sexta-feira, 21 de junho de 2024

A redenção não é uma troca

 Efésios 1:7-10

7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;


Introdução :  Temos lido Paulo magnificar a glória de Deus. Começando no versículo 3 até o versículo 14 , Paulo louva a Deus por tudo que Ele fez para nos salvar e nos abençoar em Jesus.

Um longo louvor que ascende às alturas da graça e glória de Deus. Nos versículos 3-14 , Paulo louva a Deus, por Sua obra compartilhada conosco.


Nos versículos 7-10, Paulo nos diz que Deus deve ser louvado por sua obra salvadora .


Paulo passa da obra de Deus realizada no passado para a Sua obra realizada no presente. 

De como o plano de Deus foi formulado na eternidade passada e como esse plano é executado no presente. 

Deus na Sua obra soberana na eternidade passada, elegeu, predestinou e formou o corpo de Cristo, agora Ele reuniu esse corpo no tempo. 

Bom, estivemos olhando para trás, nestes versículos começamos a olhar ao redor.


Nestes versículos encontramos muito mais motivos para louvar a Deus. 

Paulo continua a revelar todas as riquezas da graça de Deus que são nossas em Jesus Cristo. 

Deus é digno de ser louvado por Sua grande obra na salvação. Deus merece ser louvado por Sua obra salvadora . Deus deve ser louvado pela nossa redenção ; Deus deve ser louvado pelos resultados ; e Deus deve ser louvado pelas razões que Ele teve .


 v. 7 DEUS DEVE SER LOUVADO PARA SUA REDENÇÃO


(A redenção é um dos temas centrais da Bíblia. 

A redenção não é uma troca. 

Não temos crédito para que Deus nos liberte. 

A redenção é um presente que Deus nos dá, sendo que nafda temos a oferecer em troca. 

A redenção é um presente para nós, porém custou a Deus muito mais do que eu e você possa imaginar.

Ao examinar a redenção de Deus entenderemos por que Deus deve ser louvado por Sua redenção.)


A. – A ideia de redenção era comum no mundo antigo. 

No Império Romano, durante o tempo de Paulo, havia cerca de 6 milhões de escravos. 

A compra e venda desses escravos era um grande negócio. Era comum que um membro da família ou um amigo buscasse a libertação de um escravo de quem gostava. 


Indivíduo compraria o escravo para si e então concederia a esse escravo sua liberdade. 

Aquele que libertasse o escravo daria ao liberto um certificado declarando que ele havia sido redimido e libertado da escravidão. 

Esse documento era a prova de que o ex-escravo agora estava livre.


  A palavra grega usada para descrever esse tipo de transação é “lutroo”. Significa “efetuar a libertação de um escravo pagando o preço de resgate”. 

Uma forma desta palavra é usada aqui no versículo 7 . 

Paulo diz que temos “redenção”. 

Isto significa que aqueles que são salvos foram libertados da escravidão.


Cada pessoa nascida neste mundo, como resultado da queda de Adão no Jardim do Éden é um escravo. 

Ninguém está livre. Não estamos livres do pecado ou de suas consequências. 

Cada pessoa nascida desde que Caim veio ao mundo nasceu com uma natureza pecaminosa. 

Cada bebê que vem a este mundo nasce com uma natureza contaminada, corrupta, má e completamente separada do Criador, Deus santo.


Qualquer índividuo nascido neste mundo como escravo do pecado enfrenta o mesmo destino. 

Estamos todos destinados a morrer, Rom. 

6:23; Ez. 18:4 . 

A morte é a consequência da nossa escravidão ao pecado.


Cada pessoa neste mundo é pecadora, Rom. 3:10; 23 . 

Cada um de nós é culpado de cometer pecado. 

Somos pecadores por natureza e somos pecadores por escolha. 

Todos erram o caminho; todos nós vagueamos sem rumo. Nenhum de nós está vivendo da maneira correta, e não creio que há quem o consiga.

Jesus diz que, porque somos pecadores, também somos escravos do nosso pecado: 

“Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete pecado é servo do pecado ”, João 8:34 .


(quando escolhemos uma vida de pecado caimos numa armadilha, num beco sem saída.)


O pecado é um mestre cruel. 

Escraviza suas vítimas e exige um preço altíssimo pela sua libertação. 

A morte é preço. Esse é o preço pago por Jesus quando foi à cruz para libertar a mim e a você dos nossos pecados. 

Jesus se entregou, o inocente pelo culpado, para que o culpado pudesse ser libertado. 

Vejamos como as escrituras descrevem o que Jesus fez por nós.


·        Gálatas 1:3-4 , “ A vós graça e paz da parte de Deus Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para nos livrar deste presente mundo mau, segundo a vontade de Deus e nosso Pai: ”


·        Gálatas. 3:13 , “ Cristo nos redimiu da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós: porque está escrito: 

Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro: ”


·        Gálatas. 5:1 : “ Permanecei, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não sejais novamente enredados no jugo da escravidão. ”


·        Colossenses 1:13-14 , “ Quem nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino de seu querido Filho: em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, o perdão dos pecados: ”


·        Heb. 2:14-15 : “ Visto que os filhos são participantes da carne e do sangue, ele também participou do mesmo; para que através da morte ele pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo; E liberte aqueles que, por medo da morte, estiveram durante toda a vida sujeitos à escravidão. ”


       Jesus Cristo morreu em nosso lugar na cruz, Ele literalmente nos redimiu dos nossos pecados. 

Seu sangue derramado pode satisfazer as justas exigências de Deus em relação ao pecado. Ele realizou tudo o que era preciso para garantir nossa liberdade.


·   Leiamos: Apocalipse 5:9 : “ E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos; porque foste morto , e com o teu sangue compraste para Deus dentre toda tribo, e língua, e povo, e nação; ”


         A palavra “ resgatado ” traduz a palavra “ agarázo ”. Agarázo significa: “fazer negócios no mercado; comprar algo para si”. 

Foi isso que Jesus fez quando morreu. 

Ele entrou no mercado do pecado e pagou o preço total pelo pecado, comprando a nós escravos para Si mesmo.


·        Gálatas. 4:5 , “ Para resgatar os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. ”


         A palavra “ resgatar ” neste versículo traduz a palavra “ exagarázo ”. É a mesma palavra usada em Apocalipse 5:9 com o prefixo “ ex ” adicionado a ela. Significa “ comprar algo para si no mercado e depois para sempre esse algo na venda. ”

Ou seja, Jesus nos redimiu, Ele pagou o preço de nossa redenção, e também nos removeu para sempre da venda. Ele nos comprou. Ele é nosso dono, leia 1 Cor. 6:19-20 , 

O Senhor Jesus não permitirá que sejamos escravizados ou vendidos sob o pecado novamente!


·        1 Ped. 1:18-19 : “ Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,”


   Jesus veio a este mundo e morreu na cruz no Calvário... Ele derramou sangue sem pecado naquele dia. 

O sangue de Yeshua satisfez para sempre o Deus Todo-Poderoso, 1 João 2:2; 


Isaías 53:11- Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si".


Jesus Cristo comprou Sua noiva, removeu para sempre Sua noiva da venda, tornando-a eternamente segura com Ele. 


Leia:

Rom. 6:14 . (O pecado não dita mais as regras da nossa vida de vocês. Não estamos mais vivendo sob a velha tirania do pecado, vivemos na liberdade de Deus.)


Ele a libertou da penalidade do seu pecado, 

Rom. 8:1 . 

(Jesus, o Messias, chegou, o dilema fatal foi resolvido. 

Os que estão em Cristo não precisam mais viver numa redoma de escuridão.)


Ele a libertou para que ela pudesse viver uma nova vida de glória ao Seu nome, 

2 Cor. 5:17.

(Quando olhamos o nosso interior, percebemos que qualquer um, unido ao Messias, tem a chance de um novo começo. 

A velha vida se foi. Uma nova vida acaba de brotar!)


Se você foi redimido, você tem motivos de sobra para louvar, adorar e honrar o Senhor que o comprou com Seu sangue!


B. – A redenção que nos foi dada em Jesus é gratuita. Qualquer um que crêr poderá ser salvo sem custo, leia: Apocalipse 22:17; Isaías. 55:1 . 


O versículo 7 nos lembra que “ temos a redenção pelo Seu sangue ”. 

 

         1 João 4:10 diz: “ Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados". 


A palavra “ propiciação ” significa “ aquilo que satisfaz ”. Jesus morreu pelo pecado e Deus está satisfeito para sempre. Recebemos nova vida, perdão dos pecados e adoção na família de Deus, tudo sem custo.


C. – Paulo nos diz que esta redenção flui para nós “ segundo as riquezas da Sua graça. ”

Deus pôs em ação um plano para nos salvar. 

Tudo o que Deus fez em Jesus chega até nós “ segundo as riquezas da sua graça. ” 


Deus nos deu uma redenção que não conhece limites! 


(Ao morrer pelos nossos pecados, Jesus abriu um caminho para que os pecadores fossem salvos. 

Ele nos deu amor e nos deu vida. Ele fez tudo isso simplesmente porque colocou Sua graça e Seu amor sobre nós. 

Ele não espera nada de nós em troca da redenção que Ele nos dá. A redenção que recebemos em Jesus proporciona alguns benefícios gloriosos que mudam nossa vida e nossa eternidade.)


A.  v. 7 – Paulo nos diz que os redimidos desfrutam “ do perdão dos pecados ” através da redenção que têm em Jesus. 

“ Perdão ” refere-se aos nossos pecados, que foram afastados de nós como se nunca tivessem acontecido ”. 


O perdão humano é condicional. Alguém nos machucará e lutaremos para alcançar um lugar de perdão. 

Mas, quando perdoamos, raramente esquecemos. 


Quando o Senhor perdoa, Ele também esquece. 

Quando Deus perdoa, Ele pega o pecado e o afasta. 

Leia, Salmos: 103:12; Jer. 50:20; Miquéias 7:19, 1 João 1:7 .


João Batista testificou de Jesus, dizendo: “ Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo ” , João 1:29 . 


A palvra “ tirar ” significa “ levar embora ”. Quando Jesus morreu no Calvário, nossos pecados foram colocados sobre Ele e Ele foi julgado no lugar de Seu povo. 

Jesus foi julgado por Deus como se Ele fosse culpado de todos os nossos pecados. 

Deus extinguiu Sua ira no corpo de Seu Filho quando Jesus morreu naquela cruz, leia Isaías. 53:4-7, 10-11 .


Nossos pecados foram pagos e perdoados quando nos aproximamos de Jesus pela fé.  

Mas...,Eu me lembro do que fiz. 

Pessoas se lembram do que eu fiz. 

Satanás se lembra do que eu fiz, mas Deus não se lembra do que eu fiz! 

Isaías 43:25

25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.


B.   v. 6 – De acordo com o versículo 6 , fomos “ aceitos no Amado ”. 

A palavra “ aceito ” significa “ tornar agradável ”. 

Em nosso estado natural, não concordamos com Deus, na verdade o odiamos. 

Como Rom. 8:7 diz: “ a mente carnal é inimizade contra Deus ”. Isso significa que somos inimigos de Deus. 

Nós nos opomos a Ele e aos Seus caminhos, leia Ef. 2:1-3 . 

Ele se opõe a nós e permanecemos continuamente sob Seu julgamento, João 3:18; 36 . 


(Olhar para si mesmo é o oposto de se concentrar em Deus. Aqueles que se envolvem excessivamente consigo mesmos passam a ignorar Deus e acabam pensando mais em seus próprios interesses acima dos de Deus.)


A frase “ aceito no Amado ” está no tempo perfeito. 

Podemos ler desta forma: “ Fui aceito, sou aceito e sempre serei aceito no Amado! ”


As consequências da redenção em nossas vidas são eternas, maravilhosas e gloriosas. 

Louvado seja o Eterno pela conclusão de Sua graça e amor em nossas vidas.


III.   v. 7-10 - Por que Deus redime as pessoas dos seus pecados? Por que Ele os salva, os perdoa e os torna Seus filhos? 

Por que tanta graça com as pessoas que merecem o inferno, julgamento e a condenação? 

A maioria das respostas a essas perguntas está envolta no mistério de Deus e na Sua perfeita vontade. 


Esses versículos apresentam algumas verdades que nos dão algumas respostas. 

Cada verdade está envolta na maravilha de Deus e de Quem Ele É.

         

Por que Deus redime os perdidos? 

Suas razões nos maravilham com a maravilha de Sua obra redentora.


- A Maravilha da Sua Graça – O versículo 7 diz: “ Em quem temos a redenção…segundo as riquezas da Sua graça. ” Tudo o que temos em Jesus flui para nós do poço sem fundo de Sua maravilhosa graça. 


O que é graça? Essa palavra foi definida como “ riquezas de Deus às custas de Cristo ”. 

Também foi definida assim “ o amor e favor imerecido de Deus pelos indignos ”. 

A própria palavra grega refere-se a “ bondade, bondade amorosa, favor ”. 

O evangelista Tom Gilliam diz que a graça é “ qualquer movimento de Deus em direção ao homem. ”


É por isso que a graça é tão incrível!  

Deus, em Sua graça, colocou Seu amor sobre nós quando não merecíamos ser amados. 

Deus nos escolheu em Jesus, e estendeu a mão para nós com amor para nos salvar quando Ele tinha todo o direito e razão para nos enviar para o Inferno. 

Essa é a maravilha da graça de Deus, e, é isso que torna a salvação tão especial!


Recebemos tudo o que Deus tem a oferecer sem merecer nada. 

Fomos adotados de Adão para Jesus...saimos da morte para a vida.

A maravilha da graça de Deus é que Ele salvou pessoas como nós! Graças a Deus pela maravilha de Sua graça!


v. 8-9 A Maravilha da Sua Glória – O versículo 9 nos diz que o plano redentor de Deus flui do “ mistério da Sua vontade ”; que Ele fez o que fez por nós “segundo a Sua boa vontade” Deus planejou e executou tudo isso porque Ele “ propôs ” isso “ em Si mesmo ”. 

Ou seja, todo o plano redentor de Deus existe para Lhe trazer glória. 

Cada alma salva cumpre o plano de Deus para redimir os pecadores e isso dá glória a Ele. 


 O versículo 8 fala que a graça de Deus abundou sobre nós e nos deu “ sabedoria e prudência ”. 

“ Sabedoria ” tem a ideia de “ conhecimento santificado ”. 

É a “ capacidade de compreender as coisas de Deus ”. 

A palavra “ prudência ” refere-se a “ compreensão e discernimento ”.


 Através desta “ sabedoria e prudência ” que Deus “ nos deu a conhecer o mistério da sua vontade ”. 

Veja bem, Deus, em Sua graça e para Sua própria glória, abriu nossos olhos para as coisas profundas de Deus. 


Ele permitiu que entendessemos as questões da vida e da terra, e, nos permitiu compreender o céu e o inferno, o tempo e a eternidade, a profundidade, o poder e a influência do pecado, e a realidfade de Seu amor por nós. 

Essas coisas estão escondidas dos que estão “ mortos em delitos e pecados ”, Ef. 2:1 .

(Nós estavamos atolados numa vida podre de pecado. Permitindo que o mundo, que não sabe nada a respeito da vida, nos dissesse como viver.

Inspiravamos a fumaça da incredulidade e espalhavamos desobediência)


Lucas 10:21- Jesus sente uma alegria incontida e diz: 

“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.”, 


Paulo disse: “ Mas como está escrito: As coisas que os olhos não viram, e os ouvidos não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam. Mas Deus no-los revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito esquadrinha todas as coisas, sim, as profundezas de Deus ”, 1 Cor. 2:9-10 .


(É exatamente assim: Os sábios de hoje não têm ideia do que seja esse plano eterno da salvação. 

Se soubessem, não teriam matado numa cruz o Senhor da vida determinada por Deus. 

Por isso, lemos nas Escrituras: Que Ninguém jamais viu ou escutou algo assim, Nunca passou na mente de alguém algo tão maravilhoso — Pois é Deus quem preparou para aqueles que o amam. )


Deus, para Sua própria glória e propósitos, abriu nossos olhos e nos permitiu ver a verdade. 

Ele usou essa verdade nos convencendo dos nossos pecados e nos atraindo a Jesus. Por essa verdade para nos deu fé para acreditar. 

Por essa verdade nos redimiu. 

Então, podemos cantar: digno de louvor é o Senhor dos Exércitos!


C.   v. 10 – Neste versículo Paulo nos lembra que a história tem sentido e propósito. Deus fez tudo o que fez para reunir todas as coisas no Senhor Jesus Cristo. 

Deus determinou que Ele seria a cabeça de todas as coisas, Colossenses 1:18 e 2:10 . Em tudo, Jesus deve ter o primeiro lugar. 


(Se O buscamos, a plenitude dele nos alcança. Seu poder envolve todas as coisas. Ele foi absoluto no princípio e, abrindo a conquista da ressurreição, será absoluto no fim.)


Preste atenção: Todos os poderes que controlam este mundo, um dia cairão aos Seus pés e, Yeshua-Jesus, será aclamado como o Rei dos Reis, Salmos. 72:11 . 

Satanás será julgado por Jesus e será lançado no lago de fogo, Apocalipse 20:10. 

Então, o inferno será estreado...O Diabo, que enganou as nações, será jogado no Lago de Fogo e Enxofre, fazendo companhia à Besta e ao Falso Profeta, e os três serão atormentados por séculos sem fim.

O Senhor Jesus reinará sobre esta terra em glória e poder.


O  versículo 10 fala da “ dispensação da plenitude dos tempos ”. A palavra “ dispensação ” tem a ideia de “ gestão, fiscalização ou administração ”. 

Refere-se ao “ controle ”. 

Deus está no controle deste mundo. 

Seu plano é perfeito, foi elaborado antes mesmo de este mundo ser formado. 

Em breve, Deus consumará esse plano e Jesus receberá a glória, a honra e a adoração que lhe são devidas.


O mundo O ignora hoje. Muitos que dizem Servi-lo O ignora.

Muitos agem como se Ele não importasse. 

O mundo se recusa a curvar-se, adorá-lo, obedecê-lo ou amá-lo. 

Este mundo parece estar fora de controle...Contudo, o Nosso Deus está no controle e no tempo certo, Ele demonstrará Seu poder por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus.


Veja a maravilha de tudo isso: Somos parte do plano Deus. Em Seu plano para exaltar Seu Filho, Deus nos permitiu fazer parte desse plano!            


Ele nos salvou em Jesus pela graça, nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, prometeu nos guardar, usar e reinar com Cristo um dia, 2 Tim. 2:12 . 

 

(Estejam certos disto: Se morrermos com Ele, viveremos com Ele; permanecendo firmes com Ele, reinaremos com Ele)


Deveriamos nos prostrar diante Dele em absoluta submissão. 

Adorá-Lo, louvá-Lo, honrá-Lo pela Sua graça e pelos Seus dons.

?Damos a Ele a obediência, reverência, amor, adoração, louvor que Ele deseja e merece? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário