quinta-feira, 18 de julho de 2024

O HOMEM NATURAL x O HOMEM ESPIRITUAL

 REFLITA ANTES DE AGIR


Provérbios 14.15-16

"O perverso recebe o troco em maldade, mas o homem bom recebe a graça como recompensa.

O inexperiente acredita em tudo que lhe dizem, mas o prudente escolhe e pondera cada palavra..” (Biblia a Mensagem)


Esses provérbios nos lembram da importância da sabedoria, do discernimento e da prudência em nossas decisões(escolhas) e na maneira como lidamos com as notícias e situações difíceis em nossas vidas. 


Eles nos incentivam a analizar, a pensarmos nas consequências de nossas ações e a evitarmos o mal sempre que possível. 


Ao refletirmos antes de agir


A) Agimos com CAUTELA e TEMOR AO SENHOR.


Provérbios 14.15-16

O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. 

O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.” 


B) Sabemos DISCERNIR os caminhos.


A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa. (Provérbios 14.8)


Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14.12)


C) Temos o conhecimento como HONRA.


Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.” (Provérbios 14.18)


Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.” (Provérbios 13.16)


D) Aprendemos os benefícios de ser PACIENTE.


O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14.29)


Concluindo:


Diante disso tudo, observamos passos que podem nos tornar pessoas que pensam antes de tomar qualquer atitude. 


Leia: 1Coríntios 2.6-16


Para nos tornarmos pessoas que pensam antes de agir precisamos:


I. Ser intencional nosso relacionamento com o Espírito Santo.

Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente

Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente

Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido.” 

(1Coríntios 2.12-15)


Não precisamos dos palpites nem das opiniões do mundo. 

Não aprendemos isso nos livros nem na escola: aprendemos de Deus, que nos ensinou pessoalmente, por meio de Jesus, e o transmitimos a vocês, em primeira mão.

Quem não é espiritual não pode receber os dons do Espírito de Deus, não tem essa capacidade. Os dons de Deus lhe parecem tolice. Só o espiritual pode reconhecer o Espírito — o Espírito de Deus e o espírito humano em plena comunhão. 

Espiritualmente vivos, temos acesso a tudo que o Espírito de Deus está fazendo. Assim, não podemos ser julgados pelos críticos que não são espirituais.

O homem natural é uma pessoa que vive naturalmente. 

Ele vive sua vida na velha natureza adâmica. Simplificando, o homem natural é um homem perdido! 

Ele pode ser membro em uma igreja , ele pode ser uma pessoa boa e moral, mas está perdido. 


E, mais..


II. Estejamos disponíveis para que o Espírito Santo forme a mente de Cristo em nós.


Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1Coríntios 2.15-16)


O homem natural-

A. Ele não aprecia as coisas de Deus – As coisas de Deus são loucura para o homem natural.  Para o homem perdido, as coisas de Deus e as coisas espirituais são idiotas. 

Quando ele é exposto às coisas de Deus, ou à expressão espiritual, ele fica muito desconfortável e geralmente responde de três maneiras. Ele irá desistir , sair ou atacar .


B. Ele não aprende as coisas de Deus – Isto significa literalmente que ele não está equipado para receber as coisas de Deus. 


O HOMEM NATURAL (Vive Naturalmente)

A. Ele É Depravado - 

Sl. 58:3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.


Isa. 48:8   Nem tu as ouviste, nem tu as conheceste, nem tampouco há muito foi aberto o teu ouvido, porque eu sabia que procederias muito perfidamente, e que eras chamado transgressor desde o ventre.


João 8:44a Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.


Ef. 2:3a Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos...


O homem natural é propenso ao pecado.                                            Há uma inclinação em sua natureza para o mal.

Rom. 3:10-12  Como está escritoNão há um justo, nem um sequer
Não há ninguém que entendaNão há ninguém que busque a Deus.Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.


B. Ele É Direcionado - Ef. 2:1-3 

1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;

3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.


A vida do homem natural está fora de suas mãos. Ele está sob o controle de Satanás e como uma marionete irracional ele executa todos os caprichos da carne e do diabo! 

João 8:44b
Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.



C. Ele Está nas Trevas - 2 Cor. 4:4 

Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.

(Nicodemos - Um mestre entre os judeus, mas nas profundezas das trevas.) O homem natural não vê seu problema, nem entende as coisas de Deus. 

Ele pode apreciar algumas coisas sobre a igreja e a adoração, mas as coisas espirituais serão pura tolice para ele - 

1 Cor. 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

(Ele não entende o povo de Deus e ele criticará as coisas que não entende porque elas o incomodam e ele não sabe o porquê!)                

( Como um surdo criticando música ou um cego ridicularizando a arte!) Ele está no escuro, mas Jesus pode mudar tudo isso -          João 9:25!                                                                                               Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo


D. Ele está condenado - O inferno é seu futuro certo!                     Sl. 9:17 Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.


E. Ele está morto - Enquanto vive e respira, o homem natural está em um estado perpétuo de morte. Um carro sem bateria!


O homem espiritual é aquele que vive sobrenaturalmente. 

Isto é, ele vive uma vida "espiritual". 

Ele vive sua vida não na velha natureza morta, mas vive sua vida no poder do Espírito Santo. 


A. Ele é capaz de discernir – A palavra “ julgar ” significa “examinar, discernir ”. O homem espiritual está vivo no Espírito, equipado pelo Espírito e está aberto à verdade de Deus. Não é tolice para ele, mas é uma fonte de vida.  

O homem espiritual é atraído pelas coisas de Deus e pela verdade de Deus como uma mariposa é atraída por uma chama.


B. Ele é a causa do espanto – A frase, “ mas ele mesmo é julgado por não ser um homem natural”, significa que as pessoas perdidas e mundanas ao seu redor não conseguem entendê-lo. 

Ele e sua vida são um mistério para os homens naturais ao seu redor. Ele confunde e incomoda o homem do mundo! 

Ele tem paz, alegria e fé em meio à provação. 

Por meio de Cristo respiramos a fragrância conhecida por quem percorre o caminho da salvação, a fragrância da vida que sobe até Deus. 

Mas aqueles que vão para a destruição têm maior probabilidade de cheirar mal.


O HOMEM ESPIRITUAL (Vive Sobrenaturalmente)

Há uma grande diferença entre o homem natural e o homem espiritual. O homem espiritual nasceu duas vezes. Ele está em um relacionamento vivo, crescente, vibrante e pessoal com Jesus Cristo. 

Como resultado, ele tem a capacidade dada por Deus de viver de forma diferente. Por causa da habitação do Espírito Santo, o homem espiritual é capaz de compreender as coisas espirituais de Deus e isso se reflete na maneira como ele vive sua vida - 

1 Cor. 2:12-13 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.


A. Ele Vive Pelo Espírito - O homem espiritual vive sua vida governado pelo governo do Espírito Santo em seu coração. Ele entra na Palavra e permite que ela transforme sua vida e ele é diferente por causa disso - 

Sl. 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Fomos transformados em príncipes pelo beijo da graça maravilhosa de Deus, mas devemos fazer um esforço! 

Espírito nos guiará se permitirmos que Ele o faça - 

João 16:13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. v


Gálatas 5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.


B. Ele aprende com o Espírito - O homem espiritual é capaz de receber as verdades da Palavra. Ele é capaz de compreender coisas espirituais, pode entender a Bíblia, pode desfrutar da presença do Senhor. 

As verdades de Deus não são tolices, são comida -                            

Jó 23:12 Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção.


(Quando o tesouro da Palavra é aberto, ele reúne tudo o que pode e então aplica isso à sua vida e cresce a partir disso!)


C. Ele é liberto pelo Espírito - O homem espiritual é liberto do escravidão à carne, ao mundo e ao diabo porque ele é capaz de discernir a vontade de Deus ao “julgar” ou “examinar” tudo pela verdade da Palavra! 

Portanto, ele não é facilmente espremido no molde do mundo, Rom.12:2  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.---mas ele é capaz de olhar as coisas através de um conjunto diferente de lentes.                                                                            Ele literalmente possui a mente de Cristo em Sua vida diária! (Ill. Ele é sempre incompreendido e considerado louco pelo mundo!)


D. O homem espiritual é literalmentecheiodo Espírito de Deus. Deus controla sua mente, seu coração, suas mãos, seus pés, sua língua, sua carne, tudo é rendido ao controle do Espírito do Senhor! Nada é retido do Senhor!


E. Poucos alcançam esse nível de cristianismo, mas deve ser o objetivo de todo cristão sincero! 

Já chegamos aqui?

É uma grande responsabilidade. 

Nunca falsificaremos a Palavra de Deus ou a colocaremos à venda.

a- Vamos ser pacientes e aguardar uma resposta.

b- Devemos ser sábios e cuidadosos ao aplicar as instruções que recebemos.

c- O discernimento do Espírito é necessário em tudo.

d- E lembre-se: Conhecer que o Senhor é a nossa coroa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário