quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Beco sem Saída

Texto: Êxodo 14:1-14
1. Introdução

Encontrei uma poesia e gostaria de recitá-la:

O homem sussurrou: “Deus, fale comigo”… e um passarinho cantou. Mas o homem não ouviu.

Então, o homem gritou: “Deus, fale comigo”… E trovões e raios apareceram no céu. Mas o homem não notou.

O homem olhou em volta e disse: “Deus, deixe-me ver o Senhor”… E uma estrela brilhante apareceu. Mas o homem não percebeu.

O homem gritou: “Deus, mostre-me um milagre”… E uma vida nasceu. Mas o homem não reparou.

Então, o homem clamou em desespero: “Toque-me, Deus, e deixe-me saber que o Senhor está aqui”…Ao que Deus o tocou suavemente. Mas o homem espantou a borboleta que pousara no seu ombro.

O homem chorou: “Deus, eu preciso da sua ajuda” … E um e-mail chegou trazendo boas notícias e palavras de encorajamento. Mas o homem o deletou e continuou a chorar…

MORAL: Muitas vezes, nós não conseguimos escutar Deus e vê-lo nas coisas simples da nossa vida. Talvez tenha sido por esse motivo que Deus tenha levado o povo de Moisés até um beco sem saída, para que diante do mar, frente a uma situação difícil pudessem aprender a escutar Deus.

Muitas pessoas só escutam Deus quando as circunstâncias estão complicadas, quando estão sendo provadas. É por isso que Deus nos coloca em alguns becos sem saída.
2. Tema

O BECO SEM SAÍDA É UM LUGAR PARA ONDE DEUS NOS LEVA PARA SERMOS PROVADOS. NESTE LUGAR PODEMOS FALHAR, MAS ALÍ DEUS NOS AJUDARÁ A VENCER.
3. O que aprendemos sobre o beco sem saída:
3.1 O beco sem saída é um lugar para onde Deus nos conduz para sermos provados v.1-9

“1 Disse o SENHOR a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar. 3 Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou. 4 Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram. 5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir? 6 E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo; 7 e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles. 8 Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente. 9 Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.

Tento imaginar a reação do povo quando Deus os manda ficar acampados num lugar que não lhes proporcionava nenhuma defesa contra o exército inimigo. Diante do mar vermelho o povo estava indefeso. Geograficamente estavam cercados na frente pelo mar, aos lados por montanhas impossíveis de serem transpostas, e por trás pelo exército inimigo dos egípcios.

Até mesmo o Rei dos Egípcios declara no v.2, que os judeus estavam desorientados. Essa atitude do Rei ilustra a atitude de algumas pessoas quando vêem outras em situação difícil. Nessas horas, não faltam pessoas para zombar ou ridicularizar o cristão.

Mas devemos lembrar de que Deus estava ali com o seu povo. Não importa se estamos no deserto, não importa se estamos em um beco sem saída na vida. Importa é que estejamos com Deus. Alguém disse: “Se Deus resolvesse descer até o inferno, o inferno seria transformado por causa da sua gloriosa presença” Portanto, importa é que Deus esteja presente conosco.

Outro detalhe importante é que Deus diz no versículo v,4: “Serei glorificado”. Num beco sem saída, num momento difícil de nossas vidas, ou nas provações, o nome de Jesus será glorificado, Ele se revelará como Deus poderoso. Creia, não perca as esperanças, pois Deus é fiel.
3.2 O beco sem saída é o lugar onde às vezes falhamos com Deus v.10-12

“ 10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Êxodo 14:10-12 RA)

Em situações difíceis nos evidenciamos aquilo que realmente somos e qual é a qualidade da fé que nós temos. Quando somos atingidos por alguém ou por alguma situação, temos a oportunidade de demonstrar o tipo de Cristianismo vivemos.

A Bíblia relata que o povo de Deus não teve ousadia e fé naquele momento tão difícil. Eles não usaram uma visão de fé para discernir aquela situação. O texto diz no v. 10 que “levantaram os olhos… e temeram muito”.

Muitas pessoas do povo de Deus começaram a murmurar e diziam a Moisés: “nos tiraste de lá para que morramos neste deserto” v 11. Muitos em suas lamentações começaram a desejar a vida antiga que haviam deixado para trás. Essa tem sido a estratégia do Diabo. Ele tenta provocar em nós o saudosismo do pecado, das coisas que deixamos para seguir Jesus. E nessa hora muitos falham com Deus, por não terem visão espiritual e fé que os ajude a crer na presença de Deus em momentos difíceis. No beco sem saída precisamos aprender a glorificar e crer que não seremos abandonados ou deixados para traz.

Nas horas difíceis precisamos ser como os apóstolos que não prisão adoravam a Deus em vez de reclamaram ou murmurarem Atos 16:25.
3.3 O beco sem saída é o lugar em que Deus nos ajuda v.13-14

“13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.” (Êxodo 14:13-14 RA)

Deus permitiu que o povo fosse provado para que vislumbrassem a grande vitória que seria dada. O povo iria viajar durante 40 anos no deserto, e muitos precisavam ver um grande milagre no início daquela viagem para que pudessem renovar seus ânimos e continuar dispostos a prosseguir.

Moisés diz ao povo: “Vede o livramento que o Senhor hoje vos fará”. Talvez esta seja a palavra que você precise escutar hoje para ficar novamente animado e voltar a crê mais na providencia de Deus para tua vida. Nestas horas difíceis lembre-se que você não está sozinho.
4. Conclusão

Um famoso palestrante começou um Seminário segurando uma nota de 20 dólares. Numa sala, com 200 pessoas, ele perguntou: – Quem quer esta nota de 20 dólares?”

Mãos começaram a se erguer. Ele disse: – Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto!

Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez: – Quem ainda quer esta nota? -As mãos continuaram erguidas.

- Bom – ele disse – e se eu fizer isto? E ele deixou a nota cair no chão e começou a pisá-la e esfregá-la. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou: – E agora? Quem ainda quer esta nota? Todas as mãos permaneceram erguidas.

- Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição. Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor. Ela ainda valerá 20 dólares. Essa situação também se dá conosco.

Muitas vezes, em nossas vidas estamos num Beco sem saída, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos, por decisões que tomamos ou pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. E assim, ficamos nos sentindo desvalorizados, sem importância. Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderemos o nosso valor ante o Universo. Quer estejamos sujos, quer estejamos limpos, quer amassados ou inteiros, nada disso altera a importância que temo para Deus. O preço de nossas vidas não é pelo que fazemos ou sabemos, mas pelo que SOMOS! Somos especiais.VOCÊ é especial para Deus. Muito especial. Jamais se esqueça disso! Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário