segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Se eu me desviar do Caminho...

 Esboço de Sermão: Salmo 119:176


Texto Base: Salmo 119:176 - "Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos."


"Se eu me desviar do Caminho, vem me buscar. 

Eu reconhecerei o som doce e suave da tua voz."


Introdução


1. A Contextualização do Salmo 119:

   - O Salmo 119 é o mais longo dos salmos e é um acróstico, cada seção começando com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico.

   

- O tema central é a Palavra de Deus e sua importância na vida do crente.


Meditar na Palavra de Deus é o tipo de coisa fazemos quando temos prazer “na lei do SENHOR”(Sl 1.2) e quando acreditamos, como Davi (Sl 19.7-10), que:


7 A lei do SENHOR é perfeita e revigora a alma.

Os decretos do SENHOR são dignos de confiança e dão sabedoria aos ingênuos.

 

8 Os preceitos do SENHOR são justos e alegram o coração.

Os mandamentos do SENHOR são límpidos e iluminam a vida.


9 O temor do SENHOR é puro e dura para sempre.

As instruções do SENHOR são verdadeiras e todas elas são corretas.


10 São mais desejáveis que o ouro, mesmo o ouro puro.

São mais doces que o mel, mesmo o mel que goteja do favo.


A revelação do Eterno é plena e traz harmonia à vida. 

Suas instruções são claras e indicam o caminho certo. 

Seus mapas de vida são precisos e guiam à alegria. 


Suas orientações são simples e fáceis de aprender. 

A reputação do Eterno é ouro puro, garantida para sempre. Suas decisões são minuciosamente precisas. Não há falhas!


A Palavra de Deus é mais valiosa que diamantes, mais desejável que o mel mais doce e puro.


2. - O versículo 176 é o último do Salmo 119 e encerra com uma súplica e uma confissão.

   - Reflete a natureza humana de desviar-se e a necessidade constante da orientação divina.


I. A Realidade da Desorientação Humana


1. "Andei sem rumo, como ovelha perdida":

   

- Natureza das Ovelhas:

     - As ovelhas são conhecidas por se perderem facilmente e dependerem do pastor para serem guiadas.

   

- A Desorientação Espiritual:

     

- A metáfora reflete a tendência humana de se afastar de Deus e perder o rumo.

   

- Referências Bíblicas:

     - Isaías 53:6 - "Somos como ovelhas que se desviaram e se perderam. Cada um de nós fez o que quis, cada um escolheu um caminho próprio..."

     

- Lucas 15:4-7 - Parábola da ovelha perdida.

“Imaginem que um de vocês tenha cem ovelhas e perca uma delas. Será que não vai deixar as noventa e nove no pasto para ir atrás da que se perdeu

E, quando a encontrar, ficará feliz da vida e a levará nos ombros de volta para casa. 

Vai até chamar os amigos e vizinhos e dizer: ‘Vamos comemorar! Encontrei a ovelha que eu havia perdido!’. Acreditem, há mais alegria no céu pela vida resgatada de um pecador que por noventa e nove pessoas que acham que não precisam de salvação”.


2. Implicações Pessoais:

   - Reconhecimento da própria fraqueza e tendência ao erro.

   

   - Necessidade de humildade para admitir a própria condição de perdido.


II. O Clamor por Resgate Divino


1. "Vem buscar teu servo":

   - A Petição por Resgate:

   - O salmista clama a Deus, reconhecendo que só Ele pode resgatá-lo.

   

- Papel do Bom Pastor:

     - João 10:11 - "Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá mais valor às ovelhas que a si mesmo e se sacrifica, se for necessário".


Jesus declara ser o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas.


2. Dependência da Graça de Deus:

   - A busca de Deus pelo homem perdido é um ato de graça e amor.

   - Efésios 2:8-9 - "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."


A salvação é uma obra e um plano totalmente concebidos por Deus. Nosso papel é simplesmente confiar plenamente Nele e permitir que Ele opere em nossa vida. 

A salvação é um presente imensurável de Deus! 


Não somos os protagonistas dessa história; se fossemos, estaríamos nos vangloriando de nossos próprios feitos. 

Mas, na verdade, não fizemos nada para merecê-la e não podemos nos salvar por nossos próprios esforços.



III. A Fidelidade aos Mandamentos de Deus


1. "Pois não me esqueci de teus mandamentos":

   

   - Memória e Obediência:

   - Apesar de se sentir perdido, o salmista mantém os mandamentos de Deus em seu coração.

   

- Importância da Palavra de Deus:

     - Salmo 119:11 - "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."

     Guardei tuas promessas no cofre do meu coração, para que eu não vá à ruína.


- João 14:15 - "Se me amais, guardareis os meus mandamentos."

Se vocês me amam, demonstrem esse amor, fazendo o que eu disse a vocês.


2. Permanência na Palavra:

  

 - A fidelidade aos mandamentos é um sinal de compromisso e amor a Deus.

   - A Palavra de Deus como guia constante, mesmo nos momentos de desorientação.


Concluindo...

1. - Todos nós temos momentos de desorientação e nos sentimos como ovelhas perdidas.

   - Devemos clamar a Deus para que Ele nos resgate, reconhecendo nossa dependência de Sua graça e orientação.

   - Manter a fidelidade aos mandamentos de Deus é crucial para permanecer no caminho certo.


2. - Autoexame:

     - Avaliar onde podemos estar desviados e pedir a Deus para nos guiar de volta ao caminho certo.

   

   - Confiança em Deus:

   - Confiar na promessa de que Deus, como bom pastor, sempre busca e resgata suas ovelhas.

   

   - Compromisso com a Palavra:

   - Reforçar nosso compromisso com a leitura e a obediência à Palavra de Deus diariamente.


3. - Peçamos a Deus que nos resgate em nossos momentos de desorientação.

   - Agradecer pela Sua Palavra que nos guia e pela Sua graça que nos sustenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário