terça-feira, 17 de abril de 2012


O antigo paganismo ensinava que cada deus estava ligado a seus adoradores por 
interesses próprios, pois dependiam dos serviços e das oferendas deles para seu
 bem-estar. O paganismo moderno lembra vagamente um conceito semelhante
 — Deus é de algum modo obrigado a nos amar e ajudar, embora nada mereçamos. 
Este foi o sentimento expresso pelo livre-pensador francês que morreu murmurando: 
"Deus perdoará, este é seu trabalho" (c'est son metier). 
Mas essa idéia não está bem fundamentada. O Deus da Bíblia não depende 
dos seres humanos para seu bem-estar, Sl 50:8-13 -
 8) Não estou zangado por causa dos sacrifícios e das ofertas queimadas que vocês trazem diariamente ao meu altar.
9) Mas bois e bodes não é o que realmente desejo receber de vocês.
10) Porque todos os animais nas florestas, todo o gado que pasta sobre os montes, são meus!
11) As aves dos montes e os animais do campo, todos eles Me pertencem.
12) Se Eu tivesse fome, não precisaria lhes pedir coisa alguma, pois tudo que há no mundo é meu.
13) Não pensem que preciso da carne dos bois e do sangue dos cabritos que vocês oferecem no altar.

At 17:25- 25) "e mãos humanas não podem fazer nada por Ele, porque Ele não precisa disso! Ele mesmo dá a vida e a respiração a tudo, e satisfaz todas as necessidades que existem".
Nem é obrigado a mostrar-nos algum favor depois de termos pecado. 
Podemos apenas apelar para sua justiça — e justiça, em nosso caso, 
significa condenação certa. Deus não é obrigado a impedir o curso da justiça para 
favorecer quem quer que seja. Ele não é obrigado a ter piedade e a perdoar, 
e se o fizer será um ato, como dizemos, "de sua livre vontade", e ninguém o obriga 
a revidar suas intenções. "Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, 
mas, da misericórdia de Deus" (Rm 9:16). A graça é livre, no sentido de ser auto-originada 
e de proceder de quem poderia concedê-la ou não. Somente quando se percebe que 
a decisão do destino de cada indivíduo advém da resolução divina de salvá-lo 
de seus pecados, ou não, e que esta é uma decisão que Deus toma caso a caso, pode-se começar a apreender o conceito bíblico da graça.