Zacarias 9:9
9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
(Quando Zacarias escreveu essas palavras, Jerusalém ainda estava em ruínas, tendo sido destruída pelos babilônios em 586 a.C.
Agora, por volta de 520 a.C., alguns judeus haviam retornado à cidade devastada e iniciado o processo de reconstrução da cidade e do Templo de Deus.
No entanto, Zacarias não se detém na tragédia de uma cidade destruída.
Ele olha através do telescópio do tempo e vislumbra um futuro em que Jerusalém será visitada pelo Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!
O profeta antevê o dia em que o Messias virá e Jerusalém será preenchida com Sua glória.
Observe três aspectos da profecia de Zacarias sobre esse Rei vindouro.)
A. Esta é uma profecia poderosa:
"Ele é justo e traz salvação."
Zacarias escreve para anunciar ao povo que o evento mais aguardado da história da humanidade acontecerá em Jerusalém.
Desde que Adão e Eva pecaram no Éden (Gênesis 3), os homens têm aguardado com esperança, pela fé, o dia em que um Redentor viria para pagar a dívida do pecado da humanidade (Gênesis 3:15).
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Durante milênios, as pessoas se aproximaram dos altares, trazendo o sangue de animais para cobrir seus pecados, sempre olhando para o dia em que um Redentor chegaria para remover o pecado de uma vez por todas.
Zacarias declara que Alguém está vindo, Alguém que fará muito mais do que apenas cobrir os pecados—Ele salvará as pessoas de seus pecados!
A. A primeira vinda (9.9; 11.4-14; 12.10; 13.7)
Zac. 12.10
10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Zac.1 3.7
7 Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos.
1. Seu papel como pastor (11.4-7)
4 Assim diz o Senhor meu Deus: Apascenta as ovelhas da matança,
5 Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.
6 Certamente não terei mais piedade dos moradores desta terra, diz o Senhor; mas, eis que entregarei os homens cada um na mão do seu próximo e na mão do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da sua mão.
7 Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas.
2. Sua entrada triunfal (9.9)
3. Sua dupla rejeição (11.8-14; 12.10; 13.7)
a. Israel rejeita o Messias (11.8, 12-13; 12.10; 13.7)
(1) Ele é odiado (11.8).
(2) Ele é traído (11.12-13).
(3) Ele é abandonado (13.7).
(4) Ele é crucificado (12.10).
B. A segunda vinda (8.1-8, 20-23; 9.10, 14-1 7; 10.1 -11.3; 11.15-13.6, 8-9; 14.1-21)
1. Eventos pré-aparição (11.1 5-1 7; 12.1-8; 13.8-9; 14.1-2, 12-15)
a. O reino do anticristo (11.15-17)
b. O remanescente judeu sobrevivente (13.8-9)
c. A batalha por Jerusalém (12.1-8; 14.1-2, 1 2-1 5)
2. Eventos durante a aparição (8.1-8, 20-23; 9.14-1 5;
10.4-5; 11.1-3; 12.9-14; 14.3-5)
a. O retorno de Cristo (14.4-5)
b. A batalha do Armagedom (9.1 4-1 5; 10.4-5; 11.1-3; 12.9; 14.3)
c. O reconhecimento de Cristo por Israel (12.10-14)
d. A salvação de Jerusalém (8.1-8, 20-23)
3. Eventos pós-aparição (9.10, 16-1 7; 10.1-3, 6-12; 1 3.1-6; 14.6-11, 16-21)
a. Julgamento do Israel infiel (10.2-3)
b. Reunião do Israel fiel (10.8-12)
c. Purificação de Israel (13.1-6)
d. A exaltação de Jerusalém (14.10-11)
e. A suspensão da maldição sobre a natureza (10.1)
f. Mudanças maravilhosas nos céus (14.6-7)
g. Águas vivas vindas de Jerusalém para purificar a terra (14.8)
h. O reino universal de Cristo (9.10)
i. Alegria universal (9.16-17; 10.6-7)
j. Adoração universal (14.9, 16-19)
k. Santidade universal (14.20-21)
Zac.
9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Essa foi a promessa do anjo que anunciou o nascimento de Jesus a José (Mateus 1:21).
21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Foi também a declaração feita por João Batista (João 1:29).
29 No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção e exclamou: Aqui está ele, o Cordeiro pascal de Deus! Ele perdoa os pecados do mundo!
E foi exatamente isso que Jesus fez ao vir a este mundo.
Ele foi à cruz e realizou o que milhões de galões de sangue animal jamais poderiam fazer: pagou a dívida do pecado da humanidade
(Hebreus 10:11-14
11 E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
13 Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
9:11-14
11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?).
B. Esta é uma profecia detalhada: Zacarias revelou aos seus leitores exatamente como eles poderiam reconhecer este Rei quando Ele viesse.
Ele chegaria montado "em um jumentinho, filho de jumenta." Daniel, em seu livro, complementa essa profecia em
Daniel 9:24-27.
24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Esses versículos exibem o plano de Deus para a nação de Israel, mostrando que Deus concluirá Sua obra com Israel ao longo de um período de 70 semanas.
1. Essas semanas representam anos, não dias
(Daniel 9:27
27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador
Daniel 12:11 E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.)
2. Esse período abrange um total de 490 anos.
3. A cronologia geral é a seguinte:
a. As semanas começam com o decreto para reconstruir Jerusalém (Daniel 9:25a), um evento cumprido em Neemias 2:1-6, por ordem de Artaxerxes, em 14 de março de 445 a.C.
b. A fase seguinte inclui 69 semanas de anos, divididas em duas partes (Daniel 9:25b):
1. Foram necessários 7 semanas de anos, ou 49 anos, para a reconstrução de Jerusalém, em tempos de grande dificuldade (como descrito no livro de Neemias).
2. A partir desse momento, seguiram-se 62 semanas de anos, ou 434 anos, até a vinda do Messias.
Considerando-se esses 483 anos literalmente, eles equivalem a 173.880 dias, terminando no domingo, 6 de abril de 32 d.C., o exato dia em que Jesus entrou em Jerusalém montado no jumentinho!
c. Após a vinda do Messias, vários eventos proféticos acontecerão:
1. O Messias será "cortado" – uma referência à crucificação! (Isso explica por que os judeus O rejeitaram e ainda O rejeitam - 1 Coríntios 1:23.
23 Os judeus o consideram uma pedra de tropeço, e os gregos, um absurdo.
Mateus 16:21 Jesus deixou claro aos discípulos que precisava ir a Jerusalém, Ali, haveria de sofrer nas mãos dos líderes do povo, dos sacerdotes e dos líderes religiosos e seria morto, mas no terceiro dia iria ressuscitar.).
Observe: Ele não morreu por Si mesmo, mas por nós -
2 Coríntios 5:21!
21 “Como pode?” vocês perguntam. Em Cristo, eu respondo. Deus o considerou culpado — ele que nunca fez nada errado — para que pudéssemos ser considerados sem pecado perante Deus.
2. Jerusalém será novamente destruída –
Mateus 24:1-2.
Após esse discurso, Jesus deixou o templo. Enquanto se afastava, os discípulos elogiavam a imponente arquitetura daquela casa de adoração. Jesus disse: “Não fiquem tão impressionados com o tamanho”. Tudo isso será um monte de ruínas, até a última pedra.
Essa profecia se cumpriu em 70 d.C., quando Tito, o general romano, arrasou a cidade.
3. Haverá uma grande guerra envolvendo Israel – descrita em Ezequiel 38-39, onde a Rússia e seus aliados invadirão Israel.
4. Até agora, 69 semanas, ou 483 anos da profecia, se cumpriram literalmente, restando apenas uma semana, ou sete anos.
O que isso significa? Que Jesus, o Rei, veio exatamente como o Antigo Testamento profetizou.
Ele também chegou no tempo exato que as Escrituras indicaram.
(Esse grande Rei veio e morreu exatamente como os profetas haviam predito. Porém, esse não foi o fim de Sua história!
Três dias após Sua morte na cruz, Ele ressuscitou dentre os mortos, conforme está em Mateus 28:1-6.
1-4 Depois do sábado, assim que brilhou a primeira luz da nova semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar a tumba. De repente, a terra tremeu debaixo dos pés das duas mulheres. Nesse momento, um anjo de Deus desceu do céu e foi ao encontro delas. Ele rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Raios de luz emanavam dele. Suas roupas eram brancas como a neve e brilhavam. Os guardas da tumba estavam tão aterrorizados que não conseguiam se mover.
5-6 O anjo disse às mulheres: "Não há o que temer". Sei que vocês estão procurando Jesus, aquele que foi crucificado. Ele não está mais aqui. Já ressuscitou, como tinha dito. Venham e vejam onde ele foi posto.
Isso, aliás, é exatamente o que o Antigo Testamento havia anunciado, em Salmos 16:10.
10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Após Sua ressurreição, Ele ascendeu ao Céu, conforme registrado em Atos 1:9-11, deixando a promessa de que um dia Ele retornaria!
Atos 1:9-11
Essas foram suas últimas palavras. Enquanto observavam, ele foi levado e desapareceu numa nuvem. Eles ficaram ali, olhando para o céu vazio. De repente, dois homens vestidos de branco apareceram e disseram: “Galileus! Por que estão parados, olhando para o céu? Este mesmo Jesus que vocês viram ser levado para o céu voltará, tão certa e misteriosamente quanto partiu”.
Mas atenção, quando Ele voltar, não será da mesma forma que veio da primeira vez. Tudo será diferente!)
Zacarias 9:9...
Ele cumpriu essa profecia com precisão absoluta!
Bendito seja Yeshua,
“REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”
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