domingo, 11 de setembro de 2011

A SEGURANÇA ETERNA DE TODOS OS CRENTES COMPRADOS PELO SANGUE
Por Dr. J M. Carroll
Queridos irmãos: É com um desejo sincero de confortá-los e fortalecer-os que prego este sermão.
No início da minha vida cristã passei por um dilema enorme de dúvida, medo e problemas sobre o assunto aqui discutido. Em minha ignorância do que a Bíblia ensinava realmente, cria com certeza ser possível, isto mesmo, até mais do que possível para um crente, por causa dos pecados, achar-se perdido e condenado no final. Durante este curto período de minha vida fui de pouca ajuda para os outros e mesmo à causa de Deus. Minha atenção total era dada a mim mesmo. Estava tentando com todas as minhas forças "ficar firme" e "resistir" e quanto mais tentava, mais duvidoso ficava. Isto tornou-se uma luta desigual. Logo aprendi perfeitamente que o pecado e Satanás são mais fortes do que o crente. Durante aqueles dias a alegria da sa1vação não era minha. Não vou tentar contar a vocês toda a história destes dias duvidosos e incertos. Fui levado a buscar a Palavra de Deus. Este sermão que lhes prego é o resultado da busca por luz e ajuda. Estou profundamente convencido que é um privilégio abençoado do crente ser confortado e fortalecido por sua religião.
OS SEGUINTES VERSÍCULOS SÃO MEU TEXTO:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes vida eterna, e nunca hão de perecer, a ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-1as da mão de meu Pai," João 10:27-29.
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça," Romanos 6:14.
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles," Hebreus 7:25.
"?. e chamarás o seu nome Jesus; porque sa1vará o seu povo dos seus pecados," Mateus 1:21.
Apesar de ter escolhido um texto comprido, não espero limitar meu sermão a estas passagens. É meu propósito usar muitas outras.
1. O PRIMEIRO PONTO DE MEU TEXTO
Para o qual chamo sua especial atenção está contido nas palavras "VIDA ETERNA." Notem o que o texto diz: "e dou-lhes vida eterna."
Com relação a estas palavras, peço-lhes que notem cuidadosamente quatro coisas, todas tiradas da Bíblia:
(1) Antes da fundação do mundo "Deus propôs dar a Seu povo a vida eterna."
Vejamos os seguintes versículos: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo a seu próprio propósito e graça que foi nos dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos sécuIos," 2 Timóteo 1:9. "E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna," Atos 13:48.
Antes de comentar estas passagens, vejam ainda:
(2) Deus prometeu a Seus Filhos exatamente a mesma coisa que propôs. Isto e: "A Vida Eterna."
Notem estas provas:
"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna," João 3:14-16. "Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança de vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos," Tito 1:1-2. "E esta é a promessa que nos fez: a vida eterna," 1 João 2:25.
Vemos assim, que mesmo antes do mundo ser feito, Deus propôs dar a Seu povo, que anos depois creria nEle, a "Vida Eterna." E então Ele prometeu a este povo a mesma coisa que propusera.
Notem mais uma vez:
(3) Deus deu e agora dá exatamente o que propôs e prometeu. Isto é: "A Vida Eterna."
"Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de Seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho," 1 João 5:10-11.
"?.eu as conheço, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna..." João 10:27-28.
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor," Romanos 6:23.
Sobre estas palavras "Vida Eterna" vejam mais um ponto:
(4) Os crentes recebem e tem preciosamente o que Deus propôs, prometeu e deu. Isto é: "Vida Eterna."
Mais uma vez observemos o que a Bíblia diz:
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna." João 5:24.
Nao "vai ter", no futuro, mas tem agora. Não só há uma posição segura algum tempo depois, mas agora mesmo "tem a Vida Eterna." Dou-lhes agora as palavras de um velho pregador, pouco antes de morrer, escrevendo aos que tinham sido convertidos por seu ministério. As palavras finais, evidentemente eram para o conforto e encorajamento deles:
"Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus," 1 João 5:13.
Quero chamar atenção ao fato de que os crentes tem vida eterna agora. Eles não somente a terão no futuro, mas tem AGORA.
Reparem na força total deste primeiro argumento. Deus propôs, prometeu, deu e ainda dá; os crentes recebem e tem uma coisa definida. E esta coisa é a "Vida Eterna."
Estas palavras não significam de curta duração. Não significam vida por um dia, um mês, um ano ou mesmo cem anos; mas uma vida para sempre e por toda a eternidade. Se os crentes possuem alguma coisa, eles tem a "vida eterna." Pois isso, e isso só, é o que Deus propôs, prometeu e deu aos crentes em Seu Filho. Como a Palavra de Deus é simples e clara!
2. NOTEM AGORA A SEGUNDA PARTE DO TEXTO:
Deus faz esta coisa duplamente segura.
Sem querer que ninguém fique na dúvida em relação a este assunto, Deus vai mais adiante do que só declarar que o que propôs e prometeu, e que os crentes recebem e tem é "vida eterna."
Ele acresenta algo mais. Vamos ouvir o que diz sua Palavra:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão," João 10:27-28.
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida," João 5:24.
Não importa o que nos aconteça no futuro; não importa a tentação que possa nos rodear; não importa as obras de Satanás; não importa se ele nos deixar desanimados ou nos tiver sob a sua mira, nunca mais o salvo "entrará em condenação," "ELES NUNCA PERECERÃO."
3. NOTEM O TERCEIRO PONTO DO MEU TEXTO:
Os crentes não estão sob a lei.
Vamos "à lei e ao testemunho."
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça," Romanos 6:14.
"Porque até a lei estava no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei," Romanos 5:13.
"Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado," Romanos 4:7-8.
"Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados," 2 Coríntios 5:19.
Não é de admirar a exclamação exultante de fé e esperança de Paulo: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós," Romanos 8:33-34.
Alguma coisa pode se tornar mais forte ou mais clara? Estes versículos necessitam de comentário? O crente não está sob a lei, mas sob a graça. O pecado não é imputado onde não há lei. Jesus Cristo tornou-Se nosso substituto. "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro," 1 Pedro 2:24.
"?. mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos e pelas suas pisaduras fomos sarados," Isaías 53.
Como estes versículos são animadores! Como nos fortalecem, nos confortam e quão gloriosos são! Será que eles nos tornam negligentes, imprudentes ou tolos?
De maneira nenhuma! Ouçam o que Paulo diz:
"Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum," Romanos 6:15.
Vamos agora examinar este assunto da segurança do crente, por outra linha de pensamento.
4. AS ESCRITURAS ENSINAM QUE DEUS É O AUTOR E CONSUMADOR DA SALVAÇÃO DO CRENTE.
Marquem várias passagens sobre este assunto:
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo," Filipenses 1:6.
"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé," Hebreus 12:2.
"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação," Hebreus 5:9.
"Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. (Como foi mesmo o testemunho de Cristo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. O qual vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo," 1 Coríntios 1:5-8.
Quero dar ainda mais outro versículo para este ponto:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus," Efésios 2:8.
A salvação é completamente de Deus. Ele é o Autor e Comsumador. Deus começou a obra e vai terminá-la. Até mesmo a fé é de Deus. É completamente impensável, inconcebível - que Deus que conhece o homem hoje, amanhã e no futuro - dê-lhe fé para crer, começa nele uma boa obra e a deixe imcompleta. Começar e não terminar como se não conhecesse Sua própria mente. Começar e não terminar como se não fosse o Deus imutável! Começar e não terminar como se se comportasse como uma criança, brincando com uma coisa tão séria como a salvação. Brincando com a alma eterna dos homens; brincando com o céu e o inferno. Brincando com a eternidade. Não! Mil vezes não! Meus irmãos e minhas irmãs, não podemos imaginar tal coisa. Por trás do começo de Deus, na salvação do pecador, está Seu propósito e promessa eterna. Ele irá até o fim!
Vejam agora outro ponto do meu texto.
5. OS CRENTES NÃO SE GUARDAM A SI MESMOS, DEUS O FAZ.
Ouçam o que a Bíblia diz:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem, e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai," João 10:27-29.
Estes versículos afirmam que os crentes estão nas mãos de Cristo, o Filho, e também nas de Deus. Nenhum homem pode tirá-los destas mãos.
Talvez o crente ignorante e temeroso diga: Será que o próprio Deus não os lança fora?
Ouçam as palavras de Cristo a este respeito:
"Todo que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora," João 6:37. Cristo afirma claramente que não os lançará fora!
Quero que agora notem algumas outras passagens, que apoiam este ponto - que Deus guarda o crente: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, o que não pode murchar, guardada nos céus para nós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, " 1 Pedro 1:3-6.
Não vejo como é possível, até mesmo para um Espírito Onisciente, usar linguagem mais clara e mais forte do que esta. Ó filho de Deus, note cuidadosamente o que este versículo diz: Deus "nos gerou de novo," e nos gerou "para uma viva esperança."
"Uma viva esperança!" Não uma esperança morta, sem conforto; mas sim uma esperança viva, que inspira a alma. "Gerou-nos de novo."
"Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não pode murchar. E então para tomar o assunto mais seguro, esta herança não é colocada na mão do crente, onde talvez a gaste ao "viver dissolutamente," onde a venda por "um prato de Lentilha," onde o jogue fora por "trinta moedas de prata," onde a desperdice por algum prazer passageiro do mundo, ou onde a perca por causa de um pecado inesperado. Note o que o versículo diz: "Uma herança... guardada nos céus para vós."
Que fato bendito - Deus a guarda para nós. Esta herança gloriosa está reservada no céu para o crente, durante os anos de sua menoridade. (Gá1atas 4:1-6 explica este tempo da menoridade). Não fica na posse do crente. Não existe um meio de perdê-1a; nem de dá-1a, nem de jogá-la fora. "Guardada nos céus para vós," onde nem os homens maus nem os demônios podem ir.
Mas talvez alguém, ainda duvidando, diga: "Entendo tudo sobre a herança. Tudo bem! Mas é o crente, o herdeiro?" Ó irmão atribulado, ouça a passagem inteira. Ouça e sinta-se confortado e convencido. "?. nos gerou de novo para uma viva esperança !. guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus." A parte final desta passagem é tão apropriada: "?. em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações.
"Em que grandemente vos alegrais." "E por que não?" A época das tentações e opressões não durará muito. Olhe para cima, ó crente. Veja a obra do Seu Deus e Salvador. Não seja incrédulo, mas crente.
Dou ainda outro versículo que mostra que guarda o crente. Ouçam-no: "Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia," 2 Timótio 1:12.
Sim, amados irmãos, Deus pode e vai guardar. "Estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." O dia de todos os dias - com certeza Ele a guardará nos dias fáceis.
Ouçam mais uma vez o que Paulo diz: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribu1ação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues a morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas as coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor," Romanos 8:35-39.
Esta declaração gloriosa do grande Apóstolo dos gentios não precisa explicação. Ela é de vocês, irmãos e irmãs. Eu a coloco em seus corações. Creiam nela e deixam que os anime e sustente.
Os filhos de Deus subiram a adorar. Satanás veio com eles, e o Senhor o interrogou. "Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor; e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo que tem?" Jó 1:6-10.
Sim, meus queridos irmãos, Deus guarda seus filhos.
Alguns anos atrás, estive em certa cidade neste estado. Tivemos vários cultos - Deus estava conosco. Certa manhã, quando nos aproximávamos do lugar da reunião minha atenção foi chamada por um homem, em pé, perto da porta. "Está vendo aquele homem? Ele é um imoral, um jogador, um apostador, um infiel. Há quinze anos não pisa em nossa igreja." Fizemos nosso culto - Deus estava nele. Este homem, como afirmou aquela noite seu testemunho, foi convertido. Para o espanto de todos, ele veio a frente e pediu para se unir à igreja. Pude ouvir cochichos por toda a parte e uns até em alta voz: "O que significa isto? Juntar-se à igreja?" "Mas ele não aguenta!" "Não dou nem uma semana." O homem ouviu também. Poucos anos depois voltei aquela cidade. Após o culto um homem veio falar comigo. "O senhor me conhece?" Reconheci-o imediatamente. Ele disse: "Lembra-se do que o povo disse sobre mim aquela noite? Eles tinham razão. Tudo o que disseram sobre mim era verdade (havia grandes lágrimas em seus olhos), não aguentei. Falhei logo. Mas Deus me segurou. Ele nunca me soltou. Sei que Ele salva."
Jamais esquecerei o que foi gravado em minha mente pela declaração tranquila daquele homem. Deus provou que é fiel. Este, povo crente, é o único segredo. Deus sustenta. Ele guarda Seu povo. Sinto grande confiança e conforto noutro ponto em meu texto.
6. CRISTO OROU E AINDA ORA POR SEU POVO.
Ouçam o que a Bíblia diz sobre o assunto; "Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves," João 11:41-42.
Oh! que confiança do Filho no Pai! "Eu sei bem que me ouves." Agora irmãos, notem por quem Jesus ora: "Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me destes," João 17:11. "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua pa1avra hão de crer em mim," João 17:20.
Meus irmãos, isto inclui vocês e eu. Inclui cada pecador que um dia se tornará crente. O Pai sempre ouve Jesus. Jesus ora por Seu povo.
Ouçam mais uma vez: "Disse também o Senhor: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfa1eça," Lucas 22:31-32.
Já contei sobre Satanás querendo Jó, mas ele descobriu que Deus o cercava por todos os lados. Desta vez ele quer Simão Pedro - como quer a todos nós - mas Jesus disse a Simão: "Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfa1eça."
Porém o que mais nos conforta em todos os versículos sobre este ponto é um que faz parte do meu texto: "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus vivendo sempre para interceder por eles," Hebreus 7:25.
Enquanto estamos aqui, cada dia, rodeados por enormes tentações, preocupados pelos pecados, afligidos pelo Demônio, muitas vezes tropeçando, muitas vezes passando por grandes tristezas e tribulações, muitas vezes lutando grandes batalhas, nem por um só momento Ele se esquece de nós. Todo o tempo Jesus está à mão direita do Pai intercedendo por nós. Vivendo sempre para interceder por eles. Será que Jesus vai falhar? Será que vai pedir uma coisa impossível? Ele diz que o Pai sempre O ouve!
Vejam ainda outra linha do ensino bíblico:
7. ELES DECLARAM QUE O ESPÍRITO SANTO SELA O CRENTE ATÉ O DIA DA REDENÇÃO.
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção," Efésios 4:30.
Quando é que o Espírito Santo sela o crente? Antes da morte, pouco antes dela, ou assim que o homem crê? Esta é uma pergunta importante.
Mais uma vez rogo-lhes, ouçam o que a Bíblia diz: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa sa1vação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para a redenção da possessão de Deus, para louvor de sua glória," Efésios 1:13-14.
Estes versículos parecem ensinar claramente que no momento em que o pecador recebe Cristo, crê nEle, o Espírito Santo o sela para sempre. Esta passagem declara que este selo é o penhor da nossa herança. A primeira prestação. Sim, a prova positiva de que vamos recebê-la totalmente.
Crentes, sigam-me mais adiante, e achem ainda outra base de esperança neste assunto.
8. A BÍBLIA DECLARA QUE OS CRENTES SÃO HERDEIROS COM DEUS E CO-HERDEIROS COM CRISTO.
Vamos ver o que a Bíblia diz. Tentem entender o significado.
"Porque não recebeste o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Abba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com que ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados," Romanos 8:15-17.
Antes de comentar, ouçam outra passagem: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque somos filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo," Gálatas 4:4-7.
"Filhos." "Filhos de Deus." "Herdeiros de Deus." "Co-herdeiros de Cristo." Irmãos e Irmãs, ouçam-me, e falo com toda a reverência. Se o título de Cristo é bom, assim também é o do crente. Notem o fato: os crentes não são só filhos adotivos de Deus, mas também Seus filhos por nascimento. Nascidos do Espírito Santo. A Bíblia em grande misericórdia por nossa fraqueza, nossa falta de entendimento, traz estas grandes verdades para nós de muitas maneiras. Filhos adotivos e filhos por nascimento.
Será que o Pai nos deserdará? Se fôssemos recebidos em Sua família por causa de algum mérito em nós, talvez nos deserdasse. Mas Cristo, Seu Filho querido, já fez tudo. É por amor a Ele que somos recebidos na família de Deus. Enquanto Cristo continuar verdadeiro a Seus irmãos e irmãs, ninguém será deserdado. Se isto falhar, então ou Deus ou Cristo terão de falhar. Sem dúvida, seria nossa infelicidade, nossa perda, nossa condenação, mas seria a culpa de Deus. Sem nada que nos aprovasse, Ele nos adotou. Fez-nos Seus herdeiros e co-herdeiros em Seu Filho. Amados, tenho plena certeza de que não haverá falha. A oniscência e onipotência estão por trás deste assunto todo; vamos ter coragem.
Ainda há outro ponto glorioso em meu texto. Ouçam-no:
9. JESUS SALVA OS CRENTES DOS SEUS PECADOS.
"E chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados," Mateus 1:21.
Este nome não foi dado à criança de Belém nem por José nem por Maria. Não foi dado por nenhum dos parentes nem amigos. Este nome veio do céu. "E chamarás o seu nome Jesus."
Por que este nome? Todos, velhos e novos, de qualquer nação, que aceitarem Cristo como Salvador. Este é o Seu povo. E Jesus "o salvará dos seus pecados." Jesus sabia que iam pecar - e muitas vezes, gravemente. Mas estes pecados não os condenariam, pois Ele os salvaria. Por favor, notem a palavra "salvará". Quero perguntar-lhes: "Um homem é salvo contanto que esteja em perigo, não é? Quando um homem confia em Jesus é salvo naquele momento, ou simplesmente está numa condição de ser salvo, contanto que fique firme fielmente?"
A Escritura diz salvo. Como podemos dizer que alguém é salvo, se ainda está em perigo de ser perdido? Se um homem é salvo, o perigo de ser perdido não deixa de existir para sempre? Oh! Irmãos, há uma diferenca entre ser salvo e ser colocado numa posição de ser salvo, se fizer certa coisa; se outra condição for obedecida. Por que chamará Seu nome "Jesus?" Há uma razão gloriosa, sim, um fato glorioso: "Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."
Irmãos e irmãs, deixem-me dar-lhes ainda outras razões porque sou levado a crer na segurança do crente.
1. PARECE-ME, APÓS UM ESTUDO CUIDADOSO DA BÍBLIA, QUE SE NÃO ESTIVERMOS SEGUROS, E SEGUROS PARA SEMPRE NO MOMENTO EM QUE CREMOS EM JESUS CRISTO - E FALO COM TODA REVERÊNCIA - PARECE-ME QUE CRISTO TALVEZ ESTEJA ENVOLVIDO NUMA MENTIRA.
Notem os seguintes versículos: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as," João 10:27. "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus," 2 Timóteo 2:19.
Tenham estas duas simples afirmações em mente: "E eu conheço-as" e "O Senhor conhece os que são seus."
Se confiarmos em Jesus hoje, Deus não sabe disto? Será que Deus, que é onisciente, não sabe a hora exata, sim, o momento certo no qual o pecador crê nEle?
Olhem este retrato e ouçam estas palavras: Somos ensinados na Bíblia que no dia do juízo haverá uma separação; e que haverá duas multidões: uma à esquerda e outra à direita. Não haverá tres, só duas. Todos os que estiverem no julgamento estaria em uma das duas classes. A todos quantos estiverem à mão direita, Ele dirá: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo," Mateus 25:34. E aos da esquerda, dirá: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade," Mateus 7:23. "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos," Mateus 25:41.
Notem estas palavras: "Nunca vos conheci." Isto seria verdade se alguém na multidão à esquerda tivesse sido crente?
Em face destas duas símples afirmações: "E eu conheço-as" e "O Senhor conhece os que são seus," se, quando chegarmos ao juízo, Deus disser aos da esquerda: "Nunca vos conheci," e houver entre esse número, pelo menos um, que um dia foi crente, isto não faria de Deus um mentiroso? Com certeza, irmãos, as que finalmente forem mandados embora são os que nunca aceitaram realmente Cristo como Salvador.
Outra razão que me faz acreditar na segurança do crente é esta:
2. SE NÃO FOSSE ASSIM, A CONDIÇÃO DO PECADOR SERIA EM CERTOS ASPECTOS ATÉ MELHOR DO QUE A DO CRENTE.
A Bíblia ensina que o pecador é salvo pela graça. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé," Efésios 2:8.
Se o crente não estiver seguro, nem for salvo realmente, então outra condição é acrescentada à sua salvação: "a de resistir." Se isto for verdade, nossa condição não é pior do que a do pecador? O pecador é salvo pela graça. O crente é salvo pela graça e "se resistir." Sendo isto uma verdade, seria um argumento muito forte a favor de se adiar a salvação até a velhice, ou quando se estivesse à beira da morte, não era? Com toda certeza cada momento durante o qual tivéssemos que "resistir," aumentaria muito mais nosso perigo. É possível, irmãos, que o pecador que nunca confiou em Deus, tenha uma chance melhor do que o crente? Isto não seria contra todos os ensinamentos da Santa Palavra de Deus?
Não somos todos salvos da mesma maneira? "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus," Efésios 2:8.
A salvação não é ganha, nem antes nem depois da conversão; é um dom. A questão de resistir não entra nela. Somos salvos de uma vez por todas, quando confiamos em Jesus Cristo.
Ainda outra coisa que tem muito a ver com minha crença sobre a segurança permanente dos crentes é:
3. SE UM CRENTE PERDESSE A SALVAÇÃO UMA SÓ VEZ ENTÃO ESTARIA IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO.
Como prova, ouçam a Escritura: "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério," Hebreus 6:4-6.
Notem, com todo cuidado, cada palavra desta passagem extraordinária: "Uma vez iluminados." "Provaram o dom celestial." ("Deu seu Filho unigênito," "O dom de Deus é vida eterna".) "Participantes do Espírito Santo." "Provaram a boa palavra de Deus." "E as virtudes do século futuro." "É impossível...e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento."
A Versão Revisada da Bíblia traduz esta fraze "e recaíram," "E depois caíram." O sentido desta frase na língua original do Novo Testamento (grega) é condicional: "Se caírem." O sentido é: Se fosse possível que o salvo cai da sa1vação, seria impossível para este homem ser renovado a sa1vação a segunda vez. Para salvar tal homem teria de haver um novo Cristo, ou uma nova crucificação do velho. Mais uma vez Jesus teria de ser ferido e magoado. Haveria então outro Getsêmani, outro Gólgota. Mas, que bem isto faria? Se Cristo, mesmo através de Seu sofrimento e morte, falhasse uma vez, será que não falharia novamente? Se ser lavado no sangue precioso do Filho de Deus não traz uma redenção final a primeira vez, como o poderá fazê-lo a segunda?
Certamente quem falhar - se falhar - deixa para trás toda a esperança. E para sempre. Mas sinto-me tão feliz por Paulo ter dito: "E recaíram," ou "Se caírem."
"Se" - ele não acreditava que isto aconteceria. Contudo, parecia determinado a manter qualquer pobre mortal de se agarrar à idéia de que se falhar, teria mais uma chance. Cair significa ruína final e irremediável. Porém mais uma vez:
4. SE UM CRENTE PUDESSE PERDER A SALVAÇÃO PODERIA SER LEVANTADA UMA QUESTÃO MUITO CONFUSA.
Ouçam-na: Quantos pecados, ou de quais tipos, fariam um homem perder a salvação?
Quem pode responder a tal pergunta? Qual igreja a poderia responder? Qual homem? Qual tipo de pecado ou quantos, depois do homem se tornar crente, condenaria sua alma? Imploro a cada pessoa a parar e considerar estas perguntas. Só um pecado será bastante para fazer um homem perder a sa1vação? Ou vinte? Ou cem? Pecamos todos os dias. Qual é o limite, e que limite, a1ém do qual o homem for o fará um perdido; sem esperança da vida eterna? Será que um homem poderá algum dia saber que está perto deste ponto, ou até mesmo se já o ultrapassou? Que pergunta, meus irmãos!
Ouçam, porém:
5. SE UM CRENTE PUDESSE PERDER A SALVAÇÃO, ISTO FARIA COM QUE ALGUMAS COISAS NA BÍBLIA PARECESSEM MUITO INCONSISTENTES.
Vejam esta passagem, por exemplo: "Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende," Lucas 15:10.
Imaginem o quadro todo: Eis aqui, na terra, um pobre e convicto pecador. Ele está se arrependendo, deixando seus pecados e vindo a Cristo como seu Salvador. Sua fé tão frágil está crendo em Cristo como substituto. Mas é só uma parte do quadro. Há outros espectadores. O céu observa esta cena.
Sabem, quando um pecador se arrepende "há alegria diante dos anjos." O céu fica em êxtase. Jesus Cristo Se regozija. Como é emocionante! Como esta cena toca nossa alma! Mas...esperem...não cometam erro. Não deixam tal alegria ser prematura. Oh, Jesus Cristo, se este homem estiver perdido, Sua onisciência terá sido falsa, pelo menos desta vez. O Senhor Se regozija pela volta do filho pródigo, mas vem Satanás e o tira de Sua mão! Será que o céu faz um erro assim? Cristo oferece a salvação a um homem, regozija-Se que ele pacientemente estende sua mão para recebê-la, e então a toma de volta? Jesus faz isto? Jesus, o Ser onisciente, vê o pecador se arrependendo, e ainda Se alegra, sabendo que no final ele estará perdido? Será que Cristo faria isto? Pode-se conceber que Cristo, os anjos e o céu inteiro se regozijem com o arrependimento de qualquer pecador se a questão da salvação final fosse uma coisa tão incerta? Como tal situação faria a Bíblia parecer inconsistente.
EXAMINAREMOS OUTRA PASSGEM:
"Vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo," João 14:2-3.
Um dos pensamentos mais suaves que tenho sobre o céu, é que ficaremos satistfeitos com ele. O Deus Onisciente - o grande e sábio Arquiteto - que conhece todas as necessidades do passado, do presente e do futuro - sim, e de toda a eternidade - preparou um lugar para nós. Ficaremos satisfeitos com ele assim que chegarmos lá e nos sentiremos sempre assim - satisfeitos! Nunca nos sentiremos insatisfeitos. Nunca vamos querer nos mudar. Nem reformá-lo. Preparado para nós. Mas a pergunta que nos confunde, a inconsistência é: Para que esta preparação tão prévia e longa? Se a questão da salvação não estiver resolvida, por que Jesus irá na frente para preparar um lugar? Se a questão da salvação de Pedro, João, de André e dos outros não estiver resolvida, para que esta preparação tão apressada? Será que o céu será como algumas de nossas casas terrestres - cadeiras vazias, lugares vazios, com membros da família faltando? Isto seria verdade, se algum crente não chegasse lá.
Mas, antes de concluir, deixem-me chamar sua atenção a algumas objeções feitas à posição tomada deste sermão:
ALGUMAS OBJEÇÕES
1. ALGUNS DIZEM: "SE CRER NESTA DOUTRINA DA SEGURANÇA ABSOLUTA DO CRENTE, PECARIA O QUANTO QUISER."
Já ouvi esta expressão não sei quantas vezes. Mas que palavras estranhas vindas de um crente; de alguém que já foi regenerado; alguém cujo coração foi mudado; alguém que ama a Deus e odeia o pecado!
Posso entender perfeitamente como a porca lavada volta ao lamaçal. 2 Pedro 2:22. Ela ainda é uma porca. Sua natureza ainda não mudou. Ela adora a lama. Se a porca tivesse sido regenerada -transformada em ovelha - não voltaria jamais ao lamaçal. Por acidente ou levada por alguma força, talvez entrasse novamente, mas não por gostar da lama!
Posso entender perfeitamente como o cachorro volta a seu próprio vômito, 2 Pedro 2:22, simplesmente porque continua um cachorro. A natureza dele não mudou. Mas não posso entender como um homem genuinamente regenerado possa falar em pecar o quanto quiser. Entendo perfeitamente como o corvo que Noé soltou, não tenha voltado à arca. Gênesis 8:7. Ele não precisava voltar. Tudo servia de comida para sua natureza de corvo. Podia comer até matar a vontade. A superfície inteira das águas estava coberta de corpos mortos, afogados no dilúvio. E ainda posso entender perfeitamente porque a pomba voltou à arca. Gênesis 8:8-9. Ela não comeria carniça - não gosta de tal coisa - por isso tinha que voltar à arca. Quem simplesmente professa conversão pode ir para o mundo e ainda se sentir satisfeito em ficar lá. Sua natureza ainda é de corvo. Pode ficar contente e se banquetear com o pecado. Contudo, o mesmo não acontece com alguém genuinamente convertido. Sua natureza foi mudada. Talvez entre no pecado. Levado por uma terrível tentação, talvez até se desvie. Contudo, nunca se sentirá à vontade. Nunca ficará satisfeito. Como a pomba, não achará descanso ideal para a sola do seu pé. Sua nova natureza se revoltará com o pecado. Ele sempre terá vontade de voltar.
Notem este versículo: "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele," 1 João 2:15.
"Pecarei o quanto quiser." Para um homem regenerado, um homem com uma nova natureza guiá-lo - quanto seria necessário para completar o quanto quiser?" O pecado é repulsivo ao regenerado. Não estou dizendo que o crente verdadeiro não peca. A velha natureza continuará lutando com a nova. Isto nos leva a fazer muitas coisas das quais não gostamos. Suponham que um filho, que ama sua mãe de todo coração diga: "Pecarei o quanto quiser. Sei que mamãe ainda vai continuar me amando, por isso continuarei fazendo que é errado. O que acham de um crente que diz: "Sei que Deus me ama e me salvou, por isso vou o mais longe que puder com o diabo." Podem imaginar um crente verdadeiro dizendo tal coisa?
Mas notem outra objeção:
2. ALGUNS DIZEM: "MAS É UM FATO QUE ALGUNS DEIXAM DE SER CRENTES."
Creio que muitos acreditam honestamente nesta afirmação. De minha própria experiência pessoal, e do que sei sobre os outros, creio sinceramente que esta é a dificuldade mais séria de toda a questão.
Há tantos crentes professos que parecem viver direito por um tempo e então se desviam. Não só parecem crentes, mas são ativos e consagrados, e então mudam bruscamente. Vocês podem falar com cem pessoas que crêem que um crente pode cair, e possivelmente todas elas serão mais ou menos influenciadas por isto mesmo. Poucas se referirão aos ensinamentos da Bíblia. Contarão a história deste ou daquele homem que foi crente um dia (?) e se desviou. Criarão suposições. Este é o argumento mais forte!
"Suponha que este homem que é crente, mate uma pessoa." "Suponha isto." "Suponha aquilo."
Os ensinos claros, direitos e positivos da Palavra de Deus são diminuídos por estes casos imaginários. Recentemente falei com um homem prominente sobre este assunto. Ele era um membro ativo da igreja à qual pertencia. Cria firmemente que era possível um crente ser perdido novamente. Cada vez que lhe citava a Palavra de Deus, ele rebatia com uma suposição. Fiz o melhor que pude para que visse que a questão era resolvida pela Bíblia e não pela imaginação. Ele era completamente honesto em sua convicção. Em sua igreja havia outro membro, ainda mais devoto do que ele. Era uma senhora que se dava completamente ao trabalho da igreja, e tinha todas as evidências de ser crente. Era honesta e consagrada. Mas certo dia, durante uma reunião quando os irmãos contavam suas experiências, de repente, foi levada a ver que lhe faltava tudo. Depois sozinha em sua casa, que batalha enorme se travou! Mas finalmente a luz raiou. Sua experiência cristã, quando a contou, foi gloriosa. Então eu disse ao irmão atribulado: "Suponha que esta irmã, antes desta nova experiência, tivesse caído no pecado. O que ia pensar? Que com certeza havia caído da graça." Ele viu onde eu queria chegar.
Ouçam o que a Bíblia diz: "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco. Mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós," 1 João 2:19.
Este versículo explica muitas supostas quedas. Até que ponto um crente de verdade pode se desviar? Não sei. Mas tenho a certeza de que mesmo que vá longe, lá dentro do seu coração haverá a vontade de voltar para Deus.
3. MAS AINDA OUTROS DIZEM: "A BÍBLIA DIZ QUE A GENTE TEM QUE RESISTIR ATÉ O FIM."
Vamos ver o que a Bíblia diz: "Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos o princípio da nossa confiança até o fim," Hebreus 3:14. "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele," Hebreus 10:38.
Estas declarações foram feitas por Paulo. Muitas das passagens mais fortes, em toda a Palavra de Deus, sobre a segurança do crente, são encontradas nos escritos do Paulo. Ele não me contradiz. Pois enquanto escrevia, estava sendo inspirado pelo próprio Espírito Santo. Além disso, ouçam o que ele diz no mesmo livro do qual tiramos as passagens acima, o no versículo seguinte à última passagem: "Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma," Hebreus 10:39.
Talvez alguns se retirem, mas não aqueles genuinamente convertidos. "Não os crentes," disse Paulo.
Porque os homens tiram passagens isoladas do contexto imediato, quando seu mau uso só trará dúvidas, tristezas e problema?
Mas vejam outra passagem citada frequentemente: "Sê fiel até à morte, o dar-te-ei a coroa da vida," Apocalipse 2:10. Mas eles dizem assim: "Você tem que ser fiel até a morte, para ser salvo no final."
Não é este o significado deste versículo. Nem também: "Sê fiel até à morte, para seres salvo." Ouçam o que o versículo diz realmente: "Sê fiel até à morte, o dar-te-ei a coroa da vida."
Não é a Vida, mas a Coroa da vida. Como a Biblia ensina, com toda a ênfase que o crente fiel será recompensado!" Uma coroa! Deus oferece uma recompensa, uma coroa, a cada servo fiel.
Na conclusão, amados, quero chamar sua atenção a mais duas passagens das Escrituras; "Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo," 1 Coríntios 3:11-15.
"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, o à virtude a ciência. E à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, e à piedade amor fraternal: e ao amor fraternal caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo," 2 Pedro 1:4-11.
Estas duas passagens ensinam duas verdades importantes, que todos nós devemos saber. Elas nos ajudarão muito a entender corretamente este grande assunto, o qual estamos considerando.
A primeira passagem ensina que somos salvos como pelo fogo.
A segunda passagem que podemos ter uma entrada abundante no céu.
Qual das duas vamos querer? Só podemos ficar com uma ou outra. Queremos ser salvos como pelo fogo? Mal chegar no céu? Não ter uma só coroa para colocar a Seus pés? Nem levar uma só alma a Cristo? Tudo o que construímos finalmente ser "madeira, feno e palha?"
É isto realmente o que queremos, amados?
Não é muito melhor ter uma entrada abundante? Não só nos salvarmos, mas levarmos outros a se salvarem? Tudo o que construímos ser finalmente - "ouro, prata, pedras preciosas?" Que tal acham, irmãos? Que tal?
"Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." 2 Pedro 3:17-18.
MEU PROPÓSITO AO PUBLICAR ESTA MENSAGEM
Meu único propósito ao publicar esta mensagem é confortar os que já nasceram de novo, e realmente procuram o ensinamento bíblico verdadeiro sobre a segurança do crente. Muitas vezes já perguntei, como todos os ministros batistas fazem: "Você pode me dar alguns versículos da Bíblia, que revelam a segurança eterna do crente?" Naturalmente todos dirão João 5:24, porque as últimas frases deste versículo dizem: "Tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." De acordo com esta afirmação o pecador que se arrepende de verdade em relação a Deus e confia completamente em Jesus Cristo, como Salvador, jamais será condenado, nem condenado como um pecador perdido, nem banido eternamente da face de Deus. Para mim, esta é a prova suficiente de que Deus não só salva o crente em Cristo, mas o guarda por toda a eternidade. Mas, muitas vezes, crentes honestos e bons que procuram a luz e a verdade, precisam de mais esclarecimento do que este versículo parece trazer a seu atribulado coração e mente. A mensagem do irmão Carroll tem o intuito de ajudá-los e confortá-los em sua procura espiritual pelo conforto da Palavra de Deus.
Não é o desejo do irmão Carroll confortar e deixar em paz a mente de quem nunca nasceu de novo, e tenta, pelas boas obras, ganhar a vida eterna. A primeira coisa que um descrente deve fazer é procurar conhecer, com toda ansiedade, como Deus salva os ímpios. Romanos 4:4-5. A salvação da alma não é garantida ao pecador tendo como base suas boas obras. Mas sim os méritos de outra Pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus. E a salvação é um "DOM DE DEUS", Efésios 2:8-10. Verifique, meu querido amigo, primeiro que tudo, se já teve uma experiência genuína da graça no arrependimento em relação a Deus e fé real em Cristo Jesus como salvador. Então, e só então, você vai encontrar paz e conforto nesta verdade maravilhosa do Dr. Carroll: "A SEGURANÇA ETERNA DE TODOS OS CRENTES COMPRADOS PELO SANGUE."
É minha oração que todos os crentes verdadeiros em Cristo achem esta mensagem um conforto para seu coração - do mesmo jeito que senti quando a li pela primeira vez em 1952 - enquanto, em oração, estudam a mensagem e os versículos da Bíblia usados aqui juntamente com o contexto.

Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário