segunda-feira, 8 de julho de 2024

7 Lições de Davi na Luta contra Golias

 

Texto desta Pregação: 1 Samuel 17                                             Vamos explorar uma das histórias mais antigas e emblemáticas da Bíblia, a história de Davi e Golias, registrada em 1 Samuel 17.


Aqui, encontramos não apenas um relato de uma batalha física,          mas também lições profundas que podem ser aplicadas às nossas vidas.                                                                                                       

Lição 1:                                                                                                A Importância da Obediência e Humildade (1 Samuel 17:17-20)

17 E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos.

18 Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.

19 E estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale do carvalho, pelejando com os filisteus.

20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.


Davi, era um simples pastor de ovelhas, mas ele obedeceu a seu pai e foi ao campo de batalha.

Aprendemos que a humildade e a obediência são fundamentais para Deus usar alguém de maneira poderosa. Não subestime as pequenas tarefas que Deus nos confia.


Lição 2: 

A Escolha de Enfrentar o Medo (1 Samuel 17:23-26)

23 E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.

24 Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.

25 E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.

26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?


Quando Davi viu Golias zombando do exército de Israel,                  ele escolheu enfrentar o medo em vez de recuar.Lembre-se, a coragem não é a ausência de medo, mas a decisão de enfrentá-lo.        Deus nos capacita a superar nossos medos quando confiamos nele.


Lição 3: 

Não se Deixar Abalar por Críticas (1 Samuel 17:28-30)

28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?

30 E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.


Quando Eliabe, seu irmão, o criticou, Davi não se deixou abalar.         Nem todos entenderão ou apoiarão nossa fé e visão.                         Não permitimos que críticas nos desviem do propósito que Deus tem para nós.


Lição 4: 

Usar as Próprias Armas (1 Samuel 17:38-40)

38 E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.

39 E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

40 E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.


Davi decidiu não usar a armadura de Saul, optando por usar o que estava acostumado – seu cajado e funda.                                           Às vezes, tentamos ser quem não somos para agradar aos outros.                                                                                                             Devemos confiar nas habilidades e no que Deus nos deu e os usamos com fé.


Lição 5: 

Reconhecer que a batalha pertence a Deus (1 Samuel 17:47)

47 E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

Davi deixou claro que a batalha não era sua, mas do Senhor.          Ele sabia que estava apenas sendo usado como instrumento nas mãos de Deus.                                                                                   Devemos lembrar que a vitória pertence a Deus, e confiamos n’Ele para guiar nossos passos.


Lição 6: 

Enfrentar o gigante com ousadia (1 Samuel 17:48-51)

48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.


51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.


Davi não hesitou, ele correu em direção a Golias com ousadia.             Às vezes, enfrentar nossos gigantes requer ação imediata e química. Não devemos recuar, mas avançamos confiantes na vitória que Deus nos prometeu.


Lição 7: 

Usar as Conquistas para a Glória de Deus (1 Samuel 17:51-54)

51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.

53 Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.

54 E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.


Davi não apenas derrotou o gigante, também usou a espada do inimigo para cortar a cabeça de Golias. 

Ele selou sua vitória e levou a cabeça do inimigo como um troféu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário