segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Satanás Procura Lhe Devorar


1. O autor de Hebreus nos diz: " Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hebreus 10:25).


Você pode ser verdadeiramente uma pessoa maravilhosa - amável, atenciosa e dada. 

Mas se você lê esta palavra em Hebreus e intencionalmente a ignora, você deu terreno à Satanás. 


Se você passa semana após semana deitado na cama no domingo de manhã, em vez de ir à casa de Deus para ser despertado à justiça, você deu ao enganador um lugar em seu coração.

Como Ananias e Safira, você está retendo parte do valor.


A palavra "admoestar" “exortar” no versículo 25 significa 

encorajar”. Juntas, essas palavras são um desafio para os santos cuidarem uns dos outros e encorajarem uns aos outros em nossa caminhada com o Senhor.


Observe as maneiras como devemos fazer isso.


A. Devemos amar juntos – 

O amor deve ser o cartão de visita da igreja, João 13:35 . 


•  Nosso amor a Deus deve ser o amor supremo de nossas vidas,    Mt. 22:37-38 .

35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.


•  Em segundo lugar, depois desse amor, está o amor que devemos ter por nossos irmãos em Cristo, Mt. 22:39-40 .

39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


•  O amor genuíno e piedoso uns pelos outros é uma das marcas seguras da salvação real, 1 João 3:14 .

14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.


•  A ausência deste amor revela a ausência da verdadeira salvação, 1 João 4:7-8; 4:20-21 .


7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.


20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.


O versículo seguinte descreve o julgamento a que ficamos sujeitos quando negligenciamos uma única área da palavra de Deus: 


"Porque, se vivermos, deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários" (vers. 26-27).



2. Jesus nos diz: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas

(Mateus 6:14-15).


Nosso texto usa a palavra “ dívidas ” para se referir ao nosso pecado.   Esta é uma das cinco palavras usadas no Novo Testamento para pecado.   

Vejamos essas palavras e alguns lugares onde cada uma pode ser encontrada.


      1. Romanos 3:23; Lucas 15:21 – Esta palavra em particular é usada várias vezes no Novo Testamento e carrega o significado de    “ Errar o alvo ”. 


É um termo de arco e flecha e é usado para se referir a um arqueiro atirando uma flecha que cai muito aquém do alvo. Refere-se ao fato de que, em nossos pecados, todos nós erramos o padrão da justiça perfeita de Deus.     


      2. Ef. 2:1; Cl. 3:13 – Esta palavra é frequentemente traduzida como “ ofensas ” ou “ transgressão ” no Novo Testamento. 

Ela carrega a ideia de “ escorregar ou cair ”. 

Ela se refere a pecados que resultam de descuido em vez de desobediência intencional.     


      3. Tiago 2:9 – Esta palavra é geralmente traduzida como              transgressão ”. 

Ela se refere a “um cruzamento intencional dos limites estabelecidos por Deus em Sua Palavra ” . 

Este é um pecado muito mais consciente do que qualquer um dos outros dois.     


      4. 1 João 3:4; Mateus 7:23 – Esta palavra é geralmente traduzida por “ iniquidade ” ou por “ transgressão ”. Literalmente significa   “ sem a Lei ou ilegalidade ” . 


Refere-se ao pecado arbitrário que é cometido sem consideração ao que Deus tem a dizer sobre o assunto. 

É rebelião direta e aberta contra Deus, Seus caminhos e Sua Palavra.       


      5. Mateus 6:12 – Esta palavra é traduzida como “ dívida, devedor ou dever ”. 

Refere-se a algo que é “ devido a outra parte ”. 

Aqui, Jesus diz que nosso pecado é como uma dívida para com Deus e para com o próximo.    


Cristo está nos avisando: "Você pode ser obediente em todas as outras áreas da sua vida - ser piedoso, devoto e fiel. 

Mas se você guarda rancor contra o seu próximo, então seus próprios pecados, não perdoados pelo Pai, estão se acumulando contra você."


Guardar rancor faz de você maior devedor do que aquele que pecou contra você. 

Esta pessoa pode ter se arrependido e sido perdoada pelo Senhor.


Mas se você permanece com a sua ferida, você está reclamando um valor por aquela pessoa que Jesus já pagou. E não se pode reivindicar isto de ninguém.


Contudo o real perigo do rancor é que você abre seu coração à intromissão satânica. 


O inimigo se fixa neste pequeno pedaço de terra, monta uma oficina e começa seu trabalho: devorar você. 

E, ao reter parte do valor, você permite que tal aconteça.


3. Tiago diz: "Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade

Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa" (Tiago 3:14-16).


Perceba a quem Tiago está se dirigindo aqui. No versículo 13 ele diz, "Quem dentre vós é sábio e entendido?" Ele está nos dizendo: 

"É possível que você tenha grande sabedoria e conhecimento espirituais.                                                                                       Mas se houver amargura no seu lar, espírito faccioso no coração, inveja no seu local de trabalho - não pense que nestas condições você é espiritual. Você está é vivendo uma falsa ilusão."


Quando Tiago fala sobre espírito faccioso e amargura, ele está falando de discussão e reclamações. E ele diz que tudo isto é diabólico, sensual- obras do mal. 


Em resumo, qualquer um que se mantém amargo causa espírito faccioso - e pior, abre o coração à possessão demoníaca. 

Você conhece pessoas cuja amargura as levou à possessão satânica? 


Com o passar do tempo, o seu exterior começa a manifestar a escuridão que trazem dentro de si. 

Aos poucos, o corpo delas começa a sucumbir, ficando doente, enrugado, com desequilíbrios mentais.


Sempre que é dado ao diabo este tipo de terreno ele provoca destruição total.


Assim, vá em frente - guarde rancor. Conserve sua amargura. Continue incitando a contenda. 


Se assim você fizer, estará em total rebelião contra Deus e a Sua palavra. E você se abrirá a Satanás; se tornará espiritualmente cego e endurecido o seu coração. 


Por outro lado, se você é espiritual - de bom grado obediente à palavrade Deus - então não importa o quão ferido você esteja, você mostrará a sabedoria pacífica da bondade, perdoando.


Se você precisa de um motivo para ir à igreja, temos dois excelentes motivos.


1.   Deus ordena - Hb 10:25 .

25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.



2.   Jesus praticou isso - Lucas 4:16 .

16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.



Devemos esperar juntos – 

À medida que vemos a vinda do Senhor se aproximar a cada dia, devemos encorajar uns aos outros à fidelidade e à vida santa. 


A ideia aqui é esta: à medida que o fim desta era maligna se aproxima, e a vinda de Cristo se aproxima; vai se tornar cada vez mais difícil permanecer santo e separado deste mundo. 


Vamos precisar da comunhão da igreja mais do que nunca. Temos o dever uns com os outros de encorajar, desafiar e ajudar uns aos outros ao longo do caminho da vida. 


Jesus está vindo e precisamos uns dos outros. 

Precisamos da comunhão e da força que tiramos uns dos outros se quisermos ter sucesso. 

Precisamos do que a igreja tem a oferecer enquanto esperamos por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário