quarta-feira, 3 de julho de 2024

A Morte Morreu...(continuação)

 

Sobre a Natureza de um Fim em Geral e Algumas Distinções a Respeito

I. Definição de Fim


O fim de qualquer coisa é o objetivo que o agente pretende realizar por meio de uma operação adequada à sua natureza. É aquilo que qualquer um almeja e busca alcançar como algo bom e desejável na condição em que se encontra.


Por exemplo, o objetivo que Noé se propôs ao construir a arca foi a preservação de si mesmo e dos outros. De acordo com a vontade de Deus, ele fez a arca para proteger a si e sua família do dilúvio: "De acordo com tudo o que Deus lhe ordenou, assim o fez" (Gênesis 6:22).


Aquilo que o agente faz, ou pelo qual ele se aplica, para atingir seu objetivo proposto, é chamado de meio. Esses dois elementos - fim e meio - completam toda a razão de trabalhar em agentes intelectuais livres, referindo-se apenas àqueles que trabalham com um propósito claro. 


O fim é a causa motriz principal e inicial de todo o processo, direcionando a escolha ou eleição dos meios.


Por exemplo, Absalão planejou uma revolta contra seu pai para obter a coroa e o reino para si. Para isso, ele preparou cavalos e carros e recrutou cinquenta homens para correrem diante dele (2 Samuel 15:1). 

Além disso, por meio de belas palavras e persuasão, "ele roubou o coração dos homens de Israel" (versículo 6). Fingindo um sacrifício em Hebron, ele fez uma forte conspiração (versículo 12). Todos esses foram os meios que ele utilizou para atingir seu objetivo proposto.


II. Entre o fim e os meios existe uma relação mútua, onde ambos são causas um do outro, cada um influenciando e justificando a existência do outro. 

Nenhum agente se aplica a uma ação sem um fim determinado; sem esse objetivo, não haveria propósito em escolher um meio específico.


Por exemplo, os habitantes do antigo mundo, buscando unidade e coabitação, talvez com o objetivo de garantir sua segurança contra uma segunda catástrofe, disseram: "Vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue ao céu, e façamos um nome para nós mesmos, para que não sejamos espalhados pela face de toda a terra" 

(Gênesis 11:4). 

Primeiro, eles estabeleceram seu objetivo, e então, aplicaram os meios necessários para alcançá-lo.


É claro que toda a razão e método de trabalho que um sábio agente propõe a si mesmo são derivados do fim que ele visa. O início de toda ordem em operação é a intenção e invenção baseadas no objetivo.


Os meios são todas as coisas usadas para alcançar o fim proposto - como carne para a preservação da vida, um navio para cruzar o mar, ou leis para a manutenção da ordem na sociedade. 

Eles são a causa procuradora do fim, seja de uma maneira ou de outra. Sua existência é para os fins, e o fim tem sua origem neles, seguindo-os moralmente como seu deserto, ou naturalmente como seu fruto e produto.




II. Entre o fim e os meios existe uma relação mútua, em que ambos se causam reciprocamente. Sem um fim determinado, não haveria propósito para o trabalho do agente.


Nenhum agente realiza uma ação sem um propósito específico. Os habitantes do antigo mundo, desejando unidade e coabitação, e talvez com a intenção de garantir sua segurança contra uma segunda catástrofe, disseram: "Vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue ao céu, e façamos um nome para nós mesmos, para que não sejamos espalhados pela face de toda a terra" (Gênesis 11:4).


Primeiro, eles estabeleceram seu objetivo e, em seguida, aplicaram os meios necessários para alcançá-lo. 

É claro, portanto, que toda a razão e método de um trabalhador ou agente sábio são derivados do fim que ele visa; na intenção e invenção estão o início de toda a ordem em funcionamento.


Os meios são todas as coisas usadas para alcançar o fim proposto - como carne para a preservação da vida, um navio para cruzar o mar, ou leis para a manutenção da ordem na sociedade. Eles são a causa procuradora do fim, de uma maneira ou de outra. Sua existência é para os fins, e o fim tem sua origem neles, seguindo-os moralmente como um deserto ou naturalmente como fruto e produto.


Primeiro, em um sentido moral:


Quando a ação e o fim são avaliados em referência a uma regra moral ou lei prescrita ao agente, então os meios são a causa meritória do fim. Por exemplo, se Adão tivesse permanecido em sua inocência e obedecido à lei que lhe foi dada, o fim alcançado teria sido uma vida abençoada por toda a eternidade. Da mesma forma, o fim de qualquer ato pecaminoso é a morte, a maldição da lei.


Em segundo lugar, quando os meios são considerados apenas em sua relação natural, eles são a causa instrumentalmente eficiente do fim. 

Por exemplo, Joabe, ao pretender a morte de Abner, "feriu-o com sua lança sob a quinta costela, e ele morreu" 

(2 Samuel 3:27). 


Da mesma forma, quando Benaías, por ordem de Salomão, matou Simei, os ferimentos que ele infligiu foram a causa eficiente da morte de Simei (1 Reis 2:46). 


Nesse aspecto, não há diferença entre o assassinato de um homem inocente e a execução de um infrator; mas quando considerados sob uma perspectiva moral, seus fins seguem seus merecimentos em conformidade com a regra moral, criando assim um grande abismo entre eles.


Sobre a Natureza de um Fim em Geral e Algumas Distinções a Respeito


I. O Fim e os Meios em Geral


O fim de qualquer coisa é aquilo que o agente pretende alcançar através da sua operação, que é adequada à sua natureza. 

É o que qualquer um almeja e considera como algo bom e desejável em seu estado e condição. 

Por exemplo, o objetivo de Noé ao construir a arca era a preservação de si mesmo e dos outros, de acordo com a vontade de Deus, como está escrito: "De acordo com tudo o que Deus lhe ordenou, assim o fez" (Gênesis 6:22).


O que o agente faz para atingir seu objetivo é chamado de meio; estes dois, fim e meio, completam toda a razão do trabalho em agentes intelectuais livres. 

A escolha ou eleição é a primeira e principal causa motriz do todo. Assim, Absalão pretendia uma revolta contra seu pai para obter a coroa e o reino para si mesmo. 


Ele "preparou cavalos e carros, e cinquenta homens para correrem diante dele" (2 Samuel 15:1); além disso, por meio de belas palavras e glamourosa concordância, "ele roubou o coração dos homens de Israel" (versículo 6), fingindo um sacrifício em Hebron, onde faz uma forte conspiração (versículo 12). 

Todos esses foram os meios que ele usou para atingir seu objetivo.


II. A Relação Entre Fim e Meio


Entre o fim e o meio, existe uma relação em que eles são mutuamente causas um do outro. Nenhum agente se aplica à ação sem ter um fim em vista, que determina todo o trabalho. 


Os habitantes do velho mundo, desejando unidade e coabitação, talvez com algumas reservas para garantir sua segurança contra uma segunda tempestade, disseram: "Vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue ao céu e vamos fazer-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra" (Gênesis 11:4). 


Primeiro, eles estabelecem seu objetivo e então utilizam os meios que julgam adequados para alcançá-lo.


Os meios são todas aquelas coisas usadas para atingir o fim proposto - como carne para a preservação da vida, navegar em um navio para atravessar o mar, e leis para a continuidade pacífica da sociedade humana. 

Eles são a causa eficiente do fim, tanto de um tipo quanto de outro. 


Sua existência serve ao fim, e o fim tem sua origem neles, seguindo-os moralmente como seu deserto, ou naturalmente como seu fruto e produto.


III. Fim e Meio em Sentido Moral e Natural


Em um sentido moral, quando a ação e o fim são considerados em relação a uma regra moral ou lei prescrita ao agente, os meios são a causa meritória do fim. 


Por exemplo, se Adão tivesse continuado em sua inocência e seguido a lei que lhe foi dada, o fim obtido teria sido uma vida abençoada por toda a eternidade. O fim de qualquer ato pecaminoso é a morte, a maldição da lei.


Em sentido natural, os meios são considerados apenas em sua relação instrumental eficiente ao fim. 

Por exemplo, Joabe, ao pretender a morte de Abner, "feriu-o com sua lança sob a quinta costela, e ele morreu" (2 Samuel 3:27). 


Quando Benaías, por ordem de Salomão, matou Simei, os ferimentos que ele infligiu foram a causa eficiente da morte de Simei (1 Reis 2:46). 


Nesse aspecto, não há diferença entre o assassinato de um homem inocente e a execução de um infrator, mas moralmente, seus fins seguem seus merecimentos em conformidade com a regra moral, criando assim um grande abismo entre eles.


IV. A Diversidade Entre Fim e Meio


A primeira consideração, em razão do defeito e da perversidade de alguns agentes, apresenta um duplo fim das coisas: do trabalho e do operário; do ato e do agente. 


Quando os meios atribuídos para a consecução de qualquer fim não são proporcionados a ele, nem adequados para ele, de acordo com a regra pela qual o agente deve trabalhar, pode ocorrer que ele almeje uma coisa e outra ocorra em relação à moralidade da obra. 


Por exemplo, Adão foi seduzido pelo desejo de ser como Deus; esse era seu objetivo ao comer o fruto proibido, o que resultou em culpa que ele não almejava. 


Mas quando o agente age corretamente, visando um fim adequado a ele e utilizando meios apropriados, o fim da obra e o do operário são o mesmo, como quando Abel ofereceu um sacrifício pela fé, aceitável a Deus.


V. Tipos de Meios


Os meios são de dois tipos: aqueles que têm uma verdadeira bondade em si mesmos, sem referência a outra coisa; e aqueles que não têm bondade em si mesmos, mas apenas como condutores para um fim. 


Os primeiros são bons em si mesmos, como o estudo, que é nobre em si, mas é considerado bom na medida em que conduz à sabedoria ou conhecimento. 


Os segundos recebem toda sua bondade do fim ao qual são destinados, como cortar uma perna para preservar a vida ou tomar uma poção amarga para a saúde.


VI. Aplicação ao Tema da Redenção


Com esses conceitos em mente, devemos acomodá-los ao tema da redenção. 

Precisamos considerar o agente que trabalha, os meios empregados e o fim alcançado na grande obra da nossa redenção. 

Esses três devem ser considerados ordenadamente e distintamente para que possamos compreender o todo.

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