Marcos 9:14-27
¹⁴ E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles.
¹⁵ E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram.
¹⁶ E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles?
¹⁷ E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo;
¹⁸ E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
¹⁹ E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
²⁰ E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, espumando.
²¹ E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
²² E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
²³ E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
²⁴ E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade.
²⁵ E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
²⁶ E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
²⁷ Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
Introdução: O Efeito da Intervenção Divina
Amados, a vida está repleta de eventos que desafiam nossa compreensão natural. São fenômenos que a ciência, com todo o seu avanço, não consegue explicar: comas irreversíveis que se revertem, doenças incuráveis que desaparecem, tumores que se desvanecem. Nós, em nossa linguagem, chamamos a isso de milagres. A Torá (Instruções) e os Profetas, e depois a B'rit Chadashá (Novo Testamento), estão repletas desses relatos: cegos que veem, coxos que andam, e até mesmo os mortos que retornam à vida. Mas, ao contrário das explicações humanas, a Palavra de Hashem (O Nome, D'us) nos dá a verdadeira razão para esses acontecimentos extraordinários: os milagres ocorrem porque o Eterno, Bendito seja Ele, decide intervir na história humana. Milagres são a manifestação da presença ativa de Adonai em nosso mundo.
O texto de Marcos 9:14-27 nos apresenta uma dessas intervenções divinas, um cenário de profunda aflição. Vemos um menino que, desde a infância, sofria com convulsões severas, resultado da opressão de um espírito maligno. Essa condição, para o povo judeu daquela época, não era vista apenas como uma doença física, mas como uma evidência da influência de forças espirituais malignas.
A Torá, em Deuteronômio 28, já apontava que algumas doenças poderiam ser consequências de desobediência, e o Livro de Enoque, embora não canônico, amplia a compreensão sobre a origem de muitos males através da ação de espíritos.
O pai desse menino havia buscado ajuda repetidamente, mas suas tentativas foram infrutíferas. A desesperança certamente se acumulava. Contudo, a narrativa muda radicalmente quando ele traz seu problema diante de Yeshua, o Messias. É nesse momento que a libertação e a cura se manifestam. Esta passagem nos revela verdades profundas sobre a intervenção de Yeshua em nossa história pessoal e coletiva.
1. O Impossível Torna-se Possível com Yeshua (Jesus)
Aquele pai testemunhava o sofrimento de seu filho desde a tenra idade. A situação parecia uma realidade imutável, uma sentença sem fim. A frustração, a impotência, o desespero — tudo isso devia pesar sobre seu coração. No entanto, mesmo diante de anos de decepções, ele não perdeu a última centelha de esperança e buscou a Yeshua. É crucial notar que a chegada de Yeshua muda o curso da história daquele menino.
O ensinamento rabínico frequentemente nos lembra da perseverança na oração e na busca por Hashem, mesmo quando a resposta parece distante. Como Rashi comenta sobre diversas passagens da Torá, a fé em Hashem é o fundamento para se ver o impossível se tornar realidade. Assim, quando Yeshua entra na história, o que era considerado difícil, ou mesmo humanamente impossível, acontece.
Para a Reflexão Prática: Você carrega em seu coração alguma situação que parece intransponível, uma montanha que não pode ser movida? Um problema familiar, uma doença crônica, uma dívida esmagadora, um relacionamento desfeito? A Palavra de Deus nos convida a trazer essas impossibilidades a Yeshua. Ele é o El Shaddai, o Deus Todo-Poderoso, para quem nada é difícil demais. Traga Yeshua para a sua história e testemunhe a Sua intervenção.
2. Yeshua nos Ampara em Nossa Luta com a Fé
Após inúmeras tentativas falhas e um longo período de espera, a esperança humana pode se esvair. O coração daquele pai estava dividido, uma mistura complexa de fé e incredulidade. Ele acreditava na capacidade de Yeshua para curar, mas ao mesmo tempo, havia um receio, um temor de que a libertação não acontecesse para seu filho. Sua declaração "Eu creio, ajuda a minha incredulidade!" () é um grito honesto que ecoa em muitos de nós.
Yeshua, com sua rachamim (compaixão) e chesed (amor leal), não repreendeu a dúvida sincera daquele homem. Pelo contrário, Ele o amparou em sua fragilidade. O Messias entende nossas lutas internas, as batalhas que travamos entre o que cremos e o que sentimos. Como o Rabino Yossef Baruch frequentemente enfatiza, Hashem é paciente com nossa humanidade.
Para a Reflexão Prática: Você se encontra em um lugar onde a fé parece escassa, onde as dúvidas se levantam como gigantes? A experiência daquele pai nos ensina que podemos ser honestos com Yeshua sobre nossa falta de fé. Não precisamos fingir uma fé que não temos. Ele não nos despreza; Ele nos ajuda a crer. Traga Yeshua para a sua história e peça a Ele que fortaleça sua fé.
3. A Sinceridade: Um Caminho para a Intervenção de Yeshua
A beleza da interação entre Yeshua e o pai do menino reside na total sinceridade do pai. Ele não tentou esconder suas hesitações ou sua dificuldade em crer plenamente. Ele expôs sua alma, com suas crenças e suas dúvidas. Essa vulnerabilidade abriu a porta para a intervenção divina.
Como aprendemos nas Mishneh Torah (Leis da Torá) e nos ensinamentos dos sábios, a teshuvá (arrependimento e retorno a Hashem) genuína começa com a sinceridade. Não podemos nos apresentar a Adonai com máscaras ou pretensões. Se desejamos que Yeshua entre verdadeiramente em nossa história, precisamos nos despir de orgulho e pretensão. Não esconda suas dificuldades, seus defeitos, seus pecados, suas dores mais profundas. A luz de Yeshua só pode penetrar onde há honestidade.
Para a Reflexão Prática: Você está disposto(a) a ser completamente sincero(a) com Yeshua? A expor suas fraquezas, seus erros, suas decepções, suas feridas? A sinceridade é o ponto de partida para a verdadeira transformação e para a manifestação do poder de Yeshua em sua vida.
Conclusão: Um Convite à Intervenção de Yeshua
Amados, a história do menino em Marcos 9 é um convite claro à intervenção de Yeshua em nossas vidas. Queremos que Yeshua entre em sua história? Precisamos de Sua ajuda, de Sua libertação e de Sua cura? Estamos dispostos(as) a ser sinceros(as) com Ele e a permitir que Ele trabalhe em nós, transformando o que for preciso?
Lembre-se que Yeshua não é apenas um taumaturgo, mas o Messias de Israel, que veio para restaurar todas as coisas e nos reconciliar com o Pai. Sua entrada em nossa história não é apenas para resolver problemas, mas para nos levar a uma relação mais profunda com Hashem.
Se você sente o chamado para trazer Yeshua para sua história de forma mais profunda, para entregar a Ele suas impossibilidades, suas dúvidas e sua sinceridade, convido você a levantar a mão. Vamos orar juntos, buscando a intervenção dAquele que transforma o impossível em realidade, fortalece a fé fraca e acolhe o coração sincero.
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