sexta-feira, 21 de junho de 2024

Salmo 27:1-6: Esperança no Meio de Suas Batalhas

Introdução:

O Salmo 27 retrata uma batalha. 

Palavras como “inimigos” e “exércitos” descrevem a luta de Davi, mas também destacam sua esperança em Deus.

A Esperança é Poderosa:

Plínio, o Velho, escreveu: 

“A esperança é o sonho de um homem acordado”.

 Jer. 17:7

Bem-aventurado o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor, ” 


Em, ICo 13:13, Paulo diz assim:

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

O mundo vê a esperança como um desejo, mas a Bíblia a define como uma confiança em Deus.

Esperança é “uma confiança profunda e estabelecida de que Deus cumprirá Suas promessas!”

Eu sei que temos batalhas, mas, temos esperança?

Esperança no meio de suas batalhas. 

Confiança no Senhor:

1 Luz, espaço, vida isso é o Eterno. Com ele ao meu lado, sou destemido: não tenho medo de nada nem de ninguém.

2 As gangues(corjas) me perseguem prontas para me comer vivo, Mas aqueles brigões tolos vão parar no chão.

3 Quando cercado, fico calmo feito um bebê. Mesmo quando todo mal vier sobre mim, mantenho-me tranquilo.

v. 1-3: Davi declara sua fé em Deus, referindo-se a Ele como sua luz, salvação e força. 

Esses atributos de Deus trazem esperança mesmo nas batalhas.

1. Com Luz, Deus liberta Seu povo das Trevas - “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; ” Colossenses 1:13 .


 2. Com a Salvação Deus livra Seu povo da condenação – “Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação; mas passou da morte para a vida” , João 5:24 .

 3. Com Força, Deus livra Seu povo da Derrota – 

1 Cor. 15:57 

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”, 


Compromisso com o Senhor:

4 Peço ao Eterno uma coisa, apenas uma coisa:                                       Que eu possa viver com ele em sua casa durante toda a minha vida.       Ali, contemplarei sua beleza e estudarei aos seus pés

v. 4: Davi deseja estar na presença de Deus, adorá-Lo e confiar Nele. Este compromisso dá esperança.

A. Ele está comprometido em permanecer perto do Senhor 

B. Ele está comprometido em amar o Senhor

C. Ele está comprometido em se apoiar no Senhor

Conforto no Senhor:

5  (Esse é o único lugar calmo e seguro neste mundo turbulento, A fuga perfeita, para bem longe da agitação.


O Eterno me põe muito acima de todos os que tentam me derrubar. 

Na sua casa, me apresento com hinos que fazem tremer o chão!     Canto canções que falam de Deus; Componho músicas para o Eterno.)

v. 5-6: Davi encontra segurança e paz em Deus, mesmo nas batalhas.

A.   v. 5 Deus tem um lugar protegido para nós

Deus nos esconde em Seu pavilhão, oferecendo segurança e paz.

B.  v. 5 Deus tem um lugar secreto para nós

Refere-se ao Santo dos Santos, onde a presença de Deus é real.

C.   v. 5-6a Deus tem um lugar seguro para nós

Deus nos coloca sobre uma rocha, nos elevando acima das tempestades.

D.   v. 6b Deus tem um lugar especial para nós 

Davi louva a Deus por Sua proteção e bênçãos.

Conclusão:

Davi nos mostra que, ao confiar e se comprometer com Deus, encontramos esperança e conforto nas batalhas da vida. 

A confiança em Deus e a segurança em Sua presença nos permitem enfrentar desafios com esperança e louvor.


Se você não tem essa esperança hoje, ela poderá ser obtida.

Como?

Reafirmando sua confiança no Senhor; 

renovando seu compromisso com o Senhor, 

e descansando em seu conforto no Senhor .

Vamos sair com Jesus, não mais oferecendo sacrifícios de animais, mas sim apresentando a Deus o louvor dos nossos lábios, em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário