sexta-feira, 26 de julho de 2024

RUTE, NO CAMPO DA GRAÇA

 Rute 2:1-14


Contexto


O livro de Rute é uma história de lealdade, amor e redenção ambientada durante o período dos juízes em Israel. 

Rute, uma moabita, se torna viúva e escolhe seguir sua sogra Noemi de volta a Belém, abandonando sua própria terra e deuses para seguir o Deus de Israel. 


No capítulo 2, Rute começa a colher espigas nos campos para sustentar a si mesma e a Noemi, e encontra Boaz, um parente rico de Noemi.



 Perseguidos pela Graça Rute 2:4-17 

NO CAMPO DA GRAÇA


Introdução : 

Rute é uma viúva de Moabe. 

Na mente do israelita médio, ela é menos que nada. Uma pessoa a ser desprezada e rejeitada. 

Ela é apenas uma pecadora pagã em busca de um pouco de graça. 


Os versículos 2-3 nos dizem que ela foi caçar comida. 

Isso envolveu ela entrando em campos que pertenciam a estranhos, ficando na fila atrás dos servos daquele homem que estavam colhendo os campos e tentando encontrar um pouco de grão aqui e ali. 


Ela estava procurando apenas o suficiente para fazer uma refeição para ela e sua sogra. 


O versículo 2 nos diz que ela saiu em busca de " graça ". 

O versículo 3 nos diz que ela a encontrou! 


Embora Rute não soubesse na época, Deus estava direcionando seus passos para colocá-la cara a cara com um homem chamado Boaz. 


Quando ela foi colher em seu campo, ela entrou no campo da graça.


Boaz é uma imagem clara do Senhor Jesus Cristo. 

Suas ações em seu campo naquele dia nos mostram como o Senhor Jesus age em relação àqueles que estão em Seu campo, a igreja. 


Quero que consideremos Rute e Boaz hoje, pois os encontramos No Campo da Graça. 


Observe a imagem que Boaz pinta de Jesus e as lições que ele nos ensina sobre nosso Senhor! 


Versículo 1

E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.”


- Boaz: Significa "em quem há força". Ele é descrito como um homem valente e poderoso, indicando não apenas riqueza, mas também caráter e posição social.


- Parente: Importante no contexto da lei do levirato e da redenção de terras (Levítico 25:25; Deuteronômio 25:5-10).


Versículo 2

E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que me favorecer. E ela lhe disse: Vai, minha filha.”


- Rute, a moabita: Ressalta sua origem estrangeira e sua ousadia em buscar sustento.


- Ato de colheita: Segundo a Lei de Moisés, os pobres podiam colher as sobras nas colheitas 

(Levítico 19:9-10; Deuteronômio 24:19).


1. Seu presente é pessoal - 


2. Sua Presença é por Procuração - Embora Jesus esteja no céu hoje, Seu Espírito está sempre presente com a igreja - João 14:16-18 .

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

3. Sua Presença É Agradável - 

( Nota : A saudação graciosa entre Boaz e seus servos.) 


( Nota : Jesus nunca traz conflitos ou problemas, mas sempre o sopro do Céu e as brisas fragrantes da glória! - 

Sl 16:11 .11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.)


Versículo 3

Ela foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores

E aconteceu por casualidade que aquela parte do campo era de Boaz, que era da família de Elimeleque.”


- Por casualidade: Indica a providência divina na vida de Rute, guiando-a ao campo de Boaz.


Versículo 4

E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.”


- Saudação: Mostra o caráter piedoso de Boaz e a boa relação entre ele e seus trabalhadores.


Versículo 5

Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?”


- Curiosidade de Boaz: Ele nota Rute e se interessa por sua identidade.


Versículo 6-7

E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe


Disse-me ela: Deixa-me colher espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve na casa.”


- Identidade de Rute: Sua reputação como a nora leal de Noemi é reconhecida.


- Diligência: Rute é descrita como trabalhadora e determinada.


1. V. 5b Sua Percepção É Pessoal - ( Nota : Rute chamou sua atenção!) ( Nota : Jesus ama o indivíduo! 

Você chamou Sua atenção! Ele se importa com você! 

Jer. 31:3; Rom. 8:38-39 )


2. V. 6-7 Sua Percepção É Poderosa - ( Nota : Boaz sabia sobre seu passado, suas atividades e seus motivos.) 


( Nota : Jesus sabe tudo o que há para saber sobre nós, e ainda assim Ele nos ama e deseja estar conosco. Acho isso incrível!) 


( Nota : Ele nos chama de santos e sentimos muito. Ele nos chama de amigos e somos tão fracassados. Isso é graça, pura e simples!)


Versículo 8

Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui, porém aqui ficarás com as minhas moças.”


- Proteção e provisão: 

Boaz oferece segurança e aceitação a Rute.


 Versículo 9

Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; porventura não dei ordem aos moços que não te toquem

Quando tiveres sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.”


- Segurança: Boaz garante que Rute será protegida de qualquer assédio.


- Acesso à água: Gesto de grande hospitalidade e inclusão.


8-9a Sobre a firmeza de Rute - Ela é ordenada a recolher somente em seus campos. Rute não sabe, mas Boaz tem planos para cuidar dela. 

Se ela permanecer em seu campo, ela desfrutará do melhor que ele tem a oferecer. 


( Nota : O mesmo é verdade para o filho de Deus. Se permanecermos fiéis em Seu campo, Ele nos abençoará além dos nossos sonhos mais loucos. 


A razão pela qual tantos perdem o melhor do Senhor para suas vidas é que eles recolhem aqui e ali e nunca se acomodam e fazem da vontade do Senhor sua prioridade número um! 


Não podemos recolher aqui e ali e esperar que Deus nos abençoe! Deus está procurando por mordomos fiéis - 

1 Cor. 4:2 .)


V 9b Sobre a Segurança de Rute - Boaz ordenou aos homens que a deixassem em paz. Boaz está se certificando de que ninguém tire vantagem injusta de Rute. 


Ele está dizendo a ela para não se preocupar, ele cuidou dos detalhes para ela. Ela pode confiar nele para cuidar dela. 


( Nota : Que lição para a igreja! Podemos confiar em nosso Senhor para cuidar de nós! Ele está mais preocupado com nosso bem-estar do que nós, Rom. 8:28; 2 Cor. 4:17 .)


V 9c Sobre o suprimento de Rute - Boaz garante que ela saiba que ele tem tudo o que ela precisa para ficar satisfeita. Ela nem precisou trabalhar para conseguir nada disso! 


( Nota : Assim é com os filhos do Senhor. Ele tem tudo o que precisamos para ficarmos satisfeitos enquanto caminhamos por este mundo. 


Se ao menos aprendêssemos a nos apropriar daquilo que Ele já nos forneceu! Jesus tem e é tudo o que precisamos! 


Ele é descanso para os cansados, Mt 11:28 , Sl 23:2-3 . 

Ele é refrigério para os sedentos, João 7:37, Sl 23:2 . 


Ele é alimento para os famintos, João 6:35 ; Sl 23:5 . 

Ele é cura para os feridos, Sl 23:5 . 


Ele é esperança para os desanimados, Sl 23:5-6 . 

Ele é abrigo para os assustados, Sl 23:4 . 


Ele é tudo o que você precisa! Você já descobriu essa verdade? Ela está resumida no Salmo 23:1 - " O Senhor é meu pastor, nada me faltará. ")


 Versículo 10

Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra, e disse-lhe: Por que achei graça aos teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?”


- Humildade de Rute: Reconhece sua posição como estrangeira e expressa gratidão.


 Versículo 11-12

E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou tudo quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conheceste


O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.”


- Reputação de Rute: Boaz reconhece e elogia o sacrifício e a lealdade de Rute.


- Benção de Boaz: Ele invoca a bênção de Deus sobre Rute, reconhecendo sua fé e coragem.


 Versículo 13

E ela disse: Ache eu graça aos teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas criadas.”


- Gratidão de Rute: Ela expressa sua gratidão pela bondade e encorajamento de Boaz.


 Versículo 14

E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Chega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores; e ele lhe deu do grão tostado, e comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.”


- Inclusão na refeição: Boaz convida Rute a compartilhar a refeição, mostrando grande hospitalidade e aceitação.


- Abundância: Rute come até se fartar, um símbolo de provisão abundante.



 Conclusão


Sua Aceitação - Há algumas coisas que Boaz fez neste versículo que provam, sem sombra de dúvida, que Rute encontrou favor aos seus olhos.)


1. Ele sentou-se com ela - Ele a convidou para se juntar a ele na mesa de refeição e sentou-se perto o suficiente para passar o milho. 

Ele não se importava com o passado dela. Ela havia capturado seu coração. 


( Nota : Você não tem barreira entre você e o Senhor quando isso foi tratado na salvação. Você é levado a uma posição de proximidade com Ele. 


(João na última ceia - perto o suficiente para sentir o sopro do Senhor em sua cabeça, João 13:25 .) 

Ele se senta conosco hoje!)


2. Ele Ceou com Ela - Ele permitiu que ela molhasse o pão em seu vinagre. Esta foi uma refeição íntima! Isto fala de uma comunhão próxima. 


( Nota : há momentos na vida em que o Senhor "ceará " com Seus filhos, Ap. 3:20 . 

Ele deseja que estejamos perto Dele para que Ele possa preencher nossas vidas com o Seu melhor!)


3. Ele a Suficiente - Quando Rute deixou a mesa, ela estava satisfeita! 

( Nota : Não há necessidade de um filho de Deus não se realizar como crente. 

O Senhor providenciou todos os recursos de que precisamos para sermos preenchidos acima da medida com Sua bondade e glória. 


Nosso dever é receber o que Ele nos dá e aproveitar ao máximo! Já fomos abençoados ao máximo, Ef. 1:3 . 

Não há desculpa para derrota e insatisfação na vida cristã.)


O trecho de Rute 2:1-14 destaca temas de providência divina, lealdade, generosidade e inclusão. 


Boaz é apresentado como um homem de caráter piedoso que reconhece e recompensa a virtude de Rute. 


A passagem ilustra como Deus providencia para aqueles que confiam Nele e demonstra a importância da bondade e da hospitalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário