terça-feira, 20 de agosto de 2024

ERAMOS ESTRANHOS, FOMOS ACOLHIDOS

  

O mundo em que Paulo viveu era muito diferente do nosso em muitos aspectos, como cultura, idioma e estilo de vida. 


No entanto, tanto naquela época quanto agora, havia uma característica em comum: a existência de barreiras.


No tempo de Paulo, essas barreiras sociais eram visíveis, como as divisões entre senhores e escravos. 

Os escravos frequentemente ressentiam seus senhores, que os tratavam como propriedades. 


Quando esses grupos começaram a se reunir na igreja, houve dificuldades para que todos se vissem como iguais em Cristo. 


Hoje, essa dinâmica pode ser observada na relação entre empregadores e empregados, onde ainda existem divisões entre aqueles que exercem autoridade e os que estão sob essa autoridade.


Havia também barreiras financeiras, com uma clara distinção entre ricos e pobres. Os pobres muitas vezes invejavam os ricos, que, por sua vez, frequentemente os menosprezavam. 


Unir essas classes sociais em Jesus era um desafio, e essas distinções ainda persistem hoje.


Barreiras dentro das famílias também eram comuns, especialmente quando uma pessoa se rendia a Jesus (Yeshua), enquanto outros membros permaneciam descrentes, criando tensões no lar e na igreja, como Paulo aborda em 1 Coríntios 7. 


Culturalmente, havia grandes divisões, especialmente entre os gregos e outros povos. 


Os gregos, que se viam como superiores e chamavam os outros de "bárbaros", acreditavam que falavam a "língua dos deuses" e desprezavam aqueles que não compreendiam. 


Essa era a realidade na qual Paulo escrevia suas cartas e na qual os efésios viviam.


Com a chegada do Evangelho, no entanto, essas barreiras começaram a ser derrubadas. 


A mensagem do Evangelho se dirigia a todos, independentemente de raça, nacionalidade, origem, idioma, posição social ou gênero. 


A essência do Evangelho é que Jesus Cristo morreu pelos pecadores e ressuscitou, oferecendo salvação a todos que nele creem.


O Evangelho atuou como um grande unificador, unindo todos os que acreditavam em Cristo, independentemente de suas diferenças. 


Para isso, foi necessário derrubar barreiras entre os sexos, onde homens se consideravam superiores às mulheres; entre escravos e senhores; entre nações e entre diferentes religiões.


Paulo entendia que o Evangelho tinha um poder transformador, capaz de destruir as barreiras e unir as pessoas em Cristo.


"Sou devedor tanto aos gregos como aos bárbaros; tanto aos sábios como aos ignorantes. De modo que, quanto estiver em mim, estou pronto para pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego" (Romanos 1:14-16). 


Ele também escreveu: "Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" (Colossenses 3:11).


A maior barreira de todas, segundo Paulo, era entre judeus e gentios. Os judeus viam os gentios como "cães imundos", dignos apenas de morte e condenação, 

enquanto os gentios desprezavam os judeus por serem diferentes em vestimenta, alimentação e comportamento, culpando-os por desastres e pragas e desejando sua extinção.


As barreiras entre judeus e gentios eram profundas e variadas. Uma barreira era geográfica: 

os judeus, estando próximos de Jerusalém e do Templo, eram considerados "perto" de Deus, enquanto os gentios, fora de Israel, eram "distantes". 


Contudo, em Isaías 57:19, Deus oferece paz tanto aos que estão perto quanto aos que estão longe.

19 Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o Senhor, e eu o sararei.


(Quando olhei de novo e vi o que ele estava fazendo, decidi curá-lo, guiá-lo e confortá-lo, criando uma nova linguagem de louvor para os que choram pelos mortos. Paz para os que estão longe, paz para os que estão perto”, diz o Eterno. 

"E, sim, eu os curarei.")


Outra barreira era espiritual: os judeus tinham acesso à salvação, enquanto os gentios não, criando uma separação quase intransponível. 


Um exemplo disso é a história de uma mulher gentia que pediu para se aproximar de Deus e foi rejeitada pelo rabino Eleazar, demonstrando a exclusão dos gentios.


Paulo escreve aos efésios para destacar que, em Jesus, todas essas barreiras foram derrubadas. 


Em Cristo, não há mais distinções entre mestre e escravo, homem e mulher, rico e pobre, grego ou bárbaro, judeu ou gentio. 

Todos são feitos um em Jesus Cristo, que unifica todas as divisões.


 I. No versículo 11 , Paulo nos lembrou das Divisões do Passado . Ele nos lembra do muro entre os judeus e nós.

11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

 

(Por isso, não menosprezem esse presente. Ainda ontem, estranhos aos caminhos de Deus, vocês não faziam ideia de nada disso, não conheciam o básico a respeito de como Deus age nem sabiam quem era Cristo.)


 II. No versículo 12 , Paulo nos lembra de quão ruim era a situação do nosso lado do muro. 

Nesse versículo, Paulo nos lembra que tínhamos cinco problemas enormes.

12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.


(Não conheciam a rica história das alianças e promessas de Deus vivida por Israel nem desconfiavam do que Deus estava fazendo no mundo.)


1.   Estávamos “ sem Cristo ”


2.   Éramos “ estrangeiros da comunidade de Israel ”


3.   Éramos “ estranhos às alianças da promessa ”


4.   Estávamos sem “ esperança ”


5.   Estávamos “ sem Deus ”


Em nossa condição perdida, fomos separados de Deus. Estávamos irremediavelmente perdidos e indo para o Inferno sem Jesus Cristo. 


Estávamos em uma condição desesperadora da qual não podíamos nos salvar. 

No versículo que veremos hoje, Paulo nos conta como o muro foi quebrado entre os judeus e os gentios. 

Ele nos conta como nós, que estávamos do lado errado da cerca, fomos trazidos “ para perto ”.


No versículo 13 , Paulo nos lembra da destruição do passado . 

13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

 

(Agora, por causa de Cristo, que morreu da forma que morreu, derramando seu sangue, vocês, que estavam excluídos de tudo isso, agora participam de tudo.)


  I. O PODER DESTA DESTRUIÇÃO 


      Paulo diz: “vós que antes estáveis ​​longe, já vos tornastes próximos”. 


Como gentios, fomos excluídos. Estávamos do lado de fora, olhando para as bênçãos do Senhor sobre Seu povo Israel. Estávamos perdidos, sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo. 


Estávamos em uma situação triste e não podíamos mudar nossa condição. 

Mas, Deus em Sua graça veio até nós, nos atraiu para Si e nos salvou para Sua glória. 

Quando Ele fez isso, Ele nos trouxe para Si mesmo.


Além disso, o Senhor derrubou o muro de separação que existia entre os judeus e os gentios. 

Estávamos “distantes” em nossos estilos de vida e religiões, mas Deus nos uniu em Jesus Cristo. 


Deus não está construindo muros entre as pessoas; Ele está derrubando os muros e unindo as pessoas. Em graça, Deus tomou os judeus em uma mão e os gentios na outra e nos uniu em Cristo, tornando-nos um Nele! 


Ele destruiu nosso passado! Ele demoliu os muros de separação, Ef. 2:14 , que estavam entre nós e fez uma igreja na qual judeus e gentios são iguais aos Seus olhos!

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

 

(O Messias ajustou as coisas entre nós e por isso agora estamos juntos nisso, tanto os inimigos não judeus quanto os judeus, que são de dentro. Ele derrubou o muro que usávamos para manter-nos separados.)



O poder de Deus na destruição do nosso passado é revelado no fato de que Ele foi capaz de pegar dois grupos de pessoas que nunca teriam se unido por si mesmos, e Ele os fez um em Jesus. 


Esse é o poder de Deus. Esse é o poder da graça! Falaremos mais sobre essa união à medida que nos aprofundamos neste capítulo.



Ill. Paulo e Epafrodito – Fil. 2:25 . Esse é o poder da graça! Ela fará você amar pessoas que você costumava odiar. 

Ela fará você amar aqueles que lhe fizeram mal. 

25 Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.


Ela derruba os muros de separação entre as pessoas e as une em Jesus Cristo. 

Se o que você tem não faz de você um com seu irmão, então o que você tem não é do Senhor!


·       1 João 3:14-16 - “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. 

Aquele que não ama seu irmão permanece na morte. 

Todo aquele que odeia seu irmão é um assassino: e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna permanecendo nele. 

Nisto conhecemos o amor de Deus , que ele deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos.”


 


·       1 João 4:20-21 - “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê? E dele temos este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.”


 II. O LOCAL DESTA DESTRUIÇÃO 


      Paulo diz que nossos passados ​​são destruídos “em Cristo”. 

Não somos libertados do passado por guardar a Lei. 

Não somos libertados do passado por boas obras. 

Somos libertados da devastação do passado por estar “em Cristo”.

 

      Como alguém chega a estar “em Cristo?” 

Seja você judeu ou gentio, a resposta é a mesma, os santos são “criados em Cristo Jesus,” Ef. 2:10 . 

Nós chegamos “em Cristo” através da obra da graça salvadora de Deus.


      Ele nos atrai para Si mesmo. Ele nos torna conscientes de nossos pecados e de Sua santidade. 

Ele nos revela a verdade de que Jesus é o único Caminho de salvação. 

Ele nos dá fé para crer em Jesus, e quando simplesmente desviamos o olhar pela fé, somos colocados “em Cristo” e somos eternamente salvos. 

Atos 16:31

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.


(“Deposite sua inteira confiança no Senhor Jesus, e você terá a salvação e saberá o que é viver de verdade — e todos os da sua casa também!”)


Romanos 10:13

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


(“Todo aquele que clamar: ‘Socorro, Deus!’ alcançará ajuda”.)


Apocalipse 22:17 .

E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.


(“Venha!”, dizem o Espírito e a Noiva. Quem ouvir repita: “Venha!”. Alguém está com sede? Venha! Todos os que quiserem venham e bebam, Bebam livremente da Água da Vida!)


Quando somos salvos pela graça de Deus, somos  “feitos próximos”. Ou seja, sem nenhum esforço nosso, somos trazidos para perto de Deus. 

Ele derruba o muro que nos separa. 


Ele alcança a nós enquanto ainda estamos em nossos pecados, Ele nos salva por Sua graça e nos atrai para Si mesmo. 


É tudo obra de Deus! É tudo obra da graça. 

É por isso que Ele merece toda a glória e todo o louvor por quem somos Nele!


Você está em Jesus? Se estiver, você está em um bom lugar. Você foi tirado do pecado e foi trazido para perto de Deus. Você foi liberto do pecado e recebeu Sua justiça. 


Você foi trazido de volta da morte e se tornou um participante de Sua vida. Você foi salvo, mudado, adotado, perdoado, liberto e transformado. 

Nada é como era, nem nunca mais será!

 

      Se você não está nele, você precisa estar. Venha a Jesus Cristo pela fé e Ele o salvará por Sua graça, para Sua glória. Se você vier a Ele, Ele não o rejeitará, João 6:37 , mas Ele derrubará o muro que o separa e o atrairá para perto!


 Nosso passado e todos os muros de separação são demolidos “em Cristo!”


III. O PREÇO DESTA DESTRUIÇÃO 


Paulo diz que “fomos aproximados pelo sangue de Cristo”. Para unir judeus e gentios como um, o Filho de Deus teve que morrer na cruz do Calvário.


Os judeus tinham sua Lei e seus rituais. Seus sacerdotes ofereciam cabras, ovelhas, touros, pombos e rolas aos milhões para expiar temporariamente seus pecados. 

Seus rituais não tiravam um único pecado. 


Apenas os faziam avançar por mais um dia e por mais um ano. Quando Jesus morreu, Ele fez o que o sangue de touros e bodes não podia fazer. 


Quando Ele morreu, Ele pagou um preço que todas as religiões de todas as eras não podiam pagar. 

Quando Ele morreu, Ele derramou Seu precioso sangue para expiar os pecados dos perdidos. 


Quando Ele morreu, Ele satisfez as justas exigências de Deus pelo pecado e providenciou salvação eterna para todos aqueles que crerem Nele pela fé.


É por isso que a Bíblia diz o que diz sobre o sangue de Jesus.


·       Ap. 1:5-6 , “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. 

Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reino e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.”


·       1 Pedro 1:18-19 , “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais; 

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado;”


·       Hb 10:10-14 , “Pela qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez por todas . 

E todo sacerdote se apresenta cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados. 

Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus; 

Daqui em diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 

Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”


·       Hb 9:11-14 , “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação; 

Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo obtido eterna redenção para nós . 

Porque, se o sangue de touros e bodes, e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”


·       Hb 9:24-27 , “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; Porque doutra maneira necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 

E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”


Graças ao ETERNO pelo precioso sangue de Seu Filho que nos une em JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário