sábado, 25 de outubro de 2025

Efésios Capítulo 3 - A Revelação do Mistério

 Shalom! Prossigamos no estudo da Carta de Paulo aos Efésios. Se no Capítulo 2 exploramos a nossa Redenção (da morte à vida) e a nossa Reconciliação (judeus e gentios em um corpo), o Capítulo 3 nos revela o Mistério (Sod) desta união e a grandiosidade da oração de Paulo pela capacitação da Kehilá (Igreja).

MERGULHEMOS no Capítulo 3 de Efésios, verso por verso.


Efésios 3: O Mistério de Yeshua e o Poder da Revelação

Versículos 1-13: A Revelação do Mistério da Unidade (Sod)

Efésios 3:1: “Por esta causa, eu, Paulo, o prisioneiro de Jesus Cristo por amor de vós, gentios,”

Analisando: Paulo (Sha'ul) começa a orar (o que ele só completa no v. 14), mas se interrompe para dar uma profunda explicação. Ele se identifica não como prisioneiro de Roma, mas como “prisioneiro de Jesus Cristo”. Esta é uma leitura espiritual de sua situação: seu encarceramento fazia parte do plano de Hashem para levar a revelação aos “gentios”. Ele via sua aflição como um serviço messiânico.

"Sua maior dificuldade pode ser o cenário de sua maior revelação. Paulo provou que a prisão não prende o Propósito de Deus."

Efésios 3:2: “se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;”

Analisando: O termo “dispensação” (oikonomia) refere-se à administração ou mordomia de um lar. Paulo recebeu de Hashem a “mordomia da graça” com uma ênfase especial nos gentios. Sua missão era gerenciar e comunicar esta Chesed (graça) divina.

Efésios 3:3-4: “como me foi revelado o mistério (conforme vos escrevi um pouco antes, de que, ao lerdes, podeis compreender o meu conhecimento no mistério de Cristo),

Analisando: Paulo insiste que sua compreensão não veio de escolas rabínicas, mas por “revelação” divina. O tema central é o “mistério de Cristo”. Este Sod (segredo) não é algo completamente novo, mas algo que estava oculto no Tanach (Escrituras Hebraicas) e foi agora desvendado. Ao ler a carta, os crentes poderiam “compreender o meu conhecimento”.

Efésios 3:5: “o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora foi revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas:”

Analisando: O mistério não era completamente desconhecido (estava nas Escrituras), mas não havia sido “manifestado” com tamanha clareza. Ele agora foi revelado plenamente aos líderes da Kehiláapóstolos e profetas – por meio do Espírito Santo (Ruach HaKodesh).

Efésios 3:6: “a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;”

Analisando: Este é o Mistério! Não é que os gentios seriam salvos (isso já estava profetizado, como em Isaías 49:6), mas que eles seriam “co-herdeiros” (synklēronomos), “de um mesmo corpo” (syssōmos) e “participantes da promessa” (symmetochos) juntamente com Israel, sem terem que se tornar judeus ou passar pelas barreiras da antiga inimizade. A parede de separação (Cap. 2) foi derrubada para formar uma unidade (Echad).

Conectando (Torá/Profetas): Este mistério cumpre a visão de que todas as famílias da terra seriam abençoadas em Avraham (Gênesis 12:3), mas de uma forma que ninguém esperava: através da incorporação direta e igualitária no corpo do Messias.

Efésios 3:7: “do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.”

Analisando: Paulo se reconhece como “ministro” (diakonos - servo), um ofício que lhe foi dado como um “dom da graça de Deus”. Sua capacitação para cumprir essa missão veio pela “operação do seu poder” (o mesmo poder da ressurreição, como vimos no Cap. 1).

Efésios 3:8: “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,”

Analisando: Paulo, com humildade, refere-se a si mesmo como o “mínimo” (elachistoteros - o menor de todos), talvez lembrando sua perseguição à Kehilá. No entanto, foi a ele que Hashem confiou a graça de pregar o “Evangelho” (Boas Novas) aos gentios, revelando as “riquezas incompreensíveis de Cristo”.

Efésios 3:9: “e demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo,”

Analisando: O desejo de Paulo é “demonstrar” (tornar claro) o plano de “comunhão do mistério” – a unidade de judeus e gentios no Messias. Este plano é eterno, pois estava “oculto em Deus, que criou todas as coisas”. A criação e a redenção são interligadas e têm Yeshua como o Agente e o Centro.

Efésios 3:10: “para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja notificada aos principados e potestades nos céus,”

Analisando: Um versículo de imensa profundidade! O propósito da Kehilá (Igreja) não é apenas para os crentes. Por meio dela, a “multiforme sabedoria de Deus” (polypoikilos sophia - a sabedoria de muitas cores, infinitamente variada) é ensinada e “notificada” (proclamada) aos “principados e potestades” (as hierarquias angelicais e demoníacas).

"A Igreja não é apenas um lugar de reunião; é uma sala de aula cósmica! Seu convívio com os outros crentes ensina aos anjos e demônios a indescritível e multiforme sabedoria de Deus."

Efésios 3:11-12: “segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela fé nele.

Analisando: O plano de unidade (v. 10) é o “eterno propósito” de Hashem. O resultado prático para o crente é que, por meio do Messias, temos “ousadia” (parrhesia - liberdade de falar abertamente, sem medo) e “acesso com confiança” (prosagōgē - introdução na presença real de um rei) ao Pai. Esta liberdade é a antítese do medo e da distância da Torá no Sinai.

Efésios 3:13: “Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória.”

Analisando: Paulo conclui a digressão pedindo que os efésios não se “desanimem” por causa de seu sofrimento. Ele os conforta dizendo que sua tribulação é, na verdade, a “glória” deles, pois confirma que a pregação do evangelho aos gentios, pela qual ele sofria, era genuína e central para o plano de D’us.


Versículos 14-21: A Oração de Intercessão pela Plenitude (Pleroma)

Efésios 3:14: “Por esta causa, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,”

Analisando: Paulo retoma a oração iniciada no v. 1. O ato de ajoelhar-se (kamptō ta gonata) não era a postura usual para a oração judaica (que era em pé), mas indica uma profunda humildade, fervor e súplica (como em Lucas 22:41).

Efésios 3:15: “do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,”

Analisando: Hashem é o Pai de toda a família – os seres celestiais (olam habá) e os terrestres (olam hazé). O nome (em grego, patria, que se relaciona com patēr - Pai) sugere que a fonte e o padrão de toda paternidade e família está Nele.

Efésios 3:16: “para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;”

Analisando: O primeiro pedido: Capacitação. Paulo ora para que o Eterno, conforme Sua infinita “glória” (Kavod), lhes conceda ser “corroborados com poder” (dynámei kratainō - ser fortalecido com poder intrínseco e força) pelo Espírito Santo no “homem interior” (o espírito e a alma, o centro da consciência e da vontade).

Efésios 3:17: “para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,”

Analisando: O objetivo do fortalecimento interior é que o Messias “habite” (katoikeō - estabelecer residência permanente, não apenas visitar) no coração do crente, o centro das decisões. A base e a atmosfera de crescimento são: “arraigados” (como uma planta) e “fundados” (como um edifício) “em amor” (Ahavá).

"Amai a D'us e ao próximo, pois esta é toda a Torá(Instruções). O amor é a raiz e o alicerce que permite ao Messias habitar plenamente em você."

Efésios 3:18: “possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade.”

Analisando: O segundo pedido: Conhecimento. Paulo ora por um conhecimento experiencial das dimensões do “Amor de Cristo”. Estas dimensões cósmicas (largura, comprimento, altura, profundidade) sugerem que o amor de Yeshua abrange toda a criação e toda a eternidade.

Efésios 3:19: “e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

Analisando: O amor de Yeshua é paradoxal: deve ser conhecido, mas “excede todo o entendimento” (gnōnai de hyperballon tēs gnōseōs agapēn). A meta final da oração é o “Pleroma” (plenitude, totalidade): ser “cheios de toda a plenitude de Deus”. Isso significa ser preenchido com a presença, o caráter e o poder de Hashem ao máximo da capacidade humana.

Efésios 3:20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”

Analisando: O final da oração é uma doxologia (expressão de louvor), um lembrete do Poder de Deus. Ele não apenas fará o que pedimos ou pensamos, mas “muito mais abundantemente além” (hyper ek perissou - ultra-abundantemente, excessivamente). Este poder de realizar o impossível é medido pelo “poder que em nós opera” (dynámis - o Espírito Santo).

"Deus não está limitado aos limites da sua oração ou ao tamanho da sua mente. Ele é capaz de realizar o 'impossível' se você apenas permitir que o poder Dele opere em você."

Efésios 3:21: “a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Analisando: A doxologia conclui com a destinação final: Glória (Kavod) a Hashem na Igreja (Kehilá), através do Messias Yeshua, eternamente.

Que o Senhor nos conceda a ousadia de conhecer as dimensões do Seu amor e sermos cheios da Sua Plenitude. Amém e Ken Yehi Ratzon (Assim seja a Sua vontade)!

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