sábado, 1 de dezembro de 2018

"AINDA SOBRE A QUESTÃO DA APOSTASIA EM HEBREUS 6.4"


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto






Debates sobre esses versos entre calvinistas e arminianos muitas vezes produziram muitas chamas. Muitas interpretações diferentes desta passagem apelam para serem aceitas. Entre elas estão:



(1) Alguns acham que a passagem ensina que um verdadeiro cristão pode se perder. Opondo-se a essa interpretação estão aquelas passagens da Escritura que asseguram aos crentes que Deus as manterá em segurança ( João 6:39 , 40 ; 10: 27-29 ; Rom. 11:29 ; Filipenses 1: 6 ; 1 Pedro 1: 5 ). O escritor de Hebreus não tentou escrever um ensaio sobre a segurança do crente, mas certamente ele não estava contradizendo outras Escrituras inspiradas. Assim, podemos concluir que ele não afirmou que os cristãos podem perder sua salvação.



(2) Outros acham que o caso discutido é puramente hipotético. O escritor de Hebreus nunca diz que isso aconteceu. Alguns intérpretes acham que expressar o alerta como um caso hipotético o torna mais impressionante. O tom urgente torna improvável que o escritor lide apenas com situações hipotéticas e irrealizáveis. A repetição de um aviso semelhante no 10: 26-31 parece se opor a qualquer tentativa de interpretar essa passagem como hipotética.

(3) Outros ainda vêem a ameaça como consistindo de uma perda de recompensas, em vez de uma perda de salvação. Eles vêem os leitores como cristãos desobedientes que podem perder sua recompensa e escapar com uma simples retenção de salvação ( 1Co 3: 12-15 ). Contra essa interpretação está o reconhecimento de que as advertências em 6: 7-8; 10:27 prometem julgamento divino. Isso parece envolver mais do que a perda de recompensas.

(4) Alguns acham que os leitores de Hebreus eram quase cristãos e não cristãos verdadeiros. Eles sentem que a referência a saborear o dom celestial e compartilhar no Espírito Santo se refere a algumas atividades de “graça comum” que tanto cristãos quanto não-cristãos poderiam experimentar. Eles sentem que saborear a bondade da palavra de Deus pode se referir a uma experiência comum a cristãos e não-cristãos. Eles sentem que o arrependimento é uma impossibilidade por causa da resistência deles ao evangelho.

(5) Este escritor entende que o autor de Hebreus dirigiu suas palavras àqueles que professam ser cristãos e exorta-os a mostrar sua genuína profissão por sua recusa em apostatar. O escritor falou aos leitores como cristãos. Ele não podia avaliar claramente sua condição interna. Se os leitores se voltassem de Cristo para o judaísmo, eles mostrariam que sua profissão de fé em Cristo tinha sido falsa. Seria possível que alguns dos leitores tivessem profissões de verdade e que alguns tivessem profissões falsas. O escritor de Hebreus falou a todos eles como se fossem verdadeiros cristãos, não querendo fazer o julgamento por si mesmo. Ele instou-os a mostrar sua verdadeira fé pela perseverança em seu compromisso.
Alguns crentes professos pareciam estar brincando com a idéia de um retorno ao judaísmo. O escritor de Hebreus assumiu que a continuidade no compromisso com Cristo demonstraria o verdadeiro cristianismo. Os leitores professaram algumas experiências com Cristo. Se eles se afastassem dele depois desse começo inicial, a deserção deles mostraria que eles não eram cristãos verdadeiros. 


Lea, T. D. (1999). Hebrews, James (Vol. 10). Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário