o Espírito que habita em nós?


6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus humilha aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.


 ADOTE A ORAÇÃO FIEL   


Quando ouvirmos a voz do Espírito, Ele nos ensinará a orar de maneira que honremos a Deus, pois conhece a mente divina 

(1 Coríntios 2:11). 

11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.


O Espírito compartilha essa sabedoria conosco e nos guia a orações adequadas 

(Romanos 8:26-27). 

26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.


27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.


Ao aprender a ouvi-Lo, nossa vida de oração será transformada.


Tiago 4:7

7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti a Satan, e ele fugirá de vós.


(sujeitar-se a Deus é obedecer a Sua voz, seus mandamentos, sua palavra)


(Não se guarda mandamento para ser salvo...mas, se guarda porque é salvo)


8 Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. 

Limpai as mãos, pecadores; e, vós de alma dividida, purificai os corações.


(Sejam SeparadosNenhum homem pode vir a Deus com mãos sujas , um coração dividido e uma mente dupla . Nenhum homem pode vir a Deus com pecado aberto em sua vida .)


Sl. 66:18 

18 Não me teria escutado o Eterno se iniquidade percebesse em meu coração.


Tiago 4:9-10

9 Senti as suas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza.


10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.


Quando levamos a sério a oração, haverá um coração partido pelo pecador perdido, haverá lágrimas nos olhos  buscando a presença e o poder de Deus na igreja.                                                        Precisamos retornar ao quebrantamento diante do Senhor!