sábado, 13 de julho de 2024

Uma Nova História!!

 


Deus tem uma nova história para você! (Is. 43.19)           

¹⁹ Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeisEis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.  


Introdução 


Agostinho, em suas Confissões, disse algo tremendo:      

Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Tu estavas dentro de mim e eu te buscava fora de mim.                                                                                                                                                        Como um animal, lançava-me sobre as coisas belas que tu criaste.      Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo.         Mantinham-me atado, longe de ti, essas coisas que, se não fossem sustentadas por ti, deixariam de ser.                                                    

Chamaste-me, gritavas-me, rompeste a minha surdez.                          

Brilhaste e resplandeceste diante de mim, e expulsaste dos meus olhos a cegueira.                                                                                    

Exalaste o teu Espírito e aspirei o seu perfume, e desejei-te.  Saboreei-te, e agora tenho fome e sede de ti.                           

Tocaste-me e abrasei-me na tua paz.                                                       

O texto lido é magistralmente lindo: 

Isaías é o profeta perfeito para tal visão.Ele é um profeta caracterizado por uma compreensão extraordinária de seu chamado                                                                 (Is. 6:1)                                                                                                                                                      ¹ No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.                                                    


Quem tem uma visão do que Deus faz experimenta transformação! 


Isaías 43:1                                                                                              ¹ Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.  

Vivemos em uma sociedade viciada no mal da mesmice.                    Uma época em que tudo é novo, mas novo sem encanto, novo que dura pouco, muito pouco.                                                             Como disse o poeta, nada é mais velho que o novo! 


Uma das características desta sociedade igualitária é o tédio e a apatia.                                                                                             Uma geração acostumada com tudo que vem com facilidade e na mesma proporção que se realiza, se anula.                                              

Gigantes tecnológicos, mas experimentando nanismo espiritual.                                              

O texto de Isaías aponta para a esperança:                                            caminho no deserto e rio na sequidão.                                                  O texto no hebraico, um dos melhores textos do ponto de vista literário da crítica bíblica,diz:                                                                    “Farei correr rios em terras devastadas!” 

Essa é uma indicação da mudança das situações permeadas pelo sofrimento. 

Aridez e estiagem são imagens da espiritualidade atual. 

Após a transgressão o paraíso foi posto em risco, ficou desbotado, corrompido. 


 Mas em João 20.15, “O Jardineiro” voltou! A esperança retornou!                                               A nova história começou

O profeta Isaías fica maravilhado com uma revelação divina             – Ele enxerga pela fé essa obra nova que Deus está realizando.           – E se surpreende com o povo que ainda não percebe! 


Desperte a sua visão espiritual e contemple a obra nova que Deus está fazendo! 


Quem são as pessoas que Deus escolheu para escrever uma nova história? 

1. Deus reserva uma nova história para pessoas que sofrem na vida.                                                        O mundo é composto por gente que sofre.                                                                                Sofrimentos são nossos parceiros de jornada, seja na aridez ou nas terras arruinadas! 


Basta olhar para a Bíblia e veremos um povo que está longe de ser perfeito:                                        

Jacó era trapaceiro, Noé se embriagou, Abraão era de família idólatra, os filhos de Jó viviam em festas e nunca chamavam o pai, os filhos de Samuel não andavam nos caminhos de Deus, 


Moisés "gaguejava", Gideão estava inseguro,                                      Davi foi sanguinário, Jonas fugiu de Deus, Elias caiu em depressão, 

Pedro era genioso, Tomé era incrédulo, 

Marta era preocupada demais com a correria da vida, 

Paulo era uma fera assassina.                                                                        

Seja qual for a marca que a vida deixou em você, Deus tem uma nova história!!! 


2. Deus reserva uma nova história para pessoas aprisionadas pelo remorso. 

Nada é mais terrível do que ser julgado pela própria consciência.                          Só Deus é maior que isso.                                                                                                                     

I Jo. 3.20: “Maior é Deus do que o nosso coração!”  


A culpa imobiliza a alma. Ela é o instrumento do manipulador. 

Ela impede os sonhos. Deixa o indivíduo em dúvida.                          É o complexo de culpado: Quando isso será revelado?  


Pessoas aflitas pelo remorso não encontram felicidade em coisa alguma e em momento algum (solitários no Carnaval e melancólicos no Natal). 


 Davi experimentou essa dor: 

No Salmo 31.9-12 ele descreve como se sentiu:                                    Tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado;               consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.                                     

Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força desfalece por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.                                                                              

Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me veem na rua fogem de mim.                            

Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado.      

Parafraseando...Eugene Peterson:                                                          Sê bondoso para comigo, ó Eterno! Estou outra vez envolvido num grave problema.                                                                                      Meus olhos já choraram muito; sinto-me vazio por dentro.                  Minha vida se esvai, gemido a gemido; meus dias desaparecem na esteira dos meus suspiros.                                                                      

Meus problemas me desgastaram, transformaram meus ossos em póPara os meus inimigos, sou um monstro; sou ridicularizado pelos vizinhos

Meus amigos estão horrorizados; eles atravessam a rua para me evitar

Querem me apagar da memória, esquecer-se de mim como de um defunto na sepultura, descartar-me como se eu fosse um prato quebrado


Deus tem uma nova história para você hoje!                                        Lave suas culpas no sangue do Cordeiro. 


3. Deus tem uma nova história para os que desistiram de sonhar.        Shakespeare dizia que somos feitos da mesma substância que os sonhos.                     

Henrique Rojas disse que o homem é sobretudo futuro. 

 Eclesiastes 3.11 diz que Deus colocou a eternidade no coração do homem – sonhos


Muitos perderam a esperança de sonhar! Deixaram de lado as promessas. 

Persistem em olhar a vida somente pelo filtro turvo do temor, pelo espelho retrovisor das aflições, pelo pranto da depressão ou pela asfixia da existência. 


(Jo. 5:5)                                                                                                  ⁵ E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.  

Em Lc. 24.13-35 há uma nova história restaurando sonhos mortos! 

Emaús é o caminho das novas esperanças! 

Deus prepara uma nova história para você! 

Deus é mestre em renovações, em novos relatos. 

Precisamos reencontrar a fé nesse Deus que auxilia a existir, não somente que me oferece. 

Nossa vivência espiritual se intensifica e se expande sempre que ingressamos na academia da graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário