quinta-feira, 11 de julho de 2024

Habacuque: CONFIANÇA PLENA NA CRISE

 

As circunstâncias mudam, Deus nunca muda


HABACUQUE 3.17-19: 


O livro de Habacuque foi escrito em um cenário de apostasia, julgamento e dificuldades inacreditáveis. 
Foi escrito durante um tempo em que Jeoiaquim, o rei deJudá levou o povo de volta à idolatria e para longe do Senhor.   

Como resultado, Deus está se preparando para julgar a nação. Habacuque está tendo problemas para entender por que Deus usaria uma nação pagã como Babilônia para punir Seu povo.   

Ele não consegue entender por que Deus simplesmente não purga seus pecados e os atrai de volta para Si mesmo e para a justiça.

Habacuque é muito parecido com Jó.   
Ele argumenta seu caso, mas no final, ele percebe que Deus não deve ser adorado meramente por causa das bênçãos temporais, materiais e físicas da vida, mas simplesmente por Quem Ele é.

Habacuque tinha motivos para se preocupar, mas ele escolheu ser grato em vez disso!

Habacuque está dizendo: “ Eu certamente não entendo tudo o que está acontecendo, mas vou agradecer a Deus de qualquer maneira! ”


CONFIANÇA PLENA NA CRISE 


Você tem tido lutas? 
Em meio a essas lutas, 
Deus é o alvo de sua fé, confiança?

Habacuque 3.17-19.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento

ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado

Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação

O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervase me fará andar sobre as minhas alturas.” 
(Habacuque 3:17-19 ACF)

(Mesmo que faltem figos, uvas, azeitonas, trigo, ovelhas e gado, ainda assim louvo jubilantemente ao Eterno. Pulo de alegria diante de Deus, meu Salvador. Com a certeza do triunfo do governo do Eterno, sinto-me fortalecido e encorajado, correndo como um cervo e sentindo-me o rei do mundo!)


  HABACUQUE UM PROFETA EM CRISE

Mas...Que é crise? 

Crise, segundo o dicionário, pode ser: 

“episódio desgastante, complicado; situação de tensão, disputa, conflito”… 

crise pode ser “estado de súbito desequilíbrio ou desajuste nervoso, emocional”… 

crise pode ser “eventual manifestação repentina de um sentimento, agradável ou desagradável… 

crise pode ser “estado de incerteza, vacilação ou declínio” etc...

Sim, é verdade, o mundo está em crise. 

Porém, Homens e mulheres de Deus entram em crise?

1João 5.4-5 
Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé

Quem vence a batalha contra o mundo 
[contra a dúvida, a hostilidade e a sedução do mundo]? 
Somente quem crê que Jesus é o Filho de Deus.


O profeta Habacuque escreve palavras que nos levam a refletir na seguinte pergunta: 

“O quanto temos confiado [se é que temos confiado] verdadeiramente em Deus?”.

D. L. Moody¹, escreveu que: 

“A menção da figueira, da videira, da oliveira, dos cereais e dos rebanhos abrange toda a linha dos produtos agrícolas dos quais a nação [de Israel] dependia”.

Habacuque nos mostra que a confiança [fé] em Deus deve ser firmada Naquele que é a rocha da nossa salvação, 

AINDA QUE nada saia como sonhamos ou planejamos. 

Habacuque exalta a soberania de Deus em cumprir seus planos, mesmo que isso signifique que os nossos serão frustrados.


1. As dificuldades são reais e inevitáveis (v. 17-18)

No que se diz respeito a vida cristã, a verdade é que as dificuldades virão, 

e as veremos com mais clareza, já que fomos “vivificados por Cristo” 

(Efésios 2.1,2). 
E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;


O que realmente era mais importante para Israel?

Seu sucesso nas plantações ou a confiança no propósito do Senhor.

Imagine agora...seus planos serem frustrados...algo que você tanto desejou, e, quando estava a ponto de conquista-lo...

Um imprevisto vem...e encerra naquele momento seu sonho...

Qual seria sua reação?

Como um crente fiel, você diria com Habacuque: 

todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação” 
(v. 18). 

                   SERÁ? 
Provavelmente, não. 
Quando os planos de Deus contrariam os nossos planos, a tendência sempre será reclamar. 

E muitas, vezes como crianças mimadas, esperniariamos...

Mas, Habacuque nos ensina a descansar nos braços do Eterno...

Nos braços daquele que governa todas as coisas. 

Habacuque confiava que, mesmo que nada desse certo [aos seus olhos], ele permaneceria confiando e exaltando ao Deus que o salvou. 

 Ainda que as adversidades da vida surjam sem avisar, e ainda que não consigamos aquilo que tanto planejamos...

Ainda que algum ente querido venha a óbito, nós precisamos sempre declarar: 

Eu Exultarei No Deus Da Minha Salvação”. 

Nenhuma circunstância altera nada a beleza da santidade de Deus. 

Tragédias e catástrofes não fazem de Deus um ser mal. 
Em todas as situações, Deus é bom. 

Precisamos aprender a ver propósito em tudo o que aconteça, ainda que isso esteja fora de alcance da nossa compreensão.


2. Deus nos capacitará para todas as situações, por isso, confiemos cegamente nele

Dizer da boca pra fora “O Senhor É A Minha Fortaleza” qualquer um faz. 

O que falamos deve estar em perfeita Harmonia, com aquilo que vivemos. 

Habacuque declara que o Senhor é a Sua fortaleza, deu-nos um exemplo de como isso funciona na vida diária. 

Ele diz: “fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (v.19). 

O que isso significa? 

“A corça era um animal típico da região, de faro apurado, que sentia o cheiro da grama e de água, à distância. 

Quando tudo estava seco, sem grama e sem água, ela captava a sua existência. 

Geralmente, nos lugares altos, no topo dos montes, onde o orvalho era mais forte. 

Com patas fortes e ágeis, ela escalava a montanha e encontrava o alimento”².

O profeta não diz que Deus o livrará das adversidades futuras, mas afirma que Deus lhe daria o necessário para passar por essas dificuldades. 

Deus estará sempre no mesmo lugar, assentado em seu trono, reinando soberanamente. 

Quando as adversidades surgem como um rolo compressor pra cima da gente, corramos rapidamente para os braços do grande Rei.

Pois em, Yeshua, temos um abrigo seguro.

Deus não nos dá uma vida ausente de problemas. 

Mas, nos dá força e nos capacita para enfrentarmos qualquer situação. 

Não é porque somos aceitos por Cristo Jesus, que Deus nos livrará da “seca”; 

Crise vem para justos, e injustos

Aproveitemos esses momentos de seca para nos despirmos de nós mesmos, buscando, à semelhança de Cristo e afirmar: 

Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, 
não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26.39 ACF).

Só nos mantemos de pé porque o Senhor nosso Deus nos deu pés como os da corça, então, escalamos os montes mais altos, afim de encontrarmos ali alimento para nossa alma. 

Deus não diminui as montanhas, 
Ele nos capacitou a subi-la.

Nossa confiança deve estar concentrada em Deus. 

Ele nos dará força para prosseguir. 

Fuja da idolatria. 

Não confie em sua própria fé ou em sua oração, 

Confie Naquele que é o Autor da nossa fé e que, 
por Sua graça, ouve a nossa oração. 

O poder está no Rei e não em coisas.

O segredo do viver, do vencer, é confiar em Cristo, nunca duvidar!”. 

Quem confia no Senhor, também terá carências na vida. 

Não necessariamente econômicas, mas: 
afetivas, emocionais, nas relações.

Mas tem uma certeza: há grama e água na escassez. 

Deus lhe dará pés e pernas fortes.”

Paremos de reclamar e comecemos a confiar no Soberano e Todo-Poderoso Deus.

Que Ele nos ajude e nos ensine a confiar cegamente nele. 

SALMOS 20:7-9

Uns confiam em carros e outros em cavalos, 
mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus

Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé

Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.



Isaías 49:14-16 – Ele não pode nos negar!

14 Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim.

15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.



GRAÇAS A DEUS, SUA SALVAÇÃO NUNCA CESSA  

GRAÇAS A DEUS, SUA FORÇA NUNCA DESAPARECE 

Deus capacita Seus filhos a permanecerem firmes quando suas próprias forças falham; portanto, podemos ser gratos de qualquer maneira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário