sábado, 2 de abril de 2011

Saul e a pitonisa de Endor.


Saul e a pitonisa de Endor
(I Sm.28:7-25)
                          
                             (resumo)

v.8- essas servas geralmente eram estrangeiras, e, quase sempre criam no erro (superstições).
Médium (Hebráico ob) é traduzido em algumas versões por: “espírito adivinhador”, ou, “espírito familiar”, e, no texto grego (LXX), por (engastrimuthos) “ventríloquo” (um de fala diferente).

1º) v.6- ...O Senhor não lhe respondeu. Na situação de Saul, Deus não respondeu, não responde e não responderá. Saul consultou uma feiticeira e não ao Senhor.

2º) v.6- Nem por Urim (revelação sacerdotal), nem por sonhos (revelação pessoal), nem por profetas (revelação inspirada por Deus). E, se não foi o Senhor quem falou, não foi Samuel.

3º) Deus se mostra como Deus dos vivos: O Deus de Abrão, Isaque e Jacó (Ex. 3:15; Mt.22:32).

4º) As profecias devem ser julgadas (ICo. 14:29), essas(v.19) do pseudo Samuel não resistem ao exame:

a) Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus. Ele suicidou-se.

b) Não morreram todos os filhos de Saul (v.19), pelo menos três filhos de Saul viveram: Isbosete (II Sm. 2:8-10). Armoni e Mefibosete (II Sm.21:8).

c) Saul não morreu no dia seguinte(v.19...amanhã estareis comigo), mais uma vez o diabo falhou, Saul morreu cerca de 18 dias depois.

d) Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel (v.19...estareis comigo), Samuel estava no “seio de Abraão”, sentia isso e, sabia a diferença entre um salvo e um perdido.

Logo conclui-se que: o diabo vem com enganos, encantos e sutilezas.
Devemos estar atentos a palavra de Deus, e, nos armarmos contra as mentiras do diabo.

Ap. 22:15- “Ficarão de fora os cães(pessoas de má índole), os feiticeiros(incluindo usuários de drogas), os assassinos, os idólatras e todo o que ama e comete a mentira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário