segunda-feira, 28 de julho de 2025

O Falso Messias – Uma Análise Profunda de Apocalipse 13:1-18

Ha'Mashiach Hasheker: O Falso Messias – Uma Análise Profunda de Apocalipse 13:1-18

A confrontação entre o Bem (Tov) e o Mal (Ra) é uma realidade eterna, e no livro de Hitgalut (Apocalipse), somos apresentados à figura do Mashiach Hasheker (o Falso Messias, comumente traduzido como Anticristo), o principal agente do Satan nos Acharit Hayamim (últimos dias).

Embora já derrotado, o Satan continua sua perseguição à Kehilah (Igreja) com fúria. Ele, que desde o princípio almejou imitar a Ha'Shem (Deus), manifesta essa pretensão em suas contrafações malignas: o Tanin (Dragão, imitando Ha'Av – o Pai), a Chaya (Besta) que emerge do mar (o Mashiach Hasheker, imitando Yeshua Ha'Mashiach – Jesus Cristo – em sua encarnação, morte e falsa ressurreição), e a Chaya que emerge da terra (o Navi Sheker – Falso Profeta, imitando o Ruach HaKodesh – Espírito Santo – ao direcionar a adoração à primeira besta).

Além disso, a Zonah Gedolah (Grande Meretriz), a falsa comunidade religiosa, espelha a Ishah Ha'Shamayim (Mulher Celestial), a Kalah (Noiva) do Cordeiro. Sempre que um poder civil despótico se une a uma Dat Sheker (religião falsa), observamos uma reprodução dessas duas bestas.

O Sod Ha'Avel (mistério da iniquidade) já opera (2 Tessalonicenses 2:7), mas o Mashiach Hasheker, como pessoa que encarnará o poder dos reinos ímpios e toda a força do Satan, surgirá em um breve período no fim dos tempos. A Torá (instrução divina, referindo-se à Bíblia como um todo) descreve esse tempo de várias formas: a Mered (apostasia, 2 Tessalonicenses 2:3), a Tzara Gedolah (Grande Tribulação, Mateus 24:21-22), a revelação do Ish Ha'Avel (homem da iniquidade, 2 Tessalonicenses 2:3) e o "pouco tempo" do Satan (Apocalipse 20:3).


Panim Rabbot Shel Ha'Mashiach Hasheker Ba'Ketuvim: As Várias Facetas do Falso Messias na Escritura

A figura do Mashiach Hasheker se desdobra em diversas passagens bíblicas, cada uma revelando uma faceta desse adversário.

Sefer Daniel: No Livro de Daniel

Daniel oferece as primeiras visões do Mashiach Hasheker, inicialmente como impérios e depois como uma figura pessoal:

  • Malchuyot Resha'im (Impérios Malignos, Daniel 7:1-6, 17-18): O Mashiach Hasheker é representado por quatro reinos – o Aryeh (leão, Babilônia), o Dov (urso, Medo-Pérsia), o Namer (leopardo, Grécia) e a Chaya Nora'ah (besta terrível, Roma).

  • Keren Katan (O Pequeno Chifre) e Antiochus Epiphanes (Daniel 7:21, 25): Antíoco Epifanes, que profanou o Beit HaMikdash (Templo), é um precursor histórico do Mashiach Hasheker, demonstrando a inclinação para a blasfêmia e a perseguição.

Torat Yeshua: No Ensino de Jesus

Yeshua também aponta para o Mashiach Hasheker, com um olhar tanto histórico quanto escatológico:

  • Tito Ve'Hurban Yerushalayim (Tito e a Destruição de Jerusalém, Mateus 24:15-20): O imperador romano Tito, que destruiu Jerusalém e seu Templo em 70 d.C., é visto como um cumprimento parcial da profecia, mostrando a semente da Shikutz Shomem (abominação da desolação).

  • Demut Escatologit (Personagem Escatológico, Mateus 24:21-22): Contudo, Yeshua claramente indica um personagem escatológico, a quem se refere como "a abominação da desolação", apontando para um cumprimento final e mais intenso.

Iggerot Yochanan: Nas Cartas de João

Yochanan (João) detalha a natureza e a presença do Mashiach Hasheker:

  • Hagdarah (Definição): A palavra "Anticristo" pode significar tanto "substituto de Cristo" quanto "rival de Cristo", enfatizando sua oposição e imitação.

  • Mashma'ut Bilti Ishit Ve'Ishit (Sentido Impessoal e Pessoal): Yochanan usa o termo tanto em sentido impessoal (1 João 4:2-3), referindo-se a Ruchot (espíritos) que negam a encarnação de Yeshua, quanto em sentido pessoal (1 João 2:22; 2 João 7), indicando um indivíduo específico. Ele vê o Mashiach Hasheker como uma figura já presente através de um grupo de pessoas que sustentam heresias fatais.

  • Mekadmim Ve'Ha'Mashiach Hasheker Ha'Sofi (Precursores e o Anticristo Final, 1 João 2:18): Yochanan fala tanto dos "anticristos" que já existem quanto do Mashiach Hasheker que virá no fim dos tempos. Os anticristos presentes são precursores do Mashiach Hasheker final, a expressão máxima da oposição a Ha'Mashiach e sua Kehilah.

Teologia shel Sha'ul: Na Teologia de Paulo

Sha'ul (Paulo), em 2 Tessalonicenses 2:1-12, descreve o Mashiach Hasheker como o Ish Ha'Chet (homem do pecado):

  • Hofaa'h (Surgimento): Ele emergirá da Mered Gedolah (grande apostasia, v. 3).

  • Teva Ishi (Natureza Pessoal): Será uma pessoa real (v. 3).

  • Moter Adonai (Objeto de Adoração): Exigirá adoração para si mesmo (v. 4).

  • Nissim Sheker (Falsos Milagres): Realizará Otot U'Mofetim Shel Sheker (sinais e prodígios da mentira, v. 9).

  • Hagbalah (Restrição): Sua revelação só acontecerá após a remoção "daquilo" e "daquele" que o detém (v. 6, 7).

  • Hafsada Sofit (Derrota Final): Será aniquilado por Ha'Mashiach em sua vinda (v. 8).


Tiyur shel Ha'Mashiach Hasheker Be'Hitgalut 13:1-18: A Descrição do Falso Messias em Apocalipse 13:1-18

O capítulo 13 de Hitgalut nos dá uma visão vívida do Mashiach Hasheker, conhecido como a "besta que emerge do mar".

1. Aliyato Be'Toch Chaos: Sua Ascensão em Meio ao Caos (v. 1)

A besta que emerge do mar simboliza as multidões, nações e povos em sua turbulência político-social (Apocalipse 17:15). Sua ascensão indica que ele surgirá de um mundo em desespero, marcado por:

  • Ra'ashim Gedolim Ve'Magefot (Grandes Convulsões Naturais): Terremotos, epidemias e fomes.

  • Tzara'ah Hevratit (Convulsão Social): Guerras e rumores de guerras, reinos contra reinos.

  • Chosser Menucha Datit Amok (Profunda Inquietação Religiosa): Brotará da Mered Gedolah, onde ensinos de demônios e falsos mestres serão aceitos com entusiasmo.

  • Pitron Sheker (Falsa Solução): Ele oferecerá soluções para os problemas mundiais, seduzindo as pessoas com seu poder e prometendo uma falsa paz, ecoando a observação do historiador Arnold Toynbee de que o mundo "está pronto para endeusar qualquer novo César que consiga dar à sociedade caótica unidade e paz".

  • Chosser Tesumah Le'Din Elohim (Desatenção ao Juízo Divino): As pessoas viverão como nos dias de Noach (Noé), alheias aos sinais dos tempos.

Essa figura do Mashiach Hasheker, seja como os imperadores despóticos do passado ou o governante escatológico, seduzirá as nações com seu poder. Ele é o Keren Katan de Daniel, o Ish Shomem (homem de desolação) de Yeshua, o Ish Ha'Avel de Sha'ul e a Chaya que emerge do mar de Yochanan – todos apontam para a mesma entidade.

2. Gilum Koach Ha'Malchuyot Ha'Avot: Incorporando o Poder dos Impérios Passados (v. 2)

O Mashiach Hasheker reunirá em si a ferocidade do Aryeh (Babilônia), a força do Dov (Medo-Pérsia) e a velocidade do Namer (Grécia), além da imponência do império romano. Ele será a encarnação do poder perseguidor do Satan, manifestando a plenitude da maldade e da conquista.

3. Po'el Bi'Koach Ha'Satan: Agindo Pelo Poder de Satan (v. 2-4; 2 Tessalonicenses 2:9-10)

O Satan dará ao Mashiach Hasheker "o seu poder, o seu trono e grande autoridade". Isso se manifestará de diversas formas:

  • Nes Hashlamah shel Tkumat HaMetim (Milagre Simulacro da Ressurreição, v. 3, 12, 14): Um ato sobrenatural, um falso milagre de "ressurreição" (talvez ecoando a lenda de Nero redivivo), que o distinguirá como uma figura mística e poderosa. Isso permitirá que o Satan "governe em pessoa" através dele, tornando o Mashiach Hasheker uma encarnação satânica.

  • Otot U'Mofetim Gedolim (Grandes Sinais e Prodígios, 2 Tessalonicenses 2:9-10): Ele realizará milagres enganosos para seduzir uma sociedade ávida por sinais.

  • Hora'ot Sheker (Falsos Ensinos, 2 Tessalonicenses 2:11): Disseminará doutrinas de demônios, pavimentando o caminho para a sua chegada através do misticismo, sincretismo e da aversão à Doktrina Brisat (sã doutrina).

  • Memshala Universalia Ve'Achzarit (Governo Universal e Cruel, Apocalipse 13:7, 16-17): Seu domínio será global, sobre "cada tribo, povo, língua e nação", e será implacável, culminando em um controle totalitário da economia e da vida das pessoas.

  • Koach Bilti Nitla'ah (Poder Irresistível, v. 4): Será percebido como invencível, levando à pergunta: "Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?". Ele blasfemará contra Ha'Shem e perseguirá a Kehilah, mas os Kedoshim (santos) o vencerão através do martírio (Apocalipse 12:11).

4. Motza shel Adonai Universali: Objeto de Adoração Universal (Apocalipse 13:3, 4, 8, 12; 2 Tessalonicenses 2:4)

A adoração ao Mashiach Hasheker é, na verdade, adoração ao Satan. Este será um período de grande Mered, onde o humanismo idolátrico — o endeusamento do homem — e o crescimento do ocultismo e do esoterismo preparam o mundo para a aceitação de um "grande líder mundial".

  • Hitnagdut Le'Chol Adonai Acher (Oposição a Toda Outra Adoração): Ele se oporá a tudo o que se chama Deus, usurpando a honra e a glória devidas somente ao Criador, imitando a prática dos imperadores romanos que exigiam culto a si mesmos.

  • Adonai Universali Ve'Ot Ha'Chaya (Adoração Universal e a Marca da Besta): "Todos os que habitam sobre a terra" o adorarão, exceto aqueles cujos nomes estão escritos no Sefer Ha'Chaim (Livro da Vida). O Satan imitará a Ha'Shem selando seus seguidores com a "Ot Ha'Chaya" (marca da besta, Apocalipse 13:16-18), garantindo que somente existam duas "comunidades" na terra: a fiel e a apóstata.

  • Redifut Achzarit (Perseguição Cruel): Aqueles que se recusarem a adorá-lo enfrentarão a morte, tornando a Kehilat Ha'Mashiach uma Kehilah Martyrs (igreja mártir, Apocalipse 13:7, 15).

5. Hitnagdut Gluyah Le'Elohim Ve'La'Kehilah: Oposição Aberta a Deus e à Igreja (Apocalipse 13:6, 7; 2 Tessalonicenses 2:4)

O Mashiach Hasheker será um adversário implacável de Ha'Shem e de seu povo:

  • Giduf Neged Elohim (Blasfêmia Contra Deus): Proferirá palavras contra o Altíssimo, buscando ridicularizar o nome de Deus e negando a Shilush (Trindade, 1 João 2:22).

  • Redifut Ha'Kehilah (Perseguição à Igreja): Fará guerra contra os Kedoshim e prevalecerá por um tempo, buscando mudar os tempos e a lei (Daniel 7:25). Esse será o período mais intenso da Tzara Gedolah, onde a fidelidade a Ha'Shem será provada ao extremo.

6. Nitmad Be'Yedey Ha'Navi Sheker: Apoiado Pelo Falso Profeta (Apocalipse 13:11-18; 16:13; 19:20)

A segunda besta, o Navi Sheker, é a "mente do Satan", agindo no campo religioso para promover a adoração da primeira besta.

  • Pituim Al Yad Ha'Nisref (Sedução Pelo Sobrenatural): Enquanto a primeira besta se destaca pelo poder político, a segunda opera por meio de Nissim Gedolim (grandes milagres, v. 13-15), enganando o mundo a adorar o Mashiach Hasheker.

  • Shlitah Totalitarit (Controle Totalitário): O Navi Sheker usará o controle (político, religioso e econômico) para garantir a adoração. A recusa em adorar a primeira besta resultará em morte (v. 15b).

  • Hotam Muvhak (O Selo Distintivo): Aqueles que adoram a besta receberão uma Ot (marca, Apocalipse 13:16), diferenciando-os dos que receberam o Hotam Elohim (selo de Deus). A escolha será entre a Chayei Olam (vida eterna) com Ha'Mashiach ou a Avadon Olam (perdição eterna) com a besta.


Hofaat Ha'Mashiach Hasheker U'Nefilato: A Manifestação e a Queda do Falso Messias

Mesmo com sua ascensão e poder, a Ketuvim (Escritura) revela as limitações do Mashiach Hasheker e sua derrota final.

1. Hishtalmut Ve'Gilui Atidi: Sua Dissimulação e Futura Revelação (2 Tessalonicenses 2:6-8)

Sha'ul explica que o Mashiach Hasheker está sendo detido por "algo" (a Torah) e "alguém" (aquele que faz a lei ser cumprida). Sua revelação ocorrerá em "Et Matayim" (ocasião própria), quando a Mered e a rejeição de normas e absolutos pavimentarem o caminho para sua aparição como o "Ish Bilti Chok" (homem da ilegalidade).

2. Mispar Giluyo: O Número de Sua Identificação (Apocalipse 13:18; 2 Tessalonicenses 2:3)

O número 666 é a marca do Mashiach Hasheker. Enquanto o Sheva (sete) representa a perfeição divina, o Shesh (seis), sendo imperfeito e incompleto, simboliza o homem, o fracasso. O 666, portanto, representa a plenitude da imperfeição e a consumação da maldade humana. Ao longo da história, governos totalitários e religiões falsas têm sido precursores do Mashiach Hasheker final, que será uma pessoa — o Ish Ha'Avel, o Ben Ha'Avadon (filho da perdição), a Shikutz Shomem.

3. Hagbalat Ha'Mashiach Hasheker: A Limitação do Falso Messias (Apocalipse 13:5)

Apesar de seu poder, o Mashiach Hasheker é limitado:

  • Koach Mugbal (Poder Limitado): Ele pode matar os Kedoshim, mas não vencê-los (Apocalipse 12:11; 20:4). Os fiéis escolherão a morte à Mered, vencendo a besta (Apocalipse 15:2) e não temendo aquele que só pode matar o corpo.

  • Zman Mugbal (Tempo Limitado): Seu reinado é por um tempo determinado (Arba'im Ushnayim Chodesh – 42 meses, Apocalipse 13:5). Quando seu tempo acabar, ele será lançado no Agam shel Esh (lago de fogo, Apocalipse 19:20).

4. Churban Shelemah: Sua Total Destruição (2 Tessalonicenses 2:8)

A derrota do Mashiach Hasheker é certa e completa:

  • Ne'elam Al Yedei Ha'Mashiach (Aniquilado Por Cristo): Yeshua o destruirá com o Nishmat Piv (sopro de sua boca) e a manifestação de sua vinda (2 Tessalonicenses 2:8). Ele será quebrado "sem esforço de mãos humanas" (Daniel 8:25).

  • Din Sofi (Julgamento Final): Seu domínio será tirado e ele será lançado no Agam shel Esh (Apocalipse 19:20), juntamente com o Navi Sheker.

  • Nitzachon Ha'Kehilah (Vitória da Igreja): A Kehilah selada por Ha'Shem (Apocalipse 9:4) preferirá a morte à Mered, vencendo assim o Tanin e o Mashiach Hasheker (Apocalipse 12:11). Aqueles cujos nomes estão no Sefer Ha'Chaim não o adorarão (Apocalipse 13:8) e reinarão com Ha'Mashiach para sempre.

Este estudo revela a seriedade da figura do Mashiach Hasheker, mas também a soberania de Ha'Shem e a vitória final de Ha'Mashiach sobre as forças das trevas. Como podemos nos preparar para esses tempos e permanecer fiéis?

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