Intimados
por
Vincent Cheung
Romanos 8:29-30
nos diz que àqueles a quem Deus escolheu para salvação, ele também tem
dado um propósito, a saber, se conformarem à semelhança de seu Filho. E
àqueles a quem ele tem dado tal propósito, ele também envia um chamado
para eles no devido tempo, para que eles possam vir a Cristo. Assim, a
passagem diz: “E aos que predestinou, também chamou” (v. 30).
Lembre-se que
todos que estão inclusos numa fase da aplicação, também entram na fase
seguinte. Todos a quem Deus elegeu, ele também predestinou, e todos a
quem Deus predestinou, ele também chama a Cristo. Mas o versículo 30
continua e diz: “Aos que chamou, também justificou”.
Assim, todos a quem Deus chama alcançarão a justificação. E visto que a
justificação é pela fé em Cristo, todos a quem Deus chama crerão em
Cristo e serão justificados. Portanto, o chamado de Deus para com o
eleito é obrigatoriamente eficaz, e assim, os teólogos chamam esse ato
de Deus de um CHAMADO EFICAZ.
Visto que chamado eficaz é um chamado cujo resultado está garantido, ele não é como um “convite” que o eleito pode aceitar ou rejeitar. Antes, ele é mais parecido com o que queremos dizer pelo verbo “intimar”. Ao chamar seus eleitos, Deus não meramente os convida a fazer algo, mas o próprio Deus faz algo neles. Sinclair Ferguson escreve: “Aquele que os chama cria neles a capacidade para responder, de forma que no próprio ato de chamar ele os traz a uma nova vida”. [34] Assim, aqueles a quem Deus escolheu e predestinou na eternidade, ele também intima para vir a Cristo no tempo histórico.
Visto que chamado eficaz é um chamado cujo resultado está garantido, ele não é como um “convite” que o eleito pode aceitar ou rejeitar. Antes, ele é mais parecido com o que queremos dizer pelo verbo “intimar”. Ao chamar seus eleitos, Deus não meramente os convida a fazer algo, mas o próprio Deus faz algo neles. Sinclair Ferguson escreve: “Aquele que os chama cria neles a capacidade para responder, de forma que no próprio ato de chamar ele os traz a uma nova vida”. [34] Assim, aqueles a quem Deus escolheu e predestinou na eternidade, ele também intima para vir a Cristo no tempo histórico.
Deus intima o
eleito usualmente através da pregação do evangelho. Agora, os cristãos
não aprendem primeiramente a identificar os eleitos, e então prosseguem a
pregar o evangelho somente a eles. Antes, eles pregam o evangelho “a
toda criação" e “quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer
será condenado” (Marcos 16:15-16). Portanto, quer na forma de oração
pública, conversa privada, literatura escrita, ou outros meios, a
pregação ou apresentação do evangelho é direcionada tanto aos eleitos
como aos não-eleitos. O eleito chegará à fé; o não-eleito ou rejeitará o
evangelho, ou produzirá uma profissão de fé temporária e falsa.
Por causa disso,
os teólogos distinguem entre o CHAMADO EXTERNO e o
CHAMADO INTERNO. O chamado externo refere-se à pregação do evangelho
pelos seres humanos, e é apresentado tanto aos eleitos com aos não
eleitos. Por outro lado, o chamado interno ou eficaz é uma obra de Deus
que acompanha o chamado externo para fazer com que o eleito chegue à fé
em Cristo. A pregação do evangelho se mostra a todos como um chamado
externo, mas ela vem também como uma intimação interna aos eleitos. O
chamado externo é produzido pelos seres humanos, mas o chamado interno é
uma obra somente de Deus e ocorre somente nos eleitos.
O chamado
interno é usualmente concomitante com o chamado externo. Em outras
palavras, muitas pessoas podem ouvir o evangelho numa determinada
situação, mas Deus faz com que somente os eleitos creiam no que é
pregado, enquanto que ele endurece os não-eleitos contra o mesmo.
Mateus 22:14 diz:
“Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos” (NIV). A
palavra “convidados” nesse versículo pode ser traduzida como “chamados”,
como em muitas outras traduções. Muitos são de fato “convidados” no
fato deles ouvirem o chamado externo do evangelho, mas somente uns
poucos estão entre os eleitos de Deus, e, portanto, as profissões de fé
genuínas e permanentes vêm do último grupo.
(Teologia Sistemática, páginas 187-188)
NOTAS:
[34] - Sinclair B. Ferguson, The Christian Life: A Doctrinal Introduction; Carlisle, Pennsylvania: The Banner
of Truth Trust, 1997 (original: 1981); p. 34.
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 26 de Agosto de 2005.
Cuiabá-MT, 26 de Agosto de 2005.
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