sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Thomas Goodwin, sobre o Batismo do Espírito Santo



Imagem relacionada




O puritano Thomas Goodwin dedica mais de 50 páginas ensinando na carta aos Efésios 1:13 a doutrina da "subsequencia". As conclusões do puritano são às seguintes:
1) é uma experiência distinta da salvação;
2) é uma experiência para todos os crentes;
3) o crente deve buscar essa experiência;
4) essa experiência faz o homem trabalhar para Deus 10 X mais;
5) o Homem precisa ser obediente para recebe-lá;
6) sela a certeza da salvação na vida do Crente através do testemunho interno do Espírito.
Depois de ler sua exposição de Efesios 1:13 penso que se ele existisse nos nossos dias, ele estaria à um passo de ser um carismático, e à dois de ser um pentecostal  tradicional". 


********

Kendall diz que em sua tese de doutorado em filosofia — “The Nature of Saving Faith From William Perkins (1558–1602) to the Westminster Assembly (1648)” (A Natureza da Fé Salvadora de William Perkins (1558–1602) até a Assembleia de Westminster (1648) — ele chama os puritanos de “predestinadores experimentais”. Ou seja, eles sabiam que eram salvos através de experimentos, ou seja, refletindo se haviam crido verdadeiramente ou não. Se concluíssem que sim, eles estavam seguros de que não eram reprovados, mas eleitos de Deus. Kendall diz que o mais triste disso tudo é que quase todos os puritanos morreram sem nenhuma garantia ou certeza de sua salvação. O próprio Perkins morreu em grande agonia — sem saber se era realmente salvo. De acordo com Kendall, essa era a forma com que os puritanos concordavam quase de maneira unânime sobre a forma de se obter a segurança da salvação. De acordo com Kendall, Havia porém, duas exceções: John Cotton (1584–1652) e Thomas Goodwin (1600–1680).
Goodwin, Cotton, Lloyd Jones e Kendall. Todos eles ensinaram que selo do Espírito é o próprio testemunho do Espírito — e que ocorre depois da conversão ( subsequentemente). Era real — quer dizer, consciente e imediato. 

__________________________________________
[...] você deve esperar ser batizado, deve ser selado com o Espírito da promessa; não é para trabalhar regeneração [...] o selamento é uma garantia de salvação.
[...] você vê que a obra da fé é uma coisa distinta, uma coisa diferente da obra da segurança; isso é o mínimo que pode ser obtido a partir daqui ( Efésios 1:13 ). Ele fala da fé como uma coisa, e o selamento do Espírito como outra coisa.
[...] vocês que são crentes, esperem por uma nova promessa do Espírito Santo como aquele que nos coloca um selo [...] você pode ver, que a grande promessa, é a promessa do Espírito como aquele que nos sela. Então você encontrará em Atos 1: 4, que os apóstolos deveriam esperar pela promessa do Espírito: vocês também, meus irmãos.
[...] quando esse amor despertar amor a Deus e aumentar o amor a Deus acima do homem [...] Apelo para vocês, boas almas, se Cristo apenas olhasse para vocês um pouco, quão sagrado fará de vocês! Muito mais, então, quando o Espírito Santo é derramado sobre vocês e quando vocês são batizados com o Espírito Santo. 


Goodwin, T. (1861). The works of Thomas Goodwin (Vol. 1). Edinburgh: James Nichol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário