sábado, 24 de agosto de 2024

Jesus é a nossa paz

 Efésios 2:14-18


14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,


15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,


16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.


17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;


18 Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.


YESHUA (Jesus) É A NOSSA PAZ


Introdução :  

Vivemos em um mundo repleto de diferenças que causam divisões, sejam elas políticas, sociais, familiares ou até mesmo dentro da igreja. 


No entanto, Paulo nos ensina que em Cristo, todas essas diferenças são superadas. 


Enquanto o mundo se divide por guerras e discussões, a igreja deve ser um lugar de unidade e paz, onde todos os crentes compartilham uma fé comum em Jesus Cristo.


Paulo nos lembra que, por meio do sangue de Cristo, aqueles que antes estavam distantes foram aproximados de Deus. 


Em Cristo, as antigas divisões entre judeus e gentios foram abolidas, e todos são unidos em um só corpo. 


Como Clemente de Alexandria afirmou, os cristãos são uma "terceira raça," que adoram a Deus de uma nova maneira, transcendente das antigas divisões. 


Em Jesus, aqueles que antes eram inimigos foram reconciliados, trazendo paz tanto entre os homens quanto com Deus.

 

Esses versículos ensinam algumas lições que precisamos levar a sério.


  I. v . 14-15 O QUE JESUS ​​DESTRUIU   


 Paulo nos diz que Cristo “ é a nossa paz ”. 

Quando o profeta Isaías falou da vinda de Cristo, ele o chamou de “ Príncipe da Paz ”, Isaías 9:6 .


Quando Paulo declara "Ele é a nossa paz," ele está afirmando que Jesus é a base da paz tanto para judeus quanto para gentios. 


Para os judeus, a paz com Deus não podia ser alcançada através de rituais, sacrifícios ou pela observância da Lei, pois, apesar de seus esforços, continuavam a ser pecadores perante Deus. 


Da mesma forma, os gentios, que não tinham acesso a Deus, estavam ainda mais distantes da possibilidade de alcançar a paz com Ele.


O que a Lei, os sacrifícios e as obras humanas não puderam realizar, Jesus fez ao morrer na cruz. 


Paulo explica que Jesus "destruiu a parede de separação," referindo-se ao muro que dividia o Pátio dos Gentios do Pátio de Israel no antigo templo. 


Esse muro físico, com cerca de 1,2 metros de altura, tinha inscrições que proibiam a entrada de estrangeiros, sob pena de morte. 

Esse muro simbolizava a profunda divisão social entre judeus e gentios.


Com a morte de Jesus, essa barreira foi derrubada, unindo judeus e gentios em Cristo. 

No entanto, para aqueles que ainda não conhecem o Senhor, essas antigas divisões persistem. 


Um exemplo é o Muro das Lamentações em Jerusalém, onde a presença de gentios é apenas tolerada pelos judeus que vão até lá para orar. 


Apesar de algumas pessoas, como nós, rezarem pela "paz de Jerusalém" ao visitar o muro, as divisões permanecem. Essas separações só serão plenamente superadas com a volta de Jesus.


 

Mas, para aqueles que conhecem o Senhor, eles descobriram que todos os muros da divisão foram derrubados para sempre. 


Em Jesus, não há judeu e não há gentio. Há apenas o cristão, o crente redimido em Cristo.


Observemos alguns versículos que ensinam essa verdade.


·       Cl 3:11 “ Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. ”


·       Gálatas 3:28  “ Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. ”



Em Cristo, nossas identidades nacionais, religiosas, sociais ou sexuais permanecem, mas não nos dão nenhuma vantagem sobre os outros. 


A única distinção que importa é entre crente e descrente. Isso nos convida a reavaliar nossos preconceitos, lembrando que, aos olhos de Jesus, ninguém é superior. 


Jesus Cristo derruba todas as barreiras sociais!


Ele também destruiu uma barreira espiritual. 

O versículo 15 menciona que Jesus "aboliu em Sua carne a inimizade," referindo-se à hostilidade entre judeus e gentios, que era alimentada pela "lei dos mandamentos, contida nas ordenanças." 


Os judeus desprezavam os gentios por desrespeitarem a Lei de Deus, enquanto os gentios odiavam os judeus por seguirem rigorosamente a Lei, que regulava todos os aspectos de suas vidas. 


A Lei se tornava um grande muro de separação entre os dois grupos.


Embora houvesse grande hostilidade entre diferentes grupos por várias razões, a maior inimizade de todas era entre Deus e a humanidade.


Todos os homens, independentemente de serem judeus ou gentios, eram pecadores e estavam culpados diante de um Deus Santo, Rm 3:10-23 . 


Eles eram todos culpados de violar Sua Lei, portanto, todos estavam destinados a enfrentar Sua ira, Rm 6:23 .

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

 


Aqui está o que os judeus nunca consideraram, e o que os gentios nunca souberam: “ Porque todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las ” , 

Gálatas 3:10 .


 

Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele derrubou as barreiras sociais entre judeus e gentios, e também as barreiras espirituais entre pecadores e o Deus santo. 


Ele uniu esses dois grupos opostos, criando um 

"novo homem" em Si mesmo, formando assim o Corpo de Cristo a partir de pessoas tão diferentes.


Crisóstomo, um renomado pregador da igreja primitiva, comparou isso a Deus fundindo uma estátua de prata e outra de chumbo em uma fornalha, resultando em uma estátua de ouro—não apenas unidas, mas melhoradas.


Em Cristo, nossas diferenças desaparecem. Somos justificados diante de Deus, não pelas obras da Lei, mas pela fé. E essa justificação também nos une uns com os outros. 


Em Jesus, todas as barreiras entre pessoas e entre pecadores e Deus são destruídas.

 


Paulo diz que Jesus Cristo “aboliu em Sua carne a inimizade”. 

A palavra “ aboliu ” significa “ tornar inoperante; privar de força ou poder ”. 


Em outras palavras, ao guardar completamente a Lei de Deus, Jesus cumpriu a Lei de Deus. Agora, 

“Cristo é o fim(plenitude) da lei para justiça de todo aquele que crê ”, Rom. 10:4 .


Por meio de Sua morte, Jesus tornou a Lei inoperante. Ela não tem mais nenhuma reivindicação sobre nós. Estamos livres de seu poder de condenar. Ela serve ao propósito de expor nossos pecados.   


“ Que diremos então? A lei é pecado? De modo nenhum. 

Eu não conheceria o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: 

Não cobiçarás. 

Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda espécie de concupiscência. 

Porque sem a lei o pecado estava morto. 

Porque sem a lei eu outrora vivia; mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri, ” Rm. 7:7-9 .


 

A Lei serve como um professor necessário para nos levar a Jesus:   

“ Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. 

De sorte que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. 

Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo ” , Gálatas 3:23-27 . 


E, em Jesus: “ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus ... ” , Romanos 8:1 . 


Nele, somos libertos da Lei!  

“ Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça ”  

Romanos 6:14 .


 

Em 1961, os alemães orientais ergueram um muro ao redor de Berlim Ocidental, separando a cidade do restante da Alemanha. 


Esse muro dividiu famílias e amigos por uma geração. Guardas da Alemanha Oriental vigiavam o muro e mataram centenas de pessoas que tentaram atravessá-lo em busca de liberdade no Ocidente.


Em 9 de novembro de 1989, o governo da Alemanha Oriental anunciou que os berlinenses do lado oriental poderiam visitar o lado ocidental. Isso gerou uma celebração, com pessoas de ambos os lados subindo no muro. 


Logo, caçadores de souvenirs começaram a desmantelar o muro, e, em pouco tempo, os governos da Alemanha Oriental e Ocidental o derrubaram completamente, levando à reunificação da Alemanha em 1990.


Se você assistiu à televisão quando o muro caiu, teve um pequeno vislumbre do que Paulo tenta nos ensinar. 


Quando o muro foi derrubado, as pessoas do Leste e do Oeste cruzaram a terra de ninguém onde o muro estava, e antigos inimigos se abraçaram em um espírito de unidade.

 

Quando Jesus derrubou os muros entre judeus e gentios, 

Ele tornou possível que inimigos de longa data fossem reunidos como amigos. 


Ele tornou possível que pecadores perdidos e miseráveis ​​fossem abraçados por Deus. 

Ele tornou a reconciliação possível em todos os níveis da vida! Louvado seja o Seu nome!


 

  v . 16 O QUE JESUS ​​FEZ   


Paulo nos explica como Jesus fez tudo isso e o que Ele realizou por nós.


Reconciliação - A palavra "reconciliar" significa "trazer a um estado de harmonia".


Na sua morte, Jesus derrubou os muros de separação entre judeus e gentios, e entre a humanidade e Deus. 


Ele conseguiu reunir todas as partes em conflito, unindo-as em Si mesmo e estabelecendo uma paz eterna.


Ele não apenas uniu seres humanos entre si, mas também uniu a humanidade com Deus. 


O objetivo final de Jesus não era apenas resolver disputas humanas, mas sim reconciliar os pecadores com Deus. 


Ele veio para pegar pecadores perdidos, destinados à condenação, e torná-los um com Deus em Si mesmo. 

Ele alcançou isso através da sua morte.


Redenção - Jesus alcançou nossa redenção ao se oferecer como o sacrifício perfeito pelo pecado na cruz do Calvário. 


Ao dar sua vida perfeita em favor dos pecadores, Jesus "matou a inimizade". 

A palavra "matou" significa "eliminar, abolir completamente". Quando Jesus morreu na cruz, Ele libertou todos os que creem nele do poder da Lei e da penalidade do pecado.

 


      Ele fez isso por:


1. Ao se tornar sujeito à Lei – 

“ Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos ” , Gálatas 4:4-5 . 


 

2. Ao suportar sua penalidade - 

“ Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro ” , Gálatas 3:13 .  



      Em Seu Próprio Corpo, “ Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, vivêssemos para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados ” , 1 Pedro 2:24 .


 

      Na cruz, “ E a vós outros, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou, no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e irrepreensíveis, ” Col 1:21-22 . 


“ E a vós outros, quando estáveis ​​mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas; 

havendo riscado o escrito de dívida que era contra nós nas suas ordenanças, o qual de alguma maneira nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz, ” Col. 2:13-14 .



3. Oferecendo-se no lugar dos pecadores - 

“ Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus ” , 2 Cor. 5:21 . 



      Foi isso que Ele fez e o que Lhe custou fazer isso!


 

v . 17-18 O QUE JESUS ​​ENTREGOU


 Jesus trouxe uma mensagem de paz, mencionada três vezes nesta passagem, referindo-se tanto à harmonia entre judeus e gentios quanto à paz entre a humanidade e Deus. 


A paz aqui é descrita como a tranquilidade de uma alma segura em sua salvação por meio de Cristo, sem medo e contente com sua vida.


A palavra "pregado" é equivalente ao termo "Evangelho", significando "Boas Novas". 


Paulo explica que Jesus, através de Sua morte na cruz, garantiu a paz com Deus e proclamou a salvação 

tanto aos judeus quanto aos gentios, oferecendo a todos a oportunidade de serem salvos dos seus pecados.


Essas Boas Novas ainda são válidas hoje. 

Aqueles que buscam Jesus encontram perdão, liberdade, e uma paz eterna com Deus, sendo reconciliados e adotados em Sua família.


Além disso, Jesus nos dá "acesso" a Deus, ou seja, Ele nos coloca em uma posição onde somos trazidos à presença de Deus. 


No Novo Testamento, essa palavra descreve o acesso dos crentes a Deus, comparando Jesus a um oficial da corte que introduz pessoas ao rei, controlando quem tem acesso ao monarca.

 

Jesus Cristo é o nosso acesso ao Pai, João 14:6 . 


Ele controla o acesso a Deus. Jesus Cristo é capaz de nos levar aonde nunca poderíamos ir sozinhos. 


Nossos pecados se ergueram como uma barreira terrivelmente alta entre Deus e nós, Isa. 59:2 . 


Quando Jesus morreu na cruz, Ele derrubou aquele muro. Ele estendeu a mão e nos reivindicou, e Ele nos trouxe a Deus.

 

Isso é exatamente o que Paulo disse em Ef. 2:13 . 


Nunca poderíamos chegar a Deus por nós mesmos. Teríamos continuado a vagar na cegueira, na morte e na perdição do nosso pecado. 


Mas, veio até nós e nos levou aonde não poderíamos ir por nós mesmos. Ele nos trouxe a Deus! 

Agora, Ele nos acolhe a qualquer momento. 


Hb. 4:16 , “ Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos em ocasião oportuna. ”


 

Concluindo:

Precisamos urgentemente desse ensinamento porque, assim como no mundo, barreiras artificiais muitas vezes dividem a igreja. 


Permitir que questões como racismo e preconceito, especialmente no Sul, causem divisão na igreja é inaceitável. 


Alguns acreditam que quem é diferente está errado, mas essa atitude não deve ter lugar na igreja.


Jesus morreu para eliminar essas distinções, tirando-nos de nossas identidades terrenas e nos unindo nele. 

A igreja só experimentará a plena presença e poder de Cristo quando alcançar a unidade. 


Sem isso, estaremos aquém do que Jesus nos salvou para ser.


Se há paz entre você e Deus, louve-o por sua graça. Mas, se ainda existe uma barreira entre você e Deus, busque-o hoje e seja salvo. 


E se há divisão entre você e um irmão ou irmã em Cristo, é essencial resolver isso para que Deus possa agir em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário