sexta-feira, 21 de junho de 2024

QUEM DEUS ESCOLHEU?

 Efésios 1:3-6


3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,


 I. QUEM DEUS ESCOLHEU? 


“Ele nos escolheu”


· Paulo diz que Deus “ nos escolheu ”. 

A palavra “ escolhido ” significa “ escolher por si mesmo; para escolher um entre muitos. ” 

Obtemos a palavra inglesa “eleição” da palavra grega que é traduzida como “escolhido”.


Numa eleição, os candidatos não escolhem a si próprios; um é escolhido entre muitos para ocupar esse cargo. 

O mesmo é verdade na salvação. 

Certos são eleitos dentre muitos para serem salvos.


·A ideia de eleição é vista em todas as páginas da Bíblia.


Ø   Gênesis 12:1 – De todo o povo de Ur dos Caldeus , 

Deus escolheu Abraão.


Ø   Salmos 135:4 – Deus escolheu Jacó em vez de Esaú: “ Porque o Senhor escolheu para si Jacó e Israel para seu tesouro peculiar. ” 



Ø   Deuteronômio 7:6-8 , “ Porque tu és um povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu para ser um povo especial para si mesmo, acima de todos os povos que estão sobre a face da terra. 

O Senhor não vos amou nem vos escolheu, porque éreis mais numerosos do que qualquer povo; porque sois o menor de todos os povos: 

Mas porque o Senhor vos amou e porque quis guardar o juramento que tinha feito a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa de servos, da mão de Faraó, rei do Egito. ” 

Deus escolheu Israel para ser Seu povo especial só porque Ele os amava. No Salmo 105:43 , Deus chama Israel de Seu “ escolhido ”.


·      No Novo Testamento, a igreja é referida como sendo os “ eleitos ” de Deus.


Ø   Mateus 24:22 , “ E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos eleitos aqueles dias serão abreviados. ”


(Estamos diante de tempos desafiadores. Nada semelhante ocorreu desde a criação do mundo, e nada igual acontecerá depois. Se esses dias de tribulação seguissem o curso natural, seria insuportável para todos. No entanto, por causa dos eleitos de Deus, a aflição será abreviada.)


Ø   Mateus 24:24 , “ Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se fosse possível, enganariam até os eleitos. ”


(Falsos messias e pregadores mentirosos surgirão aos montes. Suas credenciais e seus espetáculos impressionantes, se possível, iludiriam até os escolhidos de Deus.)


Ø   Mateus 24:31 , “ E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e eles reunirão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. ”


(Deus enviará Seus anjos, que, ao soar de uma trombeta, convocarão os eleitos de Deus, dispersos pelos quatro cantos da terra, desde os lugares mais remotos..)


Ø   Lucas 18:7 : ​​“ E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que clamam a ele dia e noite, embora ele seja tardio para com eles? ”


(Por que duvidar que Deus fará justiça ao Seu povo escolhido, que constantemente clama por auxílio? Acreditem, Ele não apenas os ajudará, mas o fará prontamente..)


Ø   Romanos 8:33 , “ Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem justifica . ”


(Quem teria a audácia de questionar os eleitos de Deus, desafiando-O? Quem ousaria apontar um dedo sequer? Aquele que morreu por nós — e ressuscitou para a vida em nosso favor! — está agora na presença de Deus, intercedendo por nós. 

Será que alguém conseguirá erguer uma barreira entre nós e o amor de Cristo? A resposta é clara: não há como! )


Ø  Em Romanos 9:11 , “( Porque os filhos ainda não nasceram, nem fizeram bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição se confirmasse, não por obras, mas por aquele que chama ; )”


(Rebeca, ao esperar os gêmeos ainda inocentes, recebeu uma promessa que ultrapassava os limites da genética. Grávida de Isaque, nosso antepassado, ela obteve uma confirmação especial de Deus. 

Nesse momento, Deus deixou claro que Seu propósito não está condicionado às nossas ações, mas é determinado por Sua decisão soberana, vindo diretamente de Sua iniciativa.)


Ø   Colossenses 3:12 , “ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, de humildade de espírito, de mansidão, de longanimidade; ”


(Uma vez que fomos escolhidos (eleitos) por Deus para a nova vida de amor, devemos nos revestir com as seguintes virtudes: compaixão, bondade, humildade, autocontrole e disciplina.)


Ø   1 Pedro 1:1-2 , “ Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros espalhados pelo Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito, à obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz a vós sejam multiplicadas. ”


Ø   2 Pedro 1:10 , “ Portanto, irmãos, procurem diligenciar para confirmar a sua vocação e eleição: porque se fizerem estas coisas, nunca cairão: ”


(Mantenham-se firmes no chamado de Deus que foi especificamente escolhido para cada um de vocês. 

Não abram mão dessa preciosa vocação.)


Quando a Bíblia menciona a eleição, ela sempre se refere à escolha feita por Deus. 

Portanto, essa eleição tem sempre um propósito específico. 

Quando Deus escolheu os Seus eleitos, Ele os estava selecionando para serem parte da Sua obra de salvação.


Ficando claro que: o foco da eleição divina somos nós, os redimidos. 

São aqueles que creram e ainda crerão em Jesus Cristo para a salvação.


 II. QUANDO DEUS ESCOLHEU?  


“ antes da fundação do mundo "


·Algumas pessoas ouvem isso e dizem: “ Acredito que Deus escolhe, mas que Ele o faz baseado em Sua presciência ”. 


Eles apelam para passagens como Romanos 8:29 , que diz: “ Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que seja o primogênito entre muitos irmãos. ” 


E, 1 Pedro 1:2 , que diz: “ Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz sejam multiplicadas a vós. ”


Eles dizem: “ Deus olhou para o corredor do tempo e viu quem acreditaria e esses são os que Ele escolheu em Jesus. " Parece bom. Parece resolver o problema. Na verdade, isso apenas cria outro problema.


1 Pedro 1:20 diz o seguinte: “ O qual (falando de Cristo) em verdade foi preordenado antes da fundação do mundo, mas se manifestou nestes últimos tempos por vós. 

A palavra “ preordenado ” no versículo 20 é a mesma palavra que “ preconhecer ” no versículo 2 , e é a mesma palavra que “ preconhecer ” em Romanos 8:29 .


Então, Deus olhou para o tempo e viu que Jesus daria Sua vida na cruz pelo pecado e então O escolheria para ser o Salvador? 

Absolutamente não! Jesus Cristo é “ O Cordeiro morto desde a fundação do mundo ” , Apocalipse 13:8 .


Não, a palavra que é traduzida como “ preconhecer ” e como “ preordenado ” não significa saber algo antecipadamente. Significa “ planejar algo com antecedência ”.   

A palavra sempre se refere a “uma escolha predeterminada”.


Isso significa que Deus não sabia o que faríamos? Claro que Ele sabia! Ele sabia porque planejou isso. Ele nos conhece intimamente e sabe que somos Suas ovelhas, 

João 10:14-15, 27 .

Ele nos conhece porque fomos colocados em Seu plano antes da formação do mundo.


·Antes que houvesse um pecador para salvar, ou um pecado do qual salvar o pecador, Deus já havia feito uma escolha soberana para salvar alguns em Cristo. O que Deus determinou que aconteceria na eternidade passada está sendo realizado perfeitamente no tempo.


      Existem diversas passagens que deixam clara a escolha de Deus na salvação.


Ø   João 15:16 : “ Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos ordenei, para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça: para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome , ele pode dar a você. ”


Ø   Atos 13:48 , “ E quando os gentios ouviram isso, alegraram-se e glorificaram a palavra do Senhor; e creram todos os que estavam destinados à vida eterna. ”


Ø   Atos 2:47 , “ Louvando a Deus e tendo a graça de todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente à igreja aqueles que deveriam ser salvos. ”


Ø   João 10:16 , “ E tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco: também me convém trazê-las, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. ”


Ø   João 10:26-27 : “ Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como já vos disse. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem: ”


Ø   João 6:37 , “ Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. ”


·      A Bíblia é muito clara neste assunto, Deus escolheu os eleitos antes mesmo de formar o mundo. 

Se você é salvo, você está no plano de Deus há muito tempo!


·      Como disse Charles Spurgeon: “ Estou tão feliz que Deus me escolheu antes da fundação do mundo, porque ele nunca teria me escolhido depois que eu nasci. ”


Nenhum comentário:

Postar um comentário