sábado, 2 de agosto de 2014

- As Maiores Palavras das Escrituras

ROMANOS cap. 3:23-28
(parte 4)
Romanos 3:10 diz: Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer

Você pode até dizer que esta bem em relação a outras pessoas. Mas você não será julgado por padrões humanos, você será julgado por Deus, um Deus justo e Santo, e Ele tem visto o seu coração. Outros dizem: ”Não me julgue! Você não sabe o que esta no meu coração”.

Que frase tola, pois eles ficariam envergonhados se soubéssemos o que esta no coração deles. Por que eles usariam o seu próprio coração como evidência de que eles são realmente bons? Porque eles escondem o seu coração de todo mundo. “Você não me conhece realmente!”

Ok, então me deixe te ver sozinho, no secreto. “Não, eu nunca deixaria você ver isso!” Apenas os pensamentos da nossa própria mente nos acusam. “TODOS PECARAM, e carecem da gloria de Deus”. É tão comum hoje pegar este versículo e torna-lo tão humanista. O que significa “carecem da Gloria de Deus”?

Bem, Deus tem um plano maravilhoso pra nós e Ele investiu muito em nós para nos ver cheios de Glória, mas apesar Dele ter esse grande plano, nenhum de nós alcançou. “Nós carecemos da Glória de Deus”, eu penso que esta frase deveria ser interpretada no contexto de Romanos capitulo 1:21, que diz: “porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.”

Você foi criado! Vamos pensar por um instante. Por Quem?
Por Deus! Não somente você foi criado por Deus, mas todas suas faculdades, sua própria existência é sustentada por Ele. Nós devemos cada respirar e cada batida do coração a Deus. Nossa respiração é dada apenas para retornar em adoração e seu coração bate somente para servi-Lo. E, ainda assim, olhe o testemunho contra nós: nossa mente e nossas vidas são repletas de buscas por nossos propósitos, buscando nossos sonhos, nossos objetivos, nossos desejos, o que queremos.

Mesmo aqueles que alegam algum tipo de piedade, vão ter que assumir que em suas vidas diárias eles são ateístas praticantes. Deus esta longe dos seus pensamentos.

Quando estão trabalhando, nas fabricas, nos campos, quando estão em casa. Deus é o centro de seus pensamentos?? Tudo o que estão pensando ou fazendo, é para a Glória de Deus?? Então alguém diz: “Ninguém é desse jeito!” É justamente isso que quero dizer!
TODOS PECARAM, e carecem da glória de Deus”. Por que os homens são tão vazios, e tão miseráveis? E tão sem propósito? 
Não é incrível...os cristãos na América são os mais protegidos e saudáveis que já existiram na história.
Mas nas chamadas Livrarias Cristãs, 85% dos livros são escritos em relação a quão vazios somos. E você quer saber porque somos vazios? Primeiramente, a grande maioria dos que se dizem cristãos, não são convertidos.

Segundo, até mesmo os que são cristãos, estão vazios pela mesma razão que Jesus nunca ficou.  Jesus disse: ”Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis”. João 4:32. “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. V.34

Nossa comida é ganhar terras nesse planeta, sucesso, conforto, fama, lazer, juventude, beleza....nós, nós, nós...
E quanto mais tem de nós, mais vazios somos. Porque fomos feitos para outra coisa, melhor dizer, nós fomos feitos para Outra Pessoa. Mas nos tornamos distorcidos e deslocados. Não apenas pecamos, não apenas estamos separados de um Deus Santo e Justo, mas todo nosso proposito foi retirado de nós.

Pois TODOS PECARAM, e carecem da glória de Deus”. Bem, agora vem o problema: é a maior benção que você jamais poderia ouvir, mas é também o maior problema que você poderia ouvir. E o que é? DEUS É JUSTO!

Você diz: “Isso é bom”, eu quero um Deus Justo, eu não iria querer um ser Todo Poderoso que é mal. Eu quero um Deus Justo. São boas noticias irmão.
Não. Não são. Porque nós não somos justos. Veja aqui esta o problema, Ele é um Deus Justo, e sendo um Deus Justo e o Julgador de toda terra, Ele agira corretamente. E em agir corretamente, a resposta Dele em relação a nós é um tanto apavorante.

Muitos ouvem esses evangelistas, varias e varias vezes na televisão, se levantarem no púlpito e dizer: “A primeira coisa que eu quero que todos vocês, pessoas boas, saibam,
é que Deus, diferente do que os pregadores Puritanos de antigamente diziam, Deus, não é um Deus irado.”

Quantas vezes você ouviu isso? “Deus não é um Deus irado!” Bom, vamos ver. Salmos 7:11 diz: ”Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor.” Em algumas traduções: “....um Deus que esta irado todo dia.”
Deus não precisa de relações para fazê-Lo politicamente correto, para que as pessoas gostem Dele. A Bíblia diz que Deus é um Deus irado, e temos que nós prostrar de joelhos e louva-Lo porque que Ele é.

Não apenas Ele é um Deus irado, mas um Deus que odeia. Ai alguém diz: “sim irmão, Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.” Isso parece bom atrás de uma camisa cristã, mas isso não é Bíblico. A Bíblia não diz que Deus odeia o pecado, e ama o pecador; a Bíblia diz que Deus odeia o pecador. Salmo 5:5: “Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.”

Ouviram? Deus odeia todos que fazem o mal. Agora, esta dizendo aqui que Deus odeia o pecado? Ou que Deus odeia o pecador? Ai, você diz: Mas, e João 3:16, que fala “....Deus amou o mundo....” Sim esta na Bíblia, e Salmo 5 também. Mas Deus é misericordioso e amoroso! Que você diz disso? É verdade, nós vamos falar disso, mas você não pode entender, enquanto não entender todo conselho de Deus.

Deus é amor, mas esse Deus amoroso odeia, Deus é misericordioso, mas Ele esta irado; não podemos pegar só um lado da moeda; não é só uma parte da historia, e esse é o problema hoje em dia. Uma noite eu preguei um sermão inteiro sobre a santidade de Deus, e depois do culto três homens vieram e me disseram: “Nós temos um problema com você, porque você pregou um sermão inteiro sobre a santidade de Deus, e nem uma vez sequer citou o Amor de Deus.” E eu disse: “Bem senhores, na noite passada eu preguei um sermão inteiro sobre o amor de Deus, e nem sequer citei a santidade de Deus, e nenhum de vocês teve algum problema com isso.”

Viram? Estamos sempre pegando somente um lado da história. Mas as Escrituras não dizem que precisamos do pleno conselho de Deus? Eu vou falar sobre o amor de Deus nesta noite, de uma maneira que você possivelmente nunca conheceu.
Mas para que você aprecie o amor de Deus, você tem que entender algo: “Seu Amor é exaltado da mesma maneira que as estrelas são exaltadas pela escuridão do céu.” Deixe-me fazer uma pergunta: “Para onde foram as estrelas nessa tarde?” Por acaso alguém a colocou num cesto e as levou embora? Por que quando você olha para cima você não as pode ver?

PORQUE HAVIA MUITA LUZ! Você não podia vislumbrar sua beleza, você não podia nem ao menos vê-las, porque havia muita luz. Da mesma maneira, você não pode ver as “estrelas” da GRAÇA de DEUS e SEU AMOR COM MUITA LUZ. Quando esses pregadores te dizem que os homens são “tão bons”, a única maneira realmente de apreciar o Amor de Deus e a Graça de Deus é vendo a profunda escuridão do homem.

E quando você vê a profunda escuridão do seu próprio coração, então você se da conta que Deus se moveu por amor a você! Isso te faz cair de joelhos, com maior admiração, e você O adora!
Eu tenho um objetivo com toda essa loucura. Eu tenho que cavar um buraco e enterrar você no fundo. Te mostrar quão escura é sua noite e sem esperança sua situação. Para que quando eu começar a falar de Jesus você seja cheio de admiração. As vezes eu pego um molho de chaves e chacoalho elas perante a igreja e digo: “O som dessas chaves lhes trazem alguma alegria?”

Todos dizem: “Não!” É claro que não, porque vocês não estão presos em uma masmorra! Se você estivesse preso em uma masmorra Seu coração iria pular de esperança!
Pregadores não pregam sobre o pecado, e eles são tão “morais” quanto um médico que não fala a seu paciente que ele está morrendo. Eu quero que você humilhe totalmente o homem. 

Eu quero que o homem veja o que ele é. Então quando, nos falarmos sobre o Amor de Deus enviando Seu Único Filho, os homens gritarão: “Maravilhosa Graça, quão doce som!” Há muitos anos quando eu estava no Peru, alguém me deu uma fita: Maravilhosa Graça, eu estava tão feliz, eu amava aquela canção. 

Então coloquei no meu toca fitas, tocou o primeiro verso, na mesma hora tirei a fita e joguei no lixo. Sabe por que? Por que disse isso: “Maravilhosa Graça e quão doce o som, pois salvou um homem como eu!” A letra dizia um pecador como eu, e antes dizia “miserável” como eu, e “verme” como eu.

Eis que cada geração que se passa o HOMEM parece estar simplesmente ficando melhor. Homens não precisam de salvadores, miseráveis precisam. E quando você retira a escuridão do homem, retira a Glória do Evangelho.
Você já se perguntou por que alguns homens, que são drogados, ou mulheres que são prostitutas, ou assassinos, e por ai vai. 

Quando se convertem parece que são repletos de um zelo especial por Deus? Isso é por que eles não vieram do Country Clube, eles não vieram de alguma denominação religiosa, ou uma vida religiosa, onde todos pretendem ser morais, certinhos e merecedores do Amor de Deus. Eles saíram do esgoto, e quando eles ouviram sobre o amor de Deus seus corações explodiram.

Vamos falar da resposta de Deus. Deus esta irado.
E você diz: “Eu não gosto disso!” Deveria gostar....
Eu pego um jornal, e estou sentado do seu lado eu olho pra ele e vou, com um tipo de sorriso, um brilho nos meus olhos: “Ei,você leu isso? Um pedófilo molestou seis garotos.” E não dar a mínima pra isso...O que você diria de mim? Você diria: “Seu doente! O que há de errado com você? Você deveria ler isso e ficar irado!”
Ah, eu deveria?” Então Deus não tem nenhum direito de ficar irado? Todo dia Ele vê a iniquidade desse mundo, todo dia Ele vê a imundícia, e assassinatos e crimes e tudo mais, e no seu livro Deus não tem o direito de estar irado?

Eu te afirmo que Ele esta irado, Ele esta tão irado que no dia que Ele recuar Sua Misericórdia e vier Julgar esse mundo, os grandes capitães desse mundo vão clamar para as montanhas se levantarem e caírem encima deles para escondê-los da ira do Cordeiro. O que você pensaria de um Deus que olhasse pra tudo isso e ficasse apático? Quem poderia dar um abraço no Hitler?

Quem poderia assistir os EUA assassinar milhares de bebês todos os dias e dizer: “Estou bem, e você também.” Deus esta irado e se não estivesse irado Ele seria imoral, assim como eu se lesse uma noticia terrível como aquela e risse ou fosse neutro sobre aquilo, ou dito: “Cada um por si, você sabe, somos todos livres!”
Você olharia pra mim e diria; “Seu doente, você deveria estar irado.” Então, quanto mais irado Deus deveria estar?

Não somente com os “Hitlers do mundo, com você...por todos os seus crimes e ofensas contra Ele e Sua Criação. Esta vendo? Vamos a Salmo 5...olhem somente para a Bíblia. Algumas pessoas dizem: “Eu não acredito nisso!”      
Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.
Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta
.”  Salmos 5:5-6
“Tu odeias todos os que fazem o mal.”
“Tu odeias quem pratica a iniquidade.”
Estas são as diferentes traduções.

Aqui não diz que o ódio de Deus é direcionado ao pecado ou a iniquidade. Aqui diz que o ódio de Deus é direcionado ao homem que o comete.
E o Amável e Humilde Jesus não disse a mesma coisa? Que aqueles que não crescem nEle, a ira de Deus permanece sobre eles. João 3.

O que você pensa que é a ira de Deus? A ira de Deus em hebraico vem de uma palavra que literalmente significa: “narina, ou a queima de uma narina.” Quando se fala da ira de Deus na Bíblia é o bufar das narinas, a divindade estaria tão irada, que diz que somente com o hálito de Sua boca as montanhas derretem. 

Um cara uma vez disse: “Eu permanecerei de pé no dia do julgamento e não vou ficar com medo.” E eu disse: “Não jovem. Você vai derreter diante de Deus como uma minúscula estatueta de cera diante de uma fornalha.”
Deus vem com ódio contra o mal. Deus vem irado contra o mal. Uma senhora disse uma vez: “Não, Deus não pode odiar! Porque Deus é Amor!”

Eu disse: Antes de tudo nós não devemos buscar inferências filosóficas, nós temos que ir a Escritura, e quando a Escritura diz que Deus odeia, é melhor você acreditar. Mas, vamos ser filosóficos por um momento, você diz que Deus é amor, e, portanto Ele não pode odiar, eu te digo que Deus é amor, e por isso Ele deve odiar. Você ama judeus? Então você deve odiar o holocausto.

Se eu te disse: “Ei, você leu sobre o holocausto?” E você disse: “É, eu sou bastante neutro nesse assunto, quero dizer, você sabe, o que ninguém deseja fazer, não é mesmo?” “Foi ideia do Hitler, por mim tudo bem.”
Eu iria pensar que você é um monstro! Você possivelmente iria para a cadeia por um crime de ódio. Se você ama judeus você deve odiar o holocausto. Você ama crianças? Quantos de vocês disseram com sua própria boca: “EU odeio o aborto!”

Ah, então você tem o direito de odiar, por causa do grande amor que esta no seu coração. Mas você acha estranho que Deus odeie porque Ele ama.


Paul Washer - As Maiores Palavras das Escrituras