segunda-feira, 22 de julho de 2024

Onde Você Vai Parar na Eternidade?

  ONDE VOCÊ VAI PARAR?


Mateus 7:13-14

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;


14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


Introdução: 

(“Não procurem atalhos para Deus. O mercado está transbordando de fórmulas fáceis e infalíveis para uma vida bem-sucedida que podem ser aplicadas em seu tempo livre. Não caiam nesse golpe, ainda que multidões o recomendem. O caminho para a vida — para Deus! — é difícil e requer dedicação total”.)


Onde Você Vai Parar na Eternidade?


Seu destino eterno será determinado pelas escolhas que você faz na vida. É impossível seguir um caminho errado e chegar ao Céu, assim como é impossível seguir o caminho Celestial e acabar no Inferno. Suas ações neste mundo definem onde você passará a eternidade.


A vida é uma breve pausa entre duas longas eternidades. Desde o nascimento, estamos cercados pela morte, observando entes queridos e amigos partirem, sabendo que um dia será a nossa vez.


A Bíblia enfatiza que nossa vida é curta (Tiago 4:14; Jó 9:25; Jó 14:1; Salmos 78:39; Salmos 90:10; Isaías 40:7-8). 


Como deixaremos este mundo em breve e viveremos para sempre no Céu ou no Inferno, é crucial saber onde você vai acabar.


Minha mensagem hoje se concentra nesta questão: "Onde você vai acabar?" Permita que o Senhor fale ao seu coração. Você pode não gostar da mensagem, mas precisa saber seu destino eterno. 

Minha oração é que todos possam responder a esta pergunta antes de partirem...


I. EXISTEM DUAS DIREÇÕES POSSÍVEIS NA VIDA


(Jesus diz ao seu público que existem apenas dois caminhos possíveis pelos quais alguém pode caminhar. Muitos em nossos dias querem nos dizer que existem muitos caminhos que uma pessoa pode percorrer na vida, no entanto, Jesus limita as escolhas a apenas dois. 

Alguns podem achar que esta é uma visão estreita. Acho que eles estão corretos. Contudo, Jesus está correto, independentemente do que o mundo pensa. 

Vamos passar alguns momentos discutindo esses dois caminhos pelos quais o homem pode passar. dias.)


A.  Existe um caminho largo - A palavra largo significa "espaçoso". Jesus diz que há uma estrada espaçosa na qual uma pessoa pode andar. 

O que Ele quer dizer com essa "estrada larga"? 

A ideia que Jesus está tentando transmitir é que o caminho largo é bem aberto. 

Em outras palavras, tudo vale no caminho largo. 

Você pode fazer o que quiser, pode carregar toda a bagagem dos seus pecados, pode viver como quiser, pode dar as cartas e fazer todas as regras! 

Você pode ser o rei da estrada no caminho largo. Quando você anda no caminho largo, pode ser você mesmo e não ter que responder a ninguém. 

Você pode viver a vida ao máximo. Vá para onde quiser, faça o que quiser e seja o que quiser. É a sua vida e você dá as cartas. 

É uma maneira fácil de viver, porque não há ninguém para agradar a não ser você mesmo! É disso que se trata o caminho largo!

(Há um lado sinistro no caminho sombrio que os buscadores de prazer, de mente aberta, deixam de mencionar àqueles que viajam por esta estrada. 

Há algumas coisas que você precisa saber antes de decidir viver o resto de sua vida. vida viajando pelo caminho largo.)


1. Você não está realmente no controle – Ef. 2:1-3 

(Você nada mais é do que um peão do diabo, João 8:44)


2. O pecado traz consigo dor e tristeza – Gl. 6:7; Pv. 13:15 


( A família Jukes - Tem havido uma pesquisa cuidadosa na história de uma família criminosa conhecida como Jukes, e é notável por uma longa linha de pauperismo, desperdício, imbecilidade, insanidade, prostituição e embriaguez. 


Um total dos 1.200 falecidos foram encontrados nesta prolífica árvore genealógica. Cerca de 400 foram fisicamente autodestruídos, 310 eram indigentes profissionais, 130 eram criminosos condenados, 60 eram ladrões perpétuos e 7 batedores de carteira. O pecado tem um preço alto!)


3. Deus oferece uma alternativa melhor

(Deus tem um plano pelo qual aqueles que O seguem desfrutam das mais ricas bênçãos de Deus dia após dia. Coisas como paz , João 14:27; Filipenses 4:6; alegria,

1 Pedro 1:8; certeza da salvação , 1 João 5:13. 


Há uma infinidade de outras coisas que o Senhor nos dá, e você nunca encontrará uma única delas enquanto viaja pela estrada larga!)


B. Existe um caminho estreito – Embora o caminho largo seja aberto e fácil, a outra maneira pela qual uma pessoa pode viver é chamada de “estreita”. Esta palavra refere-se a uma "prensa de uva". 


Tem a ideia de estar contraído, mas também pode carregar a ideia de estar angustiado e difícil. Veja, o caminho estreito é exatamente o oposto do caminho largo. No caminho estreito você não pode levar todos os seus pecados com você. 


Se você tentar, descobrirá que não há espaço suficiente para você e eles. Quando você anda pelo caminho estreito, você deve optar por abrir mão dos seus direitos. 


Você não pode mais fazer o que deseja, mas deve fazer as coisas que agradam ao Senhor. Você não pode estabelecer as regras, mas espera-se que você cumpra as regras do Senhor.


(Algumas pessoas têm a ideia errada de que podem viver como quiserem e que o Senhor é obrigado a sorrir para elas e simplesmente abençoá-las de verdade. Na verdade, quando você anda pelo caminho estreito, você deve esperar alguma dificuldade. 


Afinal, esses corpos carnais resistirão aos limites do caminho estreito. As naturezas pecaminosas acharão o caminho estreito e restritivo. Quantos dizem que são salvos, mas mesmo assim tentam andar no caminho largo? 

Ninguém disse que viver para o Senhor seria fácil! 


Ninguém nunca disse que viver uma vida cristã separada que honrasse o Senhor seria simples e tão divertido quanto viver uma vida que gratifica a carne. Contudo, viver para o Senhor traz consigo certos benefícios, que não pode ser obtido por nenhum outro meio.  


Observe alguns fatos sobre viver no caminho estreito.


1. Honra a Deus – 1 Ped. 1:16


2. Traz Suas bênçãos e poder para sua vida - 2 Crônicas 7:14.


3. Oferece uma vida muito melhor sob todas as perspectivas – Heb. 11:25; Gl. 6:8-9.


Ninguém nunca disse que era fácil, mas é a única maneira de honrar o Senhor e ser Seu Discípulo - Mt. 16:24; Lucas 14:26-27. 


É uma vida vivida em rendição, devoção, dedicação e obediência a Deus. É uma vida que Ele abençoará! Parece difícil, mas vale a pena!)


Em qual estrada você está caminhando hoje?



I. Existem duas direções possíveis na vida

II. EXISTEM DOIS DESTINOS POSSÍVEIS NA ETERNIDADE


(Todas as estradas terminam em algum lugar. Costumava haver um ditado há cerca de 2.000 anos que dizia: 

"Todas as estradas levam a Roma". 

Bem, todas as estradas levam a algum lugar e o mesmo é verdade com as estradas que estamos considerando esta manhã. 

Elas levam a algum lugar e, como todos aqui estão em um ou outro, precisamos descobrir para onde estamos indo!)


A. Existe um lugar chamado Inferno - Jesus nos diz aqui que a estrada larga leva à "destruição". 

Quando pensamos em algo sendo destruído, geralmente pensamos em algo sendo aniquilado e eliminado para sempre. 

Esta palavra, no entanto, se refere a "perda". 

Ela fala de ruína total e absoluta. Com toda a honestidade, ela se refere à perda que se sofre no fogo do Inferno. Meus amigos, a estrada larga termina no Inferno. 

Cada pessoa que escolhe o caminho largo acabará se encontrando no fogo do Inferno. Esse, para mim, é o pensamento mais terrível que minha mente já tentou entender. 

O que o torna tão terrível é que alguns de vocês estão indo para lá agora mesmo! Permita-me dar a vocês uma pequena visão deste lugar onde o caminho largo termina.


1. Fogo inextinguível - Marcos 9:43; Lucas 16:24


2. Memória e Remorso – Lucas 16:25; 27-28


3. Sede Insatisfeita – Lucas 16:24-25


4. Frustração e Raiva – Lucas 13:28; Mat. 24:51


5. Dor e miséria indizíveis - Lucas 16:24-26; Apocalipse 14:10-11


6. Separação Eterna – Apocalipse 21:8; 2 Tes. 1:9


7. Ira Não Diluída - Apocalipse 20:15 (Não haverá mais misericórdia ou trégua.                                                                        O inferno será eternamente real e eternamente terrível.)


(Independentemente do que os homens pensam, o Inferno é real e a cada segundo almas perdidas caem no calor escaldante daquele lugar horrível. 

Não importa o quanto eu tentasse, eu nunca conseguiria descrever adequadamente o Inferno, mas se eu fosse capaz de esgotar todo o vocabulário do português e pintar imagens de palavras que transmitissem a verdade daquele lugar, a metade seria contada sobre o horror que aguarda todos que se dirigem para a terra dos condenados. 

Um lugar do qual nunca haverá libertação. Um lugar para o qual você certamente irá se escolher seguir a estrada larga e fácil pela vida. Onde você vai acabar?)


B. Existe um lugar chamado Céu - Assim como a estrada larga tem seu destino, o caminho estreito também. Esta estrada não termina no Inferno, mas termina no Céu acima. Jesus prometeu àqueles que seguissem este caminho a vida. 


Não apenas a vida aqui embaixo, mas a vida eterna e gloriosa nos reinos de luz acima deste mundo perverso e perecível. Se o Inferno é um lugar de horror, dor, separação e sofrimento, então o Céu é um lugar de alegria, descanso, paz, beleza indizível e glória. 


Tudo o que o Inferno não é, o Céu é! Apenas um breve vislumbre das glórias daquela cidade me diz que é onde eu quero acabar. 


Considere estas verdades sobre aquele lugar esplêndido.


1. Sem lágrimas, dor, tristeza, morte,... - Apocalipse 21:4


2. Nenhum Pecado - Apocalipse 21:8


3. Nenhuma Noite - Ap. 21:25


4. Sem Maldição – Apocalipse 22:3


5. Com Deus e Jesus – Apocalipse 21:3; 22-23; 22:4


6. Uma Cidade Gloriosa – Apocalipse 21:11-24


7. Glórias além de qualquer descrição e além da capacidade do homem de compreender – 1 Cor. 2:9.


(A estrada estreita pode ser a mais custosa das 2 aqui embaixo, mas o fim da estrada vale o preço para o filho de Deus. E daí se andamos um pouco fora do ritmo aqui embaixo? 

E daí se fomos mal compreendidos? E daí se ficamos sem algumas coisas que o resto do mundo se entregou e pareceu gostar? 

Quando chegarmos ao Céu, as provações da estrada parecerão nada! 

O passado ficará para trás e todas as glórias da eternidade com Jesus estarão se revelando diante de nós. 

A jornada terminará e estaremos em casa - João 14:1-3. Onde você vai acabar?)


I. Existem duas direções possíveis na vida


II. Existem dois destinos possíveis na eternidade


III. EXISTEM DUAS DECISÕES POSSÍVEIS QUE VOCÊ PODE TOMAR


(Ao lermos esses versículos, Jesus deixa claro que o homem deve escolher por qual portão ele passa e que tipo de vida ele vive. 

Se o homem toma essas decisões, então ele também decide onde ele passa sua eternidade. 


Meus amigos, assim como há apenas 2 direções possíveis e 2 destinos possíveis, também há apenas 2 decisões possíveis que você pode tomar.)


A. Há uma porta larga pela qual você pode escolher entrar - Na realidade, não há uma escolha real feita para entrar pela porta larga. Quando uma pessoa nasce neste mundo, ela nasce em pecado, Rm 3:23; Sl 58:3. 


Como resultado, ela já está na estrada larga. No entanto, aquele pequeno bebê não sabe nada sobre pecado ou sobre a escolha de seguir o pecado. No entanto, à medida que a criança cresce, chega um momento em que ela sabe o que é certo e o que é errado. 

Chamamos esse momento de atingir "a idade da responsabilidade". Nesse momento, a criança toma uma decisão consciente de fazer o mal ou o bem. Quando essa decisão é tomada, a porta larga foi adentrada e o caminho largo se torna o curso da vida. 

Agora todos nós sabemos onde essa estrada vai acabar!


(Observe que Jesus disse que este era o caminho lotado. Muitos, muitos mais encontrarão seu caminho na estrada larga do que no caminho estreito. Muitos, muitos mais passarão a eternidade no Inferno do que no Céu. Isso é uma coisa triste! 


Mas, o que é realmente triste sobre tudo isso é que os homens têm muitas chances ao longo de suas vidas de mudar de estrada. 

Eles ignoram essas oportunidades e mergulham de cabeça em direção ao Inferno com abandono imprudente e sem preocupação visível por suas almas! 

Por favor, não deixe que isso aconteça em sua vida. 

Você tem a oportunidade de mudar hoje, aproveite e venha a Jesus para a salvação!)


B. Há um portão estreito no qual você pode escolher entrar - Embora o portão largo seja fácil de encontrar, o homem nasce olhando diretamente para ele, o portão reto é algo que deve ser procurado. 

O que quero dizer com isso é que quando Deus chama o pecador para vir a Ele em busca de salvação, ele deve escolher desviar o olhar das seduções do caminho largo e ver que o caminho estreito oferece vida e esperança, enquanto o caminho largo oferece apenas morte, dor. e destruição.

(Observe que este caminho estreito oferece algumas oportunidades claras para aquelas pessoas que decidem entrar.


1. É uma porta aberta – Rom. 10:13; Apocalipse 22:17; João 6:37.


2. Ela oferece vida a todos que entram - João 10:28; João 6:47.


3. Ela, sozinha, promete o Céu para aqueles que vêm por esse caminho - João 14:6.)


4. É um portão pequeno - Isso nos lembra que você não pode trazer seu lixo com você. Se você vai vir a Jesus para salvação, então você vai ter que estar disposto a virar as costas para os pecados e o lixo deste mundo, Lucas 13:3. 

Você não está enganando ninguém além de si mesmo se você acha que pode se agarrar ao mundo com uma mão e Jesus com a outra. 

O único caminho para Ele é um caminho estreito e requer que deixemos tudo e nos apeguemos simplesmente a Jesus e somente a Ele!


("Nada em minhas mãos eu trago, simplesmente à tua cruz eu me agarro!" 

O que você está segurando hoje que está te mantendo longe do Senhor Jesus Cristo? 


Deixe-me dizer, seja o que for, não vale o preço que você terá que pagar para mantê-lo! Jogue-o fora e lance-se sobre Jesus para salvação!)


(Observe que Jesus disse que haveria poucos que encontrariam esse portão. O homem não está, como eu disse antes, em uma encruzilhada. Ele está caminhando pelo caminho largo, até que ele desvie seus olhos daquele caminho e os coloque em Jesus. 


Então, e somente então, o homem tem a oportunidade de ser salvo. Talvez poucos sejam salvos porque poucos estão buscando o que Deus oferece por meio de Jesus. 


Talvez eles estejam tão cheios do mundo e de seus próprios caminhos que não tenham tempo para o que Deus lhes oferece. 


Posso lembrá-lo de que quando um homem é deixado em seu próprio caminho, ele sempre acabará no Inferno? - 

Pv. 16:25)


Concluindo

Você já pensou sobre isso? Onde você vai acabar quando deixar este mundo? Será o Céu ou o Inferno? Será o caminho estreito de andar com Deus ou o caminho largo de tudo vale? Onde você vai acabar? 


Você diz: "Eu realmente quero ir para o Céu!" Então venha a Jesus e entre na salvação pela fé Nele. Seja salvo hoje. Tenha certeza hoje. 

É melhor não esperar. 


Como aprendemos no início, a vida é curta e a eternidade é longa. Hoje é o seu dia de se preparar para encontrar Deus no Céu. Você fará isso? Você virá e deixará isso definido para sempre? 


O portão ainda está aberto, mas está chegando o dia em que ele se fechará para você para sempre. 


Onde você vai acabar? 

Tudo depende do que você fizer com o Senhor Jesus Cristo

Venha a Ele e deixe isso definido para sempre agora!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário