domingo, 25 de setembro de 2011



                                             UM ESPÍRITO MAL       (Luiz Carlos Euzebio)

Diante de certas dificuldades de compreensão de alguns versículos, travamos a nossa mente, deixamos o raciocínio de lado, e tomamos conclusões precipitadas.

Eis um dos tais: I Samuel 16:14, onde o escritor diz que: um espírito mal saiu da parte do Senhor, para atormentar Saul.

Para os hebreus, qualquer visitação boa ou má, vinha de Deus. Ou seja, tudo que fugia ao controle da mente era atribuído a "um espírito", assim como tudo que era indefinido, estranho, e, incomum.

 Jó 1:21, 38:1-11---Deus responde a "nós Jós", de forma maravilhosa, mostrando a nossa finitude em contraste com a sua eternidade. Nós, meros mortais, criaturas finitas, não podemos compreender a infinita sabedoria de Deus.

João 9:23--Os judeus achavam possível, os pecados dos pais, passar para os filhos, baseados em Ex. 20:5; Jr. 31:29-30, Ez. 18:2-4. Mas, o Senhor Jesus nega este tipo de punição dos pais ou das vitimas.

Em João 11:39, o Senhor Jesus pede que a pedra seja removida, Marta responde que o corpo cheira mal, pois já é de quatro dias. Havia uma ideia geral no judaísmo, que a alma deixa o corpo três dias após a morte.
Se o milagre ocorresse no primeiro ou terceiro dia, claro, para os judeus não seria considerado milagre.

Olhando para a história de vida de Saul, dá-se a entender que, um espírito de desconfiança, de melancolia que beirava a loucura, invadiu seu espírito.
Provavelmente, Saul sofria de esquizofrenia. Rejeitado por Deus, e, abandonado por Samuel, cai em crises maníaco-depressivas.

Devemos tomar cuidado, pois, todo radicalismo intelectual cristaliza a inteligência e agride o bom senso. Muitas pessoas intelectuais ou não, quando aplaudidas são amáveis e educadas.
Porém, quando os fracassos e sofrimentos se encontram com elas, não conseguem suportar.

É tão fácil falar sobre os conflitos dos outros, mas, é tão difícil suportar os nossos.
Saul dominava sobre Israel, era o rei, mas não dominava seus próprios conflitos, perdas, fracassos e medos.

A vida do Senhor Jesus, foi de perdas, desafios, frustrações, e grandes sofrimentos; tinha tudo para ser deprimido, mas, ao contrário, era seguro. Podia ser o homem mais ansioso da terra, mas não era. Era sim, sereno e tranquilo.

Foi dele as palavras: Minha alma esta cheia de tristeza até a morte.(Mt.26:38).
Cada gota de seu sangue, foi para mudar, o destino de toda humanidade.

Deus não criou o homem para ser sua marionete, mas sim, para ama-lo e, por ele ser amado. Por isso o criou sua imagem conforme sua semelhança.

Deus é Espírito Perfeito, Nele não há desequilíbrio no pensar, querer ou sentir.
Em Dt.32:4, Ele é chamado de Rocha!! Denota a eterna estabilidade de Deus e a sua firmeza.

Deus não é influenciado por nenhuma circunstância exterior; o motivo e a explicação de tudo quanto faz esta nele mesmo.

Muitos homens são dirigidos ao invés de dirigir-se a si mesmo.
Uns pelo alcoolismo, outros pelo lucro infame, o assassino pelo ódio, outros escravizados por vícios ou sentimentos tão baixos, que o tornam "barato".

Deus é bom em tudo: na essência, na natureza, no coração, no desejo, nos projetos, e em seus pensamentos mais escondidos.
Ele é bom até mesmo com seus inimigos: os pecadores.

"Quem vive sob o peso da culpa, fere todos os dias a si mesmo, torna-se seu próprio    carrasco". (Mt.27-3:5)

                                      VINDE A MIM CANSADOS E OPRIMIDOS!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário