terça-feira, 2 de julho de 2024

Procuramos Jesus em busca do poder purificador?

 Hebreus 9:1-15

1 Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.

2 Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.


3 Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,

4 Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;


5 E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.

6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;


7 Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;

8 Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,


9 Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;

10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.


11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,

12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.


13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,

14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?


15 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.


GRAÇAS A DEUS PELO SANGUE DE JESUS


Introdução : 

O teólogo e médico MR DeHaan destacou a singularidade da Bíblia, ressaltando sua constante referência ao sangue, desde Gênesis até Apocalipse. 

Ele enfatizou que essa presença de sangue nas páginas da Bíblia revela a redenção disponível a todos que se voltam para Deus com fé..


Ele estava absolutamente correto! Desde o primeiro versículo da Bíblia até o final, há um caminho de sangue, revelando um retrato da redenção que está disponível para todos que se aproximam de Deus pela fé.


A passagem que lemos é sobre sangue. 

Os versículos 1-11 falam de uma época em que milhões de litros de sangue foram derramados para cobrir os pecados do povo... contudo, o pecado era apenas coberto  ano após ano. 

Milhões de litros de sangue animal nunca salvaram uma única alma, versículo 9. 

O que o sangue de bois, bodes e cordeiros não pôde fazer, o sangue de Jesus fez! 

Esses versículos nos dão entendimento do que o sangue de Jesus faz por todos os que confiam Nele pela fé. 

Graças a Deus pelo sangue de Jesus! 


  I.   V. 12 A COMPRA DO SANGUE DE JESUS         


A. Uma Compra Preciosa – A razão pela qual os sacrifícios do Antigo Testamento não puderam salvar foi devido ao caráter do sangue que foi derramado. 

O sangue derramado era sangue animal. 

Contudo, o pecado foi introduzido no mundo pelo homem, 

Rom. 5:12 . 

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


(A salvação dependia do sacrifício de um homem inocente. Jesus Cristo se encaixou no perfil.) 


Quando Jesus foi para o calvário como o Cordeiro de Deus, o sangue que Ele derramou foi puro, precioso e sem pecado, 1 Ped. 1:18-19 .   

18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,


(Nossa vida de é uma caminhada que deveria ser feita com uma profundo conhecimento de Deus. O valor pago para Deus nos tirar de uma vida sem rumo e vazia foi muito alto. )


Seu sangue satisfaria as justas exigências de um Deus santo, Isa. 53:11 .

11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.


(Daquela terrível angústia da alma, Ele viu que valeu a pena e ficou feliz por tudo que fez. 

Através do que Ele experimentou, esse justo, servo de Deus, produziu muitos “justos”, pois Ele mesmo carregou o peso dos nossos pecados.)


B. Uma compra pessoal – Este versículo nos diz que foi “o seu próprio sangue”. 


Nunca entenderemos, como o Messias pôde nascer em carne humana e submeter-se à morte na cruz por nós pecadores. 

E, foi exatamente isso que Ele fez por cada um de nós, 

Fil. 2:5-10. 

5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,


7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.


9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,


(Jesus, mesmo sendo igual a Deus, não buscou vantagens dessa condição. Ele se tornou humano, viveu uma vida de humildade e obediência, culminando em uma morte na cruz. Por essa obediência, Deus o exaltou acima de todos, para que todos os seres no céu e na terra o adorem e reconheçam que ele é o Senhor, para a glória de Deus Pai.)


Esta é uma verdade gloriosa sem comparação! 


Ele nos amou tanto que suportou as agonias da cruz, é uma verdade vai além da nossa compreensão, 

(A dor da cruz – Isa. 53:4-6 .)   


(Olharam para ele com desprezo, pensaram que era escória. A verdade é que ele levou nossas doenças...deformidades, tudo que há de errado em nós. 

O vimos como culpado, que Deus o estava castigando por que Ele merecia. 

Mas foram nossos pecados que caindo sobre ele, o feriram, romperam e o esmagaram — Os nossos pecados!)


Rom. 5:8, nos fala o quanto Deus nos ama ao oferecer seu Filho em sacrifício por nós que somos tão ingratos e odiosos para com ele.


C. Uma Compra Permanente – O texto destaca que a salvação oferecida por Jesus e a redenção experimentada pelos santos são eternas e permanentes. 

Isso é alcançado através de uma única ação que liberta a parte culpada de toda culpa e punição para sempre, após o pagamento de um preço de resgate.


Leiam: Heb. 9:25-28; Heb.10:10-14; 1Pd. 1:5; João 10:28; João 6:37-40 !           


O texto afirma que a salvação é eterna. 

Isso é possível devido à superioridade do sacrifício de Cristo, que, ao contrário dos sacrifícios do Antigo Testamento que apenas cobriam o pecado, removeu o pecado para sempre. Portanto, se você é salvo, o problema do pecado foi resolvido permanentemente pela morte de Cristo na cruz.


João 1:29! Eis ai, é Ele quem perdoa os pecados do mundo! 

Se somos salvos, a morte de Cristo na cruz resolveu para sempre o nosso problema do pecado, leiam, Romanos 6 !


 II.   V. 13-14 O PODER DO SANGUE DE JESUS        


A. Poder para limpar – Enquanto o sangue do sistema sacrificial do Antigo Testamento não conseguia limpar totalmente as manchas do pecado, o sangue de Jesus é capaz de purificar completamente o pecador.  

Podemos dizer que fomos “justificados”. 

Ou seja, declarados justos diante de Deus, 

1 Cor. 6:9-11 !             

9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.


(O hino de William Cooper fala de “ uma fonte cheia de sangue extraído das veias de Emmanuel, onde os pecadores, mergulhados naquela enchente, perdem todas as suas manchas de culpa. ” 

O apóstolo João disse que o sangue de Jesus Cristo 

“purifica de todo pecado”. 

A multidão em Apocalipse 7 lavou as suas vestes e as branqueou no sangue do Cordeiro.


No nível espiritual, o sangue de Jesus tem o poder de pegar o coração mais negro e torná-lo mais branco que a neve, 


Isa. 1:18; 

18 Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.


1 João 1:7

7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

 

B. O sangue de Jesus, quando aplicado, tem o poder de purificar a consciência e inspirar uma mudança de coração, levando a uma transformação de estilo de vida. 

Isso é algo que os sacrifícios do Antigo Testamento não poderiam alcançar. 

O sangue de Jesus tem o poder extraordinário de promover uma mudança duradoura naqueles que o recebem.

(2 Cor. 5:17

17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.


Ef. 2:10 

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.)


Ao contrário de um sacrifício no Tabernáculo ou templo, um encontro com Jesus Cristo e seu sangue derramado resulta em uma transformação profunda e gloriosa na pessoa. 

O pecador se torna uma nova criatura, habitada por Deus, levando a uma mudança de atitude, afeição e atividade em relação ao pecado. Assim, qualquer pessoa que experimente o sangue de Jesus será eternamente transformada.

2Pd.1:4

4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.


C. A ideia contida nestes versiculos é que o transgressor é conduzido a Deus pela ação do sangue de Jesus! 

Este é o conceito indiscutível de Ef. 2:11-17 . 


(O texto fala sobre a transformação trazida pela morte de Cristo. Antes, as pessoas eram estranhas aos caminhos de Deus e desconheciam a história rica das alianças e promessas de Deus. No entanto, a morte de Cristo permitiu que todos participassem da graça de Deus.


O Messias uniu judeus e não judeus, derrubando o muro de separação entre eles. Ele revogou o código da lei complicado e criou um novo tipo de ser humano, marcando um novo começo para todos.


A morte de Cristo na cruz nos uniu e encorajou a aceitação mútua, pondo fim à hostilidade. Cristo pregou a paz tanto para os estrangeiros, que não são judeus, quanto para os judeus, que já conheciam Deus. Portanto, o texto enfatiza a unidade e a paz trazidas por Cristo.)


O sangue de Jesus além de lavar nossos pecados. 

Nos resgata do pecado e nos torna propriedade de Deus, 

1 Cor. 6:19-20 

19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus


(Nosso corpo é um lugar sagrado, onde o Espírito Santo habita. 

Não podemos viver dê qualquer maneira, desperdiçando algo pelo qual Deus pagou um preço tão altíssimo! )


Se somos salvos Deus é nosso dono! 

Somos Seus e devemos obedecer à Sua vontade. 

Na verdade a alma redimida tem prazer em fazer a vontade do Senhor, João 14:15

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

 

III.   V. 15 A PROMESSA DO SANGUE DE JESUS                    


A. O texto destaca a promessa de liberdade através da redenção pelo sangue de Jesus. Esta redenção nos salva do pecado, nos liberta de sua escravidão e nos permite viver para Deus. Quando alguém deposita sua fé no sangue de Jesus para a salvação, recebe uma nova vida e um novo começo, um conceito que a Bíblia chama de “novo nascimento”, 

João 3:3, 7

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.


O pecador redimido é considerado morto com Cristo no          calvário e vivo Nele em virtude de Sua ressurreição dentre os mortos, 

Gal. 2:20 .   

20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.


A velha vida e todos os seus fracassos e miséria desapareceram para sempre.

Miquéias 7:19 

19 Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.


1 João 1: 7 

Mas, se andarmos na luz, como o próprio Deus é luz, vamos experimentar também uma vida de comunhão uns com os outros, enquanto o sangue derramado de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo o nosso pecado.


   Graças a Deus, o passado se foi para sempre!


B. A promessa de um futuro – Quando confiamos em Jesus como nosso Salvador, nos tornamos co-herdeiros com Ele de tudo o que Deus tem a oferecer, 

Rom. 8:17 

17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.


1 Ped. 1:3-4 . 

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,


Ao deixarmos este mundo estaremos com Ele no paraíso quando deixarmos este mundo, 

João 14:1-3 . 

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.


Sim, os lavados no sangue do Cordeiro entrarão naquela cidade, através do precioso sangue de Jesus!         


Concluindo : 

A Bíblia não é um livro maravilhoso; só diz isso quem nunca à leu de verdade!! 

Nossa fé é uma fé que faz sangrar.  

Muitos nesse presente mundo moderno se desanimam com a pregação do sangue de Jesus, 

1 Cor. 1:18 .  

18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.


(Isso parece tolice para os que caminham para a destruição, mas para os que caminham para a salvação faz todo sentido. )


“ Procuramos Jesus em busca do poder purificador?   

Fomos lavados no sangue do Cordeiro?  

Confiamos totalmente em Sua graça nesta hora? ”


Estamos realmente salvos?   

Para onde iríamos se morressemos agora?   

Yeshua morreu para nos libertar dos nossos pecados!   


O Sangue de Yeshua nos purifica de todo pecado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário