sábado, 22 de junho de 2024

A HISTÓRIA DE NOSSA VIDA

  A HISTÓRIA DE NOSSA VIDA

1. Nós somos criados à imagem de Deus. Gn.1:27.                                                                 E Deus criou os seres humanos; criou-os à semelhança de Deus, Refletindo a natureza de Deus. Ele os criou macho e fêmea


DEUS É SOBERANO NA CRIAÇÃO DA VIDA

A. Cada ser humano é um ser especial – Gn 1:26-28                                                    

Deus disse: “Façamos os seres humanos à nossa imagem, de forma que reflitam a nossa natureza Para que sejam responsáveis pelos peixes no mar, pelos pássaros no ar, pelo gado E, claro, por toda a terra, por todo animal que se move na terra”. 

E Deus criou os seres humanos; criou-os à semelhança de Deus, Refletindo a natureza de Deus. Ele os criou macho e fêmea, e, então, os abençoou: "Cresçam! Reproduzam-se! Encham a terra! Assumam o comando! Sejam responsáveis pelos peixes no mar e pelos pássaros no ar, por todo ser vivo que se move sobre a terra”. Gênesis 1:26-28 (MSG)


Gênesis 2:7 – 

—, o Eterno formou o Homem a partir do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida. E o Homem passou a ter vidatornou-se um ser vivo!

O texto destaca que o homem é o resultado do poder criativo de Deus, não fruto de uma evolução aleatória. 

Enquanto todos os outros animais foram trazidos à existência pela Palavra de Deus, o homem foi formado a partir do pó da terra, com Deus soprando vida em suas narinas. 

Essa escolha divina de cuidar especialmente do homem ressalta a grande diferença entre os seres humanos e o restante do reino animal. 

Um Alerta sobre a Evolução e o Valor da Vida Humana

O sistema de ensino que promove a evolução como explicação para a origem da humanidade traz consigo um perigo significativo. Quando as pessoas acreditam que somos apenas o resultado de seleção aleatória, a vida humana perde seu significado. 

Se o homem evoluiu sem propósito, ele se torna tão descartável quanto um cachorro ou um gato. Deus é negado, e a alma e o espírito humanos são considerados irrelevantes. Não há céu a buscar nem inferno a evitar.                                                                                            

O homem, segundo essa visão, é apenas mais um animal, pronto para ser eliminado se necessário.                                                                                                                                  É crucial refletirmos sobre essas questões profundas e considerar o valor intrínseco da vida humana.


Aqueles que sustentam essa visão acreditam que a vida humana deveria continuar até que sua qualidade se deteriorasse, momento em que a pessoa seria “eliminada de sua miséria”. 

No entanto, essa perspectiva é perigosa. Se seguirmos esse caminho escorregadio, não haverá retorno. 

Hoje, são os bebês e pessoas com danos cerebrais; amanhã, serão os deficientes físicos, mentais, idosos e enfermos. Essa tendência é preocupante.

A teoria evolucionista não apresenta problemas com essa visão, mas é uma visão falsa da vida, morte e eternidade. Precisamos lembrar que cada ser humano é especial, criado por Deus com um propósito único.

2. Estamos à mercê da morte por causa do pecado. Rm. 5:12.

Vocês conhecem a história de Adão e de como ele nos lançou no dilema em que estamoso primeiro pecado, depois a morte; e ninguém ficou isento do pecado ou da morte.

1. Morte Espiritual – Este é o estado natural de toda a humanidade quando nasce neste mundo. A morte espiritual é, na realidade, estar separado de Deus, Efésios 2:1-2; 4:18 .

2. Morte Física - Este é o lugar para onde todos os humanos vão, quando esses corpos temporais e terrenos são deixados de lado, Hebreus 9:27 .

3. Morte Eterna – Também é conhecida como “a segunda morte ”. Refere-se não apenas à separação eterna da presença de Deus, 2 Tessalonicenses 1:8-9 ; mas também do tormento eterno no Lago de Fogo, Apocalipse 20:14-15 . É a condenação final de toda pessoa que não é salva pela graça de Deus.

3. Somos remidos pelo sangue de Jesus Cristo.

Ef. 1:7.                                                                                                                                       7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

Por causa do sacrifício do Messias, que derramou seu sangue no altar da cruz, somos um povo livre: estamos livres das punições decorrentes das nossas maldades.

4. Nascidos de novo pela Palavra e pelo Espírito.

Jo. 3:3,5.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Carrega a ideia de um novo começo, uma nova vida vinda do Céu.                                          Chamamos essa experiência de “ser salvo” ou “nascer de novo”.   

Em Tito 3:5 , Tito usa o termo “ regeneração ”.                                                                          Significa exatamente a mesma coisa!                                                                              Significa que quando você é regenerado, você ganha uma nova vida!                                Você começa um novo começo! 

Tanta gente confunde isso!   Eles estão buscando reforma.   Ou seja, estão tentando “ virar uma nova página ” ou “ obter um novo sopro de vida ”.   

O que o mundo precisa não é de reforma, mas de regeneração!   

Cada pessoa neste mundo precisa de regeneração e não de reforma!  Veja, a reforma é apenas encobrir, mas a regeneração deixará você branco!   

A Reforma colocará vestes novas no homem, mas a regeneração colocará um homem novo em suas vestes!  

O que o mundo precisa, o que você precisa e o que eu preciso é de regeneração!   

Veja bem, se você nasceu apenas uma vez, então amigo, você morrerá duas vezes!                 Mas, se você nasceu duas vezes, você nunca morrerá, porque a morte foi tragada pela vida, 

1 Cor. 15:54.

54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

5. Transformados à Sua imagem. 2 Co. 3:18.

Todos nós! Nada mais fica entre nós e Deus, nossa face brilha com o brilho de sua faceSomos transfigurados como o Messias, e nossa vida se torna cada vez mais deslumbrante e bela à medida que Deus entra em nossa vida e nos tornamos como ele.


6. Entregues, a quem nos redimiu. 

Rm. 12:1,2.

Portanto, com a ajuda de Deus, quero que vocês façam o seguinte: entreguem a vida cotidianadormir, comer, trabalhar, passear a Deus como se fosse uma oferta. Receber o que Deus fez por vocês é o melhor que podem fazer por ele.                              Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais

Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que ele quer de vocês e tratem de atendê-lo

Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade. Romanos 12:1-2 (MSG)

A ideia aqui é de entrega total a Deus. 

Muitas pessoas querem ser salvas, mas não estão dispostas a colocar tudo no altar. 

Elas são culpadas de reter áreas de suas vidas que são preciosas para elas. 

Deus quer tudo isso!  Não devemos apresentar nossos corpos a Deus e depois recuperá-los e usá-los para nós mesmos novamente. 

Quando tivermos dado nossos corpos a Ele, será Seu para sempre!

Observe a frase “portanto pelas misericórdias de Deus."

Essa frase nos leva de volta ao que o Apóstolo estava falando. Ele tem falado sobre o fato de que ele é redimido apenas por causa da pura graça de Deus.

Nos é dito que estes corpos serão apresentados “em sacrifício vivo”. 

Isto parece-nos terrivelmente doloroso porque sabemos que um sacrifício, nos tempos bíblicos, era um animal que pertencia à pessoa que o oferecia e que o animal era morto, o seu sangue era derramado e a sua carne era queimada num altar.

Ele chamou aquelas pessoas no Antigo Testamento para fazer é esta: o sacrifício deles era morrer, o nosso sacrifício é viver! 

Contudo, existem algumas semelhanças entre o nosso sacrifício e o deles. 

O sacrifício que o Senhor ordena que cada um de nós faça é caro, doloroso, difícil, pessoal e necessário.

1. Um sacrifício vivo significa que devemos estar no altar onde quer que estejamos. 

 Nunca há um instante na vida em que estejamos fora de Sua vista ou livres para viver como quisermos.

2. Um sacrifício vivo significa um sacrifício constante e contínuo. 

Devemos oferecer este corpo ao Senhor e nunca mais pedi-lo de volta!

3. Um sacrifício vivo significa que o corpo sacrifica os seus próprios desejos pelos de Deus.      Ser um sacrifício vivo implica que o corpo não viva para o mundo, para a carne ou para o diabo, mas que tudo o que o corpo faz seja mantido de acordo com as diretrizes da Palavra de Deus.

4. Um sacrifício vivo significa que o corpo é dedicado à tarefa de servir a Deus. 

Devemos abandonar as ambições e desejos do corpo! Devemos ser Seus vasos através dos quais Ele pode viver e trabalhar neste mundo.


7. Felizes pela glória vindoura de Deus. 

Rm. 5:2.

2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Possuímos Acesso - Este versículo nos ensina a verdade de que através de Jesus Cristo, temos acesso direto ao próprio Deus. 

A palavra “ acesso ” significa “ entrar na presença do rei." Através de Jesus, temos o direito de entrar na própria presença do Deus do Céu sem medo! 

Temos acesso ao Pai Celestial!

Possuímos Segurança – Não apenas há paz com Deus e acesso à presença de Deus, mas o crente também desfruta de uma segurança de salvação abençoada e profundamente estabelecida. 

Tudo se resume a Deus ter o controle de nossas mentes, nossos corpos e nossas vontades.

Isso descreve a vida que estamos vivendo hoje

Deus é o controle absoluto de tudo temos e somos?

Tenho certeza de que estou salvo?

Minha mente está sendo renovada pelo poder transformador da Palavra de Deus, de modo que o novo homem interior tenha permissão para viver no exterior?

Descobrimos e nos rendemos à vontade de Deus para nossa vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário