O antigo paganismo ensinava que cada deus estava ligado a
seus adoradores por
interesses próprios, pois dependiam dos serviços e das
oferendas deles para seu
bem-estar. O paganismo moderno lembra vagamente um
conceito semelhante
— Deus é de algum modo obrigado a nos amar e ajudar,
embora nada mereçamos.
Este foi o sentimento expresso pelo livre-pensador francês
que morreu murmurando:
"Deus perdoará, este é seu trabalho" (c'est son
metier).
Mas essa idéia não está bem fundamentada. O Deus da Bíblia
não depende
dos seres humanos para seu bem-estar, Sl 50:8-13 -
8)
Não estou zangado por causa dos sacrifícios e das ofertas queimadas que vocês
trazem diariamente ao meu altar.
9)
Mas bois e bodes não é o que realmente desejo receber de vocês.
10)
Porque todos os animais nas florestas, todo o gado que pasta sobre os montes,
são meus!
11)
As aves dos montes e os animais do campo, todos eles Me pertencem.
12)
Se Eu tivesse fome, não precisaria lhes pedir coisa alguma, pois tudo que há no
mundo é meu.
13)
Não pensem que preciso da carne dos bois e do sangue dos cabritos que vocês
oferecem no altar.
At 17:25- 25) "e mãos humanas não podem fazer nada por Ele,
porque Ele não precisa disso! Ele mesmo dá a vida e a respiração a tudo, e
satisfaz todas as necessidades que existem".
Nem é obrigado a mostrar-nos algum favor depois de termos
pecado.
Podemos apenas apelar para sua justiça — e justiça, em
nosso caso,
significa condenação certa. Deus não é obrigado a impedir o
curso da justiça para
favorecer quem quer que seja. Ele não é obrigado a ter
piedade e a perdoar,
e se o fizer será um ato, como dizemos, "de sua livre
vontade", e ninguém o obriga
a revidar suas intenções. "Portanto, isso não depende
do desejo ou do esforço humano,
mas, da misericórdia de Deus" (Rm 9:16). A graça é
livre, no sentido de ser auto-originada
e de proceder de quem poderia concedê-la ou não. Somente
quando se percebe que
a decisão do destino de cada indivíduo advém da resolução
divina de salvá-lo
de seus pecados, ou não, e que esta é uma decisão que Deus
toma caso a caso, pode-se começar a apreender o conceito bíblico da graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário