Apocalipse: A Revelação de Yeshua o Messias
O livro de Apocalipse, cujo nome em grego é Apokalypsis, significa "revelação" ou "desvelamento". É a revelação de Yeshua HaMashiach (Jesus o Messias), e não primariamente um livro de enigmas indecifráveis, embora contenha simbolismos ricos. João, o apóstolo, escreveu este livro enquanto exilado na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Elohim (Deus) e do testemunho de Yeshua.
Capítulo 1: A Visão do Messias Glorificado
O primeiro capítulo nos apresenta a majestosa e gloriosa visão de Yeshua. João não vê um Messias sofredor, mas sim o Soberano de tudo, aquele que tem as chaves da morte e do Sheol (sepultura).
Versículos 1-3: A Fonte da Revelação e a Bem-Aventurança A revelação é dada por Elohim a Yeshua, que a transmite por meio de seu anjo a João. Há uma bem-aventurança especial para quem lê, ouve e guarda as palavras desta profecia. Isso indica que o livro foi feito para ser compreendido e aplicado.
Versículos 4-8: Saudação e Declaração da Soberania do Messias João saúda as sete comunidades messiânicas na Ásia Menor. Yeshua é apresentado como a "Testemunha Fiel", o "Primogênito dos mortos" e o "Soberano dos reis da terra". Ele é aquele que nos amou, nos lavou de nossos pecados por seu sangue e nos fez "reino e sacerdotes para Elohim e seu Pai" (Apocalipse 1:5-6). Essa linguagem ecoa o conceito de Israel como um reino de sacerdotes em Êxodo 19:6, mostrando a continuidade da aliança através do Messias. A declaração "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram" (Apocalipse 1:7) remete a Daniel 7:13 e Zacarias 12:10, apontando para sua segunda vinda e o reconhecimento por parte de Israel.
Versículos 9-20: A Visão do Filho do Homem João, estando em Patmos "no dia do Senhor" (provavelmente o Shabat, o dia do Senhor em sua essência, ou um dia especial de revelação), ouve uma grande voz e se vira para ver. A descrição de Yeshua é rica em simbolismo judaico:
Vestes talares (Atire - um manto sacerdotal) e cinto de ouro no peito: Símbolo de sua autoridade sacerdotal e realeza.
Cabelos brancos como lã: Símbolo de antiguidade e sabedoria, como visto em Daniel 7:9.
Olhos como chama de fogo: Penetração, discernimento e juízo.
Pés semelhantes a bronze polido, como que queimado na fornalha: Firmeza, pureza e juízo divino.
Voz como de muitas águas: Autoridade e poder irresistível.
Sete estrelas na mão direita: Representam os anjos (mensageiros) ou líderes das sete comunidades messiânicas.
Espada afiada de dois gumes saindo da boca: Sua Palavra que julga e discerne (Hebreus 4:12).
Rosto como o sol brilhando em sua força: Glória e majestade inatingíveis.
Ele segura as chaves da morte e do Hades: Autoridade sobre a vida e o juízo final.
Essa visão estabelece a autoridade de Yeshua sobre sua comunidade e sobre toda a criação, sendo Ele o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último (Apocalipse 1:17-18), ecoando as descrições de Elohim em Isaías 44:6.
Capítulos 2 e 3: As Mensagens às Sete Comunidades Messianicas
As sete comunidades messiânicas eram comunidades literais na Ásia Menor, mas também representam diferentes estágios ou tipos de comunidades ao longo da história. As mensagens seguem um padrão:
Destinatário: "Ao anjo (mensageiro/líder) da comunidade em..."
Auto-revelação de Yeshua: Uma característica específica da visão do capítulo 1.
Conheço as tuas obras: Yeshua conhece profundamente a realidade de cada comunidade.
Elogios: Aspectos positivos.
Críticas (se houver): Problemas a serem corrigidos.
Exortação/Advertência: Chamado ao arrependimento e ação.
Promessa: Para aquele que vencer.
Chamado universal: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às comunidades."
Vamos ver um resumo de cada uma:
1. Éfeso: A Comunidade que Perdeu o Primeiro Amor (Apocalipse 2:1-7)
Elogio: Perseverança, rejeição de falsos apóstolos (como os nicolaítas, grupo com doutrinas e práticas imorais).
Crítica: Deixaram o primeiro amor (o fervor inicial, a paixão por Yeshua e uns pelos outros).
Exortação: Lembrar de onde caíram, arrepender-se e praticar as primeiras obras.
Promessa: Comer da árvore da vida no Paraíso de Elohim (Gênesis 3:22).
2. Esmirna: A Comunidade Sofredora e Fiel (Apocalipse 2:8-11)
Elogio: Rica na fé, apesar da pobreza material e da perseguição (da "sinagoga de Satanás", referindo-se a judeus não messiânicos que perseguiam os crentes).
Crítica: Nenhuma.
Exortação: Ser fiel até a morte.
Promessa: Receber a coroa da vida e não sofrer o dano da segunda morte.
3. Pérgamo: A Comunidade Onde Satanás Habita (Apocalipse 2:12-17)
Elogio: Mantinham o nome de Yeshua e não negaram a fé, mesmo onde "está o trono de Satanás" (provavelmente uma referência ao culto imperial ou a rituais pagãos).
Crítica: Permitia a doutrina de Balaão (compromisso com a idolatria e imoralidade, Números 25) e a doutrina dos nicolaítas.
Exortação: Arrependimento.
Promessa: Comer do maná escondido e receber uma pedra branca com um novo nome (símbolos de provisão divina e nova identidade/redenção).
4. Tiatira: A Comunidade Tolerante ao Mal (Apocalipse 2:18-29)
Elogio: Obras, amor, fé, serviço, paciência e que as últimas obras são maiores que as primeiras.
Crítica: Tolerava a "mulher Jezabel", que se dizia profetisa e ensinava e seduzia os servos de Yeshua à imoralidade e à idolatria (1 Reis 16:31, 21:25).
Exortação: Arrependimento para Jezabel e seus seguidores; manter o que têm para os fiéis.
Promessa: Autoridade sobre as nações e receber a "estrela da manhã" (o próprio Yeshua, 2 Pedro 1:19).
5. Sardes: A Comunidade Morta (Apocalipse 3:1-6)
Crítica: Tinha nome de que vivia, mas estava morta. Faltava a compleição das obras.
Elogio: Alguns poucos que não contaminaram suas vestes.
Exortação: Ser vigilante, fortalecer o que resta, lembrar como recebeu e ouviu a Palavra e guardá-la, arrepender-se. Caso contrário, Yeshua viria como ladrão.
Promessa: Vestir-se de branco, ter seu nome não riscado do livro da vida, e ser confessado diante de Elohim e seus anjos.
6. Filadélfia: A Comunidade Fiel e Perseverante (Apocalipse 3:7-13)
Elogio: Pouca força, mas guardou a Palavra de Yeshua e não negou seu nome. Foi fiel e perseverante.
Crítica: Nenhuma.
Exortação: Guardar o que têm para que ninguém tome sua coroa.
Promessa: Ser coluna no templo de Elohim, com o nome de Yeshua, o nome da nova Jerusalém e o novo nome de Yeshua gravados nele. Uma porta aberta que ninguém pode fechar.
7. Laodiceia: A Comunidade Morna e Autossuficiente (Apocalipse 3:14-22)
Crítica: Morna (nem fria nem quente), nem útil, e se considerava rica e sem necessidade de nada, mas Yeshua a via como miserável, pobre, cega e nua.
Exortação: Comprar de Yeshua ouro refinado pelo fogo (fé verdadeira), vestes brancas (justiça) e colírio para os olhos (discernimento espiritual). Arrepender-se e ser zeloso. Yeshua está à porta e bate.
Promessa: Sentar-se com Yeshua em seu trono, como ele venceu e se assentou com o Pai em seu trono.
Conexões e Aplicações Práticas
A Soberania de Yeshua: Do início ao fim, Yeshua é apresentado como o Messias Glorificado, o Senhor da história e da sua comunidade. Ele conhece as obras de cada um, seus desafios e suas necessidades.
A Importância da Fidelidade: As mensagens às comunidades destacam a necessidade de fidelidade (Emunah) a Yeshua e à sua Palavra, mesmo em meio à perseguição, heresias e acomodação.
O Chamado ao Arrependimento (Teshuvah): Para as comunidades que se desviaram, o chamado ao arrependimento é claro e urgente. Não há espaço para a estagnação espiritual.
Perseverança e Recompensa: Aqueles que vencem, que perseveram na fé e nas boas obras, recebem promessas maravilhosas, que se estendem à vida eterna e à participação no Reino do Messias.
Relevância para Hoje: Embora escritas para comunidades específicas, essas mensagens são atemporais. Elas nos desafiam a examinar a nós mesmos e as comunidades das quais fazemos parte: estamos perdendo o primeiro amor? Somos fiéis na tribulação? Toleramos o erro? Estamos espiritualmente mortos ou mornos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário