terça-feira, 25 de junho de 2024

Recompensa da Fidelidade

Apocalipse 2:8-11
(A Mensagem) 


8-Escreva a Esmirna, ao Anjo da igreja. Assim diz o Início e o Fim, o Primeiro e o Último, Aquele Que Uma Vez Morreu e Depois Ressurgiu — Vivo: 

9-“Posso ver sua dor e pobreza — dor constante, pobreza terrível —, mas vejo também sua riqueza. Ouço a mentira nas alegações daqueles que fingem ser bons judeus, mas de fato pertencem à comunidade de Satanás. 

10-“Não tenha medo do que você está para sofrer — mas fique atento! Não tenha medo de nada! O Diabo está para pôr alguns de vocês na cadeia por um período de teste — dez dias. Isso não vai durar para sempre. “Não desista, ainda que isso custe sua vida. Continue crendo. Tenho a Coroa da Vida sob medida preparada para você. 

11-“Seus ouvidos estão abertos? Então ouça. Ouça as Palavras do Vento, o Espírito soprando através das igrejas. Os vencedores por Cristo estão livres da morte e do Diabo”.

INTRODUÇÃO: 


Deixemos claro que: Ser fiel a Jesus gera tribulações, mas, traz a confiança, a vida eterna e comunhão com Deus. Em Esmirna havia um templo dedicado a Tibério.  

Domiciano exigia adoração. Uma vez por ano queimavam incenso e diante do altar adoravam o imperador como Senhor. Os cristãos se recusavam. Seria infidelidade a Jesus. A cidade era entregue a idolatria. Do ponto de vista humano não se podia esperar uma igreja forte e fiel em Esmirna. Havia ali Perigo de vida. Fé tentada a sucumbir, mas não havia problema dentro da igreja. Ela não é censurada. O problema estava fora da igreja: O desafio de dizer não ao culto pagão e a blasfêmia do povo (v 9). 

“Posso ver sua dor constante...pobreza terrível —, mas vejo também sua riqueza" Adonai, vê teu presente, e contempla teu futuro...

AS RECOMPENSAS DA FIDELIDADE 


 I – A RECOMPENSA DA CONFIANÇA “Não temas o que hás de padecer...” (v. 10). 


A fidelidade não é fácil. Sofremos discriminação, provações e tentações. A prova tem a finalidade de fortalecer o caráter cristão. Em João 16:33 diz que “no mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. 

Jesus tem todo interesse em que entendamos a razão dos sofrimentos em nossas vidas. As tribulações são oportunidades para crescermos espiritualmente; e não amargar em derrotas. 

 Em At 14:22, Paulo diz: ”por muitas tribulações nos é necessário entrar no Reino dos Céus”.

Todo que está a caminho do Reino de Deus enfrentará tempos difíceis. A fidelidade traz confiança. A confiança nos torna crentes firmes para enfrentar qualquer situação.  

II – A RECOMPENSA DA VIDA ETERNA 


A vida eterna já conquistamos pela fé em Cristo. O desafio aqui é ser fiel “até a morte” para receber a “coroa da vida”. 

Coroa da vida é sinônimo de vida eterna. Isso quer dizer que devemos ser fiéis até o ponto de precisar morrer pela fé em Cristo Jesus. A morte não era uma suposição. Era possibilidade real para os crentes de Esmirna. Contudo, fidelidade a Deus estava acima de tudo. 

 Ilustração: “Policarpo, pastor da igreja de Esmirna, em 155 d.C. foi martirizado na fogueira. Quando lhe perguntaram se queria voltar atrás na sua fé e adorar o imperador, ele respondeu: “Tenho 86 anos servindo a Cristo e Ele nunca falhou, não irei negá-Lo agora”. 

Pagou a sua fidelidade com a morte, mas recebeu vida. Ser fiel é ser estável. Deus mesmo é fiel (Dt 7:9 - A Mensagem). "Entendam isto: O Eterno, o seu Deus, é Deus de fato, um Deus em quem vocês podem confiar. Ele é fiel por mil gerações à sua aliança de amor leal para com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos". 

III – A RECOMPENSA DA COMUNHÃO COM DEUS 

 Os que suportam as tribulações terão comunhão com Deus. O fiel receberá a coroa da vida. A imagem da coroa é tirada das olimpíadas. O vencedor recebia uma coroa de louros. O vencedor na fé recebe uma coroa incorruptível (I Co 9:25). 

25 "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível". 

 Eles fazem isso por uma medalha de ouro, que perde o brilho e o valor, por uma taça vazia...mas nós estamos atrás da medalha que nunca envelhecerá...Diante da Plenitude da glória do Senhor 

CONCLUSÃO 

 A fidelidade não está condicionada ao ambiente. Esmirna estava sob a pressão do Maligno, mas foi fiel. Também estamos sob pressão. Sejamos fiéis... firmes. Nossa mensagem é bastante poderosa para enfrentar qualquer situação. 

Temos a garantia, pelo exemplo de Jesus, de que vale a pena ser fiel. Jesus é o modelo. Olhe para a cruz! 

 Fidelidade é fruto do Espírito Santo. A fidelidade é algo central na experiência cristã. Fidelidade é a base para ter Confiança, Vida e Comunhão com Deus. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário