segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Conhecendo a Deus


Conhecendo a Deus

Você sabe qual é a sua maior necessidade? A mesma de todas as outras pessoas. Precisamos desesperadamente conhecer a Deus.
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.” (2 Pe 3:18)
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17:3)
“Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.” (Os 4:1)
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” (Os 6:3a).Todos os nossos problemas espirituais são derivados de nossa falta de conhecimento de quem Deus é.
“Pois misericórdia quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” (Os 6:6)
Deus não se impressiona com todas as nossas atividades. O propósito de todo cristão deve ser conhecer a Deus para torná-lo conhecido. Conhecer a Deus é muito mais que conhecê-lo como seu Salvador, Senhor, guia e aquele que te cura. Essas são coisas elementares sobre o conhecimento de Deus.
“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas cousas me agrado, diz o Senhor.” (Jr 9:23,24)
Dois fatores importantes se destacam nesses dois últimos versículos. Primeiramente, Deus faz a melhor propaganda de si mesmo, dizendo que ele faz misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas cousas ele se agrada. Em segundo lugar, Deus não se impressiona com o maior sábio deste mundo, nem com o homem mais rico, nem com o homem que tem a maior autoridade ou o maior poder sobre a face da terra.
Se uma pessoa humilde, bem insignificante, iletrada, sem autoridade sobre qualquer pessoa, porém, permeando-se com a Palavra de Deus, com um desejo ardente de conhecer o caráter de Deus, pedindo a Deus que se revele a ele, crendo que Deus se revelaria, uma pessoa que de fato conhecesse a Deus; então aí Deus diria: “Eu agora estou impressionado!”
Temos uma visão distorcida do que impressiona a Deus, porque nós não temos gastado tempo suficiente para receber a revelação de quem ele é (faceta por faceta do seu caráter). Se não gastarmos tempo para conhecer e estudar o caráter de Deus, faceta por faceta na sua Palavra, aí você não terá a revelação dele e se impressionará com o que os homens se impressionam.
Você conhece a Deus? O caráter de Deus? Ou apenas só conhece a respeito de Deus, só está ouvindo o que outras pessoas têm descoberto a respeito de Deus, mas você mesmo não tem uma revelação pessoal deste caráter de Deus para si mesmo? Você está mais empolgado com aquilo que Deus faz do que quem ele é? (por exemplo, culto de milagres).
São somente aqueles que têm gastado tempo diariamente, num sistema disciplinado, buscando nas Escrituras todas as facetas do caráter de Deus, escrevendo, meditando, pedindo a revelação de Deus, são os que o vêem e o compreendem e podem torná-lo conhecido.
O principal ministério do diabo é transmitir uma imagem distorcida de quem Deus é. Qual deve ser o nosso principal ministério? Chegar a conhecer a Deus como ele é e daí tornar o Senhor conhecido no poder do Espírito Santo.
Se você tivesse que enviar um embaixador para outro país, para o representar e levar o seu conhecimento a outras pessoas, quem você enviaria? Alguém que conheça o seu caráter intimamente ou que apenas leu um livro a seu respeito? Saia da classe dos buscadores casuais para a classe dos buscadores intensos.
Se você conhece o caráter de Deus não vai ficar frustrado e confuso com o que acontece na sua vida (veja: Sl 32:4; 145:17; 1 Cr 28:9). A revelação de quem Deus é, vem através de sua Palavra.
Cinco maneiras de conhecer ao Senhor:
01. Confessar para Deus o pouco que você o conhece.
02. Manifeste o desejo de conhecê-lo e creia.
03. Comece a buscar o Senhor diariamente, estudando as facetas do seu caráter, pedindo que ele se revele a você através da Palavra, crendo em Jr 29:12,13.
Veja:
Oração de Davi – Sl 42:1,2 ; 63:1,2
Oração de Moisés – Êx 33:13,18.
Oração de Paulo – Fp 3:8.
Passagens biblicas que descrevem o caráter de Deus: Is 6:1-5; Ez 1:26-28; Ap 1:12-16; Ap 4; Ap 19. 4.
Obedecer – Jo 14:21; 2 Pe 1:8. 5.
Fazer um estudo definido de cada atributo de Deus na Sua Palavra.
O povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo (Dn 11:32).
Busque a Deus não somente para ter orientação sobre o que fazer, mas para conhecê-lo. ( 2 Co 2:14; 3:18).

EUDALDO FREITAS MEDRADO