Por Rev. Ronaldo P. Mendes
“…eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça....” (João 15.16).
Todo líder sonha ou busca um ministério abençoado. E nessa busca muitos procuram métodos meramente humanos para alcançar o sucesso. Mas existem alguns caminhos, bíblicos, para se produzir frutos e edificar a igreja de Cristo desempenhando a função de um bom líder do Senhor.
Assim vou destacar quatro características que você, como líder cristão, deve cultivar para que seu ministério tenha sucesso e seja frutífero. Sabemos que o Senhor é quem nos faz frutificar, mas ele nos dá direção para produzir estes frutos. Para ter um ministério frutífero:
1. Seja verdadeiro
Peça a Deus que o mantenha fiel a palavra escrita. Nunca subestime o poder de ensinar a verdade. Peça a Deus que você tenha integridade em seu coração, em sua maneira de pensar. Suplique-lhe que você seja honesto com todos – em responder perguntas e, de um modo mais ativo, em trabalhar para que as pessoas o conheçam.
2. Seja digno de confiança
Confie em Deus, e não em suas próprias habilidades e dons. Gaste tempo em oração particular, com os outros e com a igreja. Seja paciente. Lembre as palavras de Paulo à Timóteo: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2Tm 4.2).
Entregue suas ambições ao Senhor. Esteja disposto a confiar nele com toda a sua vida. Ore a Deus para que a sua fé aumente e o ajude a ver que a preocupação dEle pela igreja é maior do que a sua própria.
3. Seja positivo
Peça a Deus que você não seja fundamentalmente um crítico, nem seja percebido como tal. Estabeleça uma agenda positiva. Esclareça seus planos e a visão de Deus para a igreja, em termos de objetivos imediatos e de longo prazo. Suplique ao Senhor que o ajude a construir relacionamentos pessoais firmes e, em especial, que o ajude a desenvolver mais lideres e sua igreja (2Tm 2.2). Peça-lhe que o torne um exemplo pessoal e um defensor de evangelização e missões. Ore a Deus para que seu zelo aumente – e de sua igreja – para a glória dEle
4. Seja paciente
Contextualize o interesse de Deus pela sua igreja. Use os bons recursos da história de sua própria igreja. Aprenda dos membros mais velhos a história de sua igreja. Torne-se o principal estudante da história de sua própria igreja. Ao fazer isso, você mostra respeito e aprende.
Que você se torne o agente para descobrir o melhor no passado de sua igreja, conduzindo-a às grandiosas coisas que Deus tem para ela no futuro, enquanto ela manifesta o caráter de Deus à sua criação. Que você produza frutos para a glória de Deus e edificação de Sua igreja.
Fonte: Solus Christus
Estudo baseado no livro “9 marcas de uma igreja saudável” de Mark Dever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário