terça-feira, 25 de junho de 2024

INFERNO

Apocalipse 14

Introdução:

O capítulo 14 do Apocalipse apresenta eventos fascinantes e cruciais. Deus aborda questões fundamentais relacionadas à Tribulação.
Nos versículos 1-5, vemos o destino dos 144.000, um grupo de pregadores judeus que, salvos e selados divinamente, viajam pelo mundo proclamando o Evangelho da graça.

Protegidos enquanto cumprem seu ministério, eventualmente serão martirizados pelo Anticristo.
Esses versículos os retratam em casa, no Céu, na presença do Senhor Jesus Cristo.

Nos versículos 14-20, é descrita a terrível batalha do Armagedom, que ocorrerá no final da Tribulação.
Focaremos nos versículos 6-13, que delineiam o futuro de duas classes distintas de pessoas.

Os versículos 6-11 abordam o destino do pecador perdido, enquanto os versículos 12-13 descrevem o futuro do santo fiel.

Embora esses versículos tratem de eventos futuros, sua relevância para nós hoje é inegável.
Todos nós, sem exceção, chegaremos ao fim de nossa jornada terrena algum dia.

Cada um de nós enfrentará o fim da estrada!
Embora não gostemos de pensar nisso, é vital compreender o que nos aguarda para estarmos devidamente preparados para esse momento.

Quando o fim chegar, não haverá mais tempo para se preparar.
A forma como deixarmos este mundo determinará como entraremos na eternidade.

Em Eclesiastes 11:3, diz assim: “... se a árvore cair para o sul, ou para o norte, no lugar onde a árvore cair, ali estará."
O mesmo se aplica à sua e à minha vida .
Não importa como o fim nos encontre – salvos ou perdidos – é assim que a eternidade nos manterá.
Devemos estar prontos!

Apocalipse 14
9 E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

v. 9-11 UM RETRATO TEMEROSO              

A.   Um terceiro anjo aparece. Ele prega uma mensagem de julgamento a todos aqueles que recebem a marca da Besta e que adoram a Besta.
Este anjo revela o que acontecerá com todos aqueles que se recusarem a receber o Evangelho da salvação através de Jesus Cristo.
Este anjo prega uma mensagem terrível, mas é uma mensagem que precisamos tomar nota hoje.

B.   Somos informados no versículo 10 que “ Este beberá do vinho da ira de Deus, que se derrama sem mistura no cálice da sua indignação; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos, e diante do Cordeiro: “

Que quadro horrível! Vamos dissecar esse versículo, uma frase de cada vez.

1.   “ O vinho da ira de Deus ” – A palavra “ ira ” traduz a palavra “ thumos ”. É uma palavra que retrata
“ uma explosão de ira; uma explosão repentina;
uma demonstração apaixonada de raiva. ”

Quando a ira de Deus for derramada sobre este mundo, será um momento de julgamento repentino do qual não haverá escapatória.

2.   “ Derramado sem mistura ” – Quando a ira de Deus vier sobre este mundo, ela será pura e não diluída.
Pecadores e Satanás nunca experimentaram a fúria pura de um Deus ofendido, mas um dia irão,

Heb. 10:31;
31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

12:29.
29 Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

3.   “ O cálice da Sua indignação ” – A palavra “ indignação ” traduz a outra palavra do Novo Testamento que é frequentemente traduzida como “ ira ”.

É a palavra “ orge ”. A palavra fala de uma “ raiva que cresce lentamente ”.
Foi usado para se referir à seiva que sobe em uma árvore.
É a imagem da água subindo atrás de uma represa, até que a pressão da água se torna muito grande e a represa rompe.

É a imagem de uma pessoa contendo sua raiva, ficando com o rosto vermelho, até explodir de raiva.
Um dia a represa da ira de Deus romperá e todos aqueles que estão fora de um relacionamento com Jesus estarão condenados!

4.   “ Na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro ” –
A hoste celestial e o Cordeiro de Deus permanecerão como um lembrete constante ao pecador perdido de que eles não precisavam chegar a este lugar horrível.
Eles teriam sido salvos se tivessem se voltado para Jesus Cristo pela fé.

            O mais horrível de tudo é que temos um vislumbre dos horrores que aguardam o pecador perdido nas chamas do Inferno.

O versículo 11 é muito claro; O inferno é um lugar de tormento interminável e inimaginável para o pecador perdido.
Quando morrerem sem Jesus, irão para o Inferno.
Uma vez lá, eles nunca terão um segundo de descanso ou alívio.
Eles irão para um lugar onde nunca morrerão!
Eles sofrerão por toda a eternidade enquanto suportam a ira de Deus no Inferno.

C.   Não precisava terminar assim para essas pessoas. Não precisa terminar assim para você!
Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele levou nossos pecados em Seu corpo,

1 Ped. 2:24 .
24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

De alguma forma, na economia de Deus, Jesus literalmente se tornou nossos pecados na cruz,
2 Cor. 5:21 .
21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Durante aquele tempo na cruz, Deus julgou Jesus como se Ele fosse você ou eu.

Ele derramou Sua ira sobre o corpo de Seu Filho.
O julgamento foi tão completo que Jesus até gritou em Sua angústia por ter sido abandonado pelo Senhor,
Mateus. 27:46 .
46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Jesus já experimentou a ira pura de Deus na cruz.
Ele sofreu naquele madeiro porque você e eu somos pecadores.
Ele tomou nosso lugar na cruz e sofreu a ira de Deus para que não precisássemos fazê-lo,

Isa. 53:4-6 .
Mas o fato é que ele levou nossas doenças, nossas deformidades, tudo que há de errado em nós. Pensamos que ele era culpado de tudo isso, que Deus o estava castigando por sua culpa. Mas foram nossos pecados que caíram sobre ele, que o feriram, dilaceraram e esmagaram — nossos pecados!
Ele recebeu o castigo, e isso nos restaurou. Por meio das feridas dele, somos curados. Somos como ovelhas que se desviaram e se perderam. Cada um de nós fez o que quis, cada um escolheu um caminho próprio. E sobre ele o Eterno descarregou todos os nossos pecados, tudo que fizemos de errado.

Agora, a única esperança de salvação é Jesus Cristo. Aqueles que crerem Nele pela fé serão salvos e passarão a eternidade no Céu.

Aqueles que O rejeitarem passarão a eternidade no Inferno.
O versículo 11 será o futuro deles.
Onde estaremos cinco segundos após a morte?
Tudo depende do que você faz com Jesus,

João 3:18, 36;
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

1 João 5:12
12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

O Evangelho é a única mensagem que salvará a alma humana da ira de Deus e de uma eternidade no Inferno, João 14:1-6;
1-4 "Não permitam que esta situação os aflija. Vocês confiam em Deus, não confiam? Confiem em mim.
Há muitos lugares na casa do meu Pai. Se não fosse assim, acham que eu teria dito que vou preparar lugar para vocês? Mas, se vou preparar lugar para vocês, significa que vou retornar e levá-los comigo, para que possam viver onde eu vivo. Vocês já sabem o caminho que vou tomar”.

5 Tomé disse, então: “Senhor, não temos ideia de para onde o senhor vai. Por que pensa que sabemos o caminho?”.

6-7 Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e também a Vida. Ninguém chega ao Pai sem mim.

Atos 4:12
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário