segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Rosto descoberto (por Luiz Carlos)

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (II Co. 3:18)

Do v.7 ao 18, Paulo fala da velha e nova aliança. A velha aliança era passageira e apresentava a morte, pois, denunciava o pecado, mas, não dava forças para vencê-lo.

Paulo diz, que o mesmo véu(Ex.34:29-35), cobre o rosto dos judeus, que não compreendem ser Cristo Jesus, a fonte de libertação, e vida. Mas, não só os judeus, e sim, todo aquele que desvia seus olhos de Cristo Jesus.

É preciso tirar o véu, para poder contemplar a glória do Senhor, manifesta na vida, morte e na ressurreição, através do Espírito Santo.

A nova dispensação nos oferece:
Liberdade -- com rosto desvendado.
Intimidade -- contemplando...a glória do Senhor.
Eficácia -- somos transformados...na sua própria imagem.
Perfeição -- de glória em glória.

A última declaração, iguala Cristo e o Espírito na obra cooperativa da salvação. II Co. 3:17, "Ora, O Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade".

Como caminhamos em direção a vida? Com o rosto coberto, por véus e máscaras?
Quais os nossos conceitos? Dirigimos, ou somos dirigidos?
O que posso fazer? O que se pode esperar de mim?

Ao apresentar-se para enfrentar o gigante, Davi sabia muito bem, quem era, e, onde podia chegar.(I Sm.17:33-40,49)
Sem disfarces, sem arrogância, mas, com uma coragem que lhe era própria, venceu.

Quando um homem se contempla pela parte inferior e terrena, este conceito tão baixo, produz ações vis. (Sl .49:20--"O homem, revestido de honrarias mas, sem entendimento é, antes, como os animais que perecem".)

Mas, quando um homem se contempla pela parte superior, este conhecimento pode tornar-se em inchação e soberba. (Ez. 28:17--"Perdeste a tua sabedoria por causa da tua formosura".)

O homem mais poderoso de todo universo disse: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e, encontrareis descanso para vossa alma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário