ABENÇOAR, BÊNÇÃO
O ato de uma pessoa abençoar outra pode ser considerado sob diversos aspectos:
1. Deus abençoando o homem (Gn 1.28; 12.2; 22.17; 32.29; Êx 20.24; 23.25; Dt 1.11; 15.10; 2 Sm 6.11; Sl 28.9; 45.2; 107.38; Ef 1.3; Hb 6.14). A bênção de Deus, que vem de um Deus sábio, onipotente e onipresente, é sempre eficiente, tanto para suprir as necessidades humanas dessa vida, como da vida no mundo por vir (Mt 6.33; Jo 10.27-30; Mt 25.34; Ap 22.14).
2. O homem levando algo a Deus equivalente a uma bênção (Salmos 63.4; 103.1,2; 104.1; 145.1-3) ao reconhecer e louvar aquelas grandes qualidades inerentes à Pessoa Divina, expressando seu agradecimento e a gratidão que sente em relação a Ele e ao Seu nome.
3. Homens abençoando outros em orações particulares, tais como um pai abençoando seus filhos um pouco antes de uma morte esperada, acompanhadas por uma profecia, como quando Isaque abençoou Jacó e Esaú (Gn 27.26-40), quando Jacó abençoou seus filhos (Gn 49.1-7), quando Moisés abençoou os filhos de Israel (Dt 33.1-29) e quando Simeão abençoou a santa família (Lc 2.34).
4. Sacerdotes do AT abençoando o povo do Senhor (Lv 9.22,23; Nm 6.24-26; 1 Sm 2.20) e líderes cristãos fazendo o mesmo no NT (Cl 1.9-14; Hb 13.20,21) em orações e ações de graças.
5. A bênção do alimento antes de ser ingerido, como, por exemplo, a bênção do cálice nas festas judaicas, como foi feito por Cristo quando Ele instituiu a nova aliança em seu sangue (Mt 26.26-28). A igreja deu continuidade a essa tradição na Ceia do Senhor, como está indicado em 1 Coríntios 10.16: "Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo?" Muitas vezes, a descrição de um estado de bem-aventurança, ou de felicidade, é introduzido através de palavras hebraicas distintivas: ashere (Sl 1.1; 2.12; 32.1,2 etc.) e gregasmakarios (Mt 5.3-11; 11.6 etc.) ambas denotando quem é verdadeiramente feliz perante o Senhor.
Fonte: Allan R. Killen - Dicionário Bíblico Wycliffe
Nenhum comentário:
Postar um comentário