sábado, 1 de dezembro de 2018

Todos os atributos são um? - Gordon H. Clark



Resultado de imagem para Todos os atributos são um?




Há uma segunda citação de Charnock. Mas nesse progresso o assunto se amplia. Já não se trata de saber se a onipotência e a onisciência são idênticas, mas se todos os atributos são um.

Se na citação anterior, Charnock entendeu corretamente a implicação da Escritura, então todos os atributos de Deus são idênticos porque cada um é necessário para a essência de Deus. Charnock diz que Deus é sua própria duração (embora esta palavra possa ser infeliz); então seria o seu próprio poder e conhecimento. Na verdade, é o que ele diz (Vol. I, p. 318):

“Em nossa noção e concepção das perfeições divinas, suas perfeições são diferentes ... mas a imutabilidade é o centro em que todos se unem. Tudo o que consideramos em Deus é imutável, porque sua essência e suas propriedades são as mesmas e, portanto, o que é necessariamente pertencente à essência da Deus, pertence também a toda perfeição da natureza de Deus ”.

Em conformidade com isso, ele também escreve (p. 325), “A vontade de Deus é a mesma com a sua essência. Se Deus tivesse uma vontade distinta de sua essência, ele não seria o ser mais simples. Deus não tem uma faculdade de vontade distinta de si mesmo, como seu entendimento nada mais é que Deus intelligens, Deus compreendendo, assim a sua vontade não é nada além de Deus volens, se Deus quiser, sendo portanto, a essência de Deus, embora seja considerado, de acordo com nossa fraqueza, como uma faculdade, é como a sua compreensão e sabedoria, eterna e imutável, e não pode mais ser mudado do que o seu essência."2

Algumas páginas atrás, muitos comentários foram feitos em uma lista de versos, relativos à eternidade de Deus, com exceção de um. Esse verso foi: "EU SOU O QUE EU SOU". É difícil dizer o quanto pode ser ilustrado a partir deste nome, ou quanto pode ser lido nele. Provavelmente não se pode inferir validamente somente deste verso que Deus é um ser simples, e que sua essência e seus atributos, são todos uma realidade, mas seria mais difícil mostrar que este versículo descartou a posição de Charnock. É melhor suportar isso.

2 Cf. mais tarde o ataque de James Daane a esta posição.


Tradução: Edu Marques
Fonte: Teologia Sistemática de Gordon H. Clark, cap.2; Seção 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário