sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ELE ASSOPRA ONDE QUER – R.T. Kendall


Imagem relacionada



O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. — JOÃO 3.8

Quando a igreja é reavivada, o diabo também é. — JONATHAN EDWARDS (1703–1758)

O Espírito Santo não pertence a você. Você é carismático? Ele é maior do que seus eventos com sinais e maravilhas. Você é reformado? Ele não estará limitado pela sua teologia. O Senhor Jesus disse a respeito do Espírito Santo: “Ele assopra onde quer”. C. S. Lewis (1898–1963) descreveu o leão Aslam, personagem principal de “As Crônicas de Nárnia”, com as seguintes palavras: “Ele não é previsível, mas ele é bom”.1 Uma vez que Aslam representa Jesus na história, acredita-se que essa descrição refere-se a Jesus. Eu, pessoalmente, acredito que essas palavras aplicam-se a todas as pessoas da Trindade e, especialmente, ao Espírito Santo. Ele não é previsível, porém você pode confiar n’Ele, porque Ele é bom.

O meu posicionamento é claro. Eu me descrevo como um teólogo reformado — não apenas no conteúdo do que creio, mas também na minha prática. Preciso admitir que, por alguma razão, eu sempre me senti o último da fila no que diz respeito a sinais e maravilhas. Enquanto muitos à minha volta têm caído no Espírito, o meu corpo tem permanecido imóvel e ereto — como a Estátua da Liberdade. Embora alguns membros da minha família tenham experimentado pessoalmente a cura física, eu nunca tive uma experiência parecida. É verdade que eu já falei em línguas, isso, porém, nunca aconteceu em público. Resumindo: Se eu sou carismático, então sou o menor carismático entre todos os irmãos. Porém, há algo mais do que isso. Durante meio século de ministério, tenho visto os piores excessos do movimento carismático — falsas profecias, curas simuladas e pessoas falando em línguas carnalmente. Devo dizer-lhe que sou um “reformado”, com “r” minúsculo. Eu não ponho todos os pingos nos “is”, nem coloco o traço em todos os “is”, como alguns fazem, embora eu creia na soberania de Deus, tanto quanto qualquer um que eu conheça. Também creio que é possível que algumas das pessoas que somos reformadas, nos levamos a sério demais — inclusive nos tornando no novo Sinédrio, fantasiando que somente nós falamos pela boca do Santíssimo Deus. Eu também sou carismático, mas talvez com “c” minúsculo. Nem sempre posso adotar a linha do grupo, contudo creio nos dons do Espírito tanto quanto qualquer outro que conheça. Eu creio, teologicamente, que o Espírito Santo age tão ativamente hoje quanto sempre agiu, porque já testemunhei provas extraordinárias do Seu poder e de Sua obra no mundo atual.

Mas, acima de tudo, creio na inspiração infalível das Sagradas Escrituras e, por mais que tente, não posso, por minha própria conta, torcer o texto bíblico para provar que o poder de Deus através dos dons sobrenaturais do Espírito Santo estava limitado aos tempos da Igreja primitiva. No entanto, para mim não se trata apenas de uma questão de exegese, mas de experiência pessoal, como mostrarei mais adiante. E, nesse caso, as coisas podem ficar um pouco embaraçosas para um teólogo reformado.

Eu fui criado no Kentucky, a aproximadamente 160k de Bourbon County, a sede do Avivamento de Cane Ridge, que teve início em 1801. Os historiadores da Igreja dos Estados Unidos o chamam de “O Segundo Grande Avivamento da América” (o primeiro foi o “Grande Avivamento”, que contou, em grande parte, com o ministério de Jonathan Edwards, por volta de 1735–1750). Minha própria igreja, em Ashland, nasceu no final do fervor que surgiu no Avivamento de Cane Ridge. Vi todo tipo de coisas na minha antiga igreja — coisas boas, ruins e feias. Também vi os dois tipos de fogo — o fogo santo que vem do alto e o fogo estranho que vem de baixo. Chame-o de fogo estranho, selvagem ou descontrolado. Eu costumava ouvir a expressão: “É melhor ter fogo selvagem, do que não ter fogo algum.” Em outras palavras, se Deus não envia o fogo genuíno do Espírito Santo, é melhor ter algum incêndio — e ver algo acontecendo — do que ter uma ortodoxia ou formalismos mortos. Errado. É melhor não ter fogo algum do que ter um incêndio. Eu também costumava ouvir muitas pessoas dizerem: “As pessoas sairão para ver um fogo”, como se o fato de se juntar multidões provasse alguma coisa. As multidões não provam nada.

O fogo santo é o que necessitamos. E fogo santo não é o elemento principal; é a única coisa que importa. Os meus heróis são João Calvino (1509–1564), Jonathan Edwards (1703–1758) e o falecido Dr. Martyn Lloyd-Jones. E, se você me dissesse que o movimento pentecostal histórico ou o movimento carismático mais recente têm sido contaminados pelo fogo estranho, sei exatamente o que você quer dizer.

Afinal de contas, como Jonathan Edwards costumava dizer: “Quando a igreja é reavivada, o diabo também é”. Satanás se levanta com a falsificação para intimidar aqueles que buscam sinceramente a Deus — para afastá-los e fazê-los correr para a direção oposta. O fogo estranho quase sempre aparece durante verdadeiros avivamentos ou movimentos verdadeiros inspirados por Deus. Eu, no entanto, tenho muito conhecimento sobre o assunto para não permitir que o movimento pentecostal histórico e o movimento carismático histórico sejam pintados com um grande pincel, dando a entender que se caracterizam principalmente pela manifestação do fogo estranho, sendo assim facilmente rejeitado.

Se você busca a Deus, Satanás fica profundamente incomodado. Ele fará de tudo para acabar com a sua fome de Deus. É importante conhecer uma característica da sua maneira de agir. Paulo disse a respeito de satanás: “Porque não ignoramos os seus ardis” (2 Co 2.11). Porém, ainda mais importante do que discernir as falsificações, é ser capaz de reconhecer a genuína presença do Espírito Santo. É infinitamente melhor saber discernir o falso do verdadeiro; e mais, até ao nível em que você for capaz de reconhecer e aceitar o que é real e verdadeiro; ao chegar a esse nível você será capaz de detectar e rejeitar o que é espúrio e falso.

Eu não acredito que alguém esteja qualificado para falar sobre o que é falso, a menos que esteja bem familiarizado com o que é verdadeiro, real. Se você está faminto pelo Espírito Santo, este livro é para você. Se está faminto por mais do Espírito Santo, este livro é para você. E, se a própria ideia de estar faminto pelo Espírito Santo é algo que nunca lhe chamou a atenção até agora, a minha oração é para que, à medida que for lendo estas páginas, seu coração comece a arder por tal ideia. Jesus disse que aqueles que têm fome e sede de justiça serão fartos (Mt 5.6). Acompanhe-me em uma viagem que foi planejada para satisfazer o seu apetite de um ensino profundo e correto, e por mais do Espírito Santo. Nós provaremos tanto do leite da Palavra, quanto do alimento sólido — uma dieta que nos capacitará para “discernir tanto o bem como o mal” (Hb 5.14).

O meu posicionamento é claro. Eu me descrevo como um teólogo reformado — não apenas no conteúdo do que creio, mas também na minha prática. Os meus heróis são João Calvino (1509–1564), Jonathan Edwards (1703–1758) e o falecido Dr. Martyn Lloyd-Jones.


Fonte: Prefácio de Fogo Santo de R.T.Kendall

Nenhum comentário:

Postar um comentário