quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O dia do Senhor, e, o dia de Cristo. Diferenças.

A exata frase "o dia do SENHOR" aparece 24 vezes no Velho Testamento e 3 vezes no Novo Testamento.

Antigo Testamento:
Isaías 2:12; 13:6; 13:9; 34:8
Jeremias 46:10
Lamentações 2:22
Ezequiel 13:5; 30:3
Joel 1:15; 2:1; 2:11; 2:31; 3:14
Amós 5:18; 5:20
Obadias 1:15
Sofonias 1:7; 1:8; 1:14; 1:18; 2:2; 2:3
Zacarias 14:1
Malaquias 4:5

Novo Testamento:
Atos 2:20 (citando Joel 2:28-32)
I Tessalonicenses 5:2
II Pedro 3:10


A exata frase "o dia de Cristo" aparece somente 3 vezes no Novo Testamento.[Mas] Há outras referências para o mesmo evento [mesmo usando frase um pouco diferente] encontradas em outras Escrituras do Novo Testamento. Observe como o "dia de Cristo" é encontrado somente nas epístolas de Paulo.

Novo Testamento:
Filipenses 1:10 (frase exata), 2:16 (frase exata)
II Tessalonicenses 2:2 (frase exata)
I Coríntios 1:8
Filipenses 1:6
I Coríntios 5:5
II Coríntios 1:14
{I Coríntios 15:49-58}
{I Tessalonicenses 4:13-18}

Há mais referências ao "dia do SENHOR" no Antigo Testamento, com a única diferença de que não estão expressas exatamente desta forma (por exemplo, Isaías 61:1-3). No entanto, vamos olhar para todas essas passagens e analisá-los, a fim de chegar a uma representação clara do que o "dia do SENHOR" é, e no que ele consiste. Depois vamos comparar isso com textos abordando "o dia de Cristo" e outras passagens como I Tessalonicenses 4 e I Coríntios 15. À luz desta comparação e análise, e obedecendo ao mandato de Deus Todo-Poderoso para estarmos "
retamente dividindo a Palavra (Escrita)da verdade" [2Tm 2:15], só podemos concluir que "o dia do SENHOR" e "o dia de Cristo" são diferentes em quase todos os aspectos: quando eles ocorrem e o que ocorre em cada um deles.

Visão Global [Sumário]

O dia do SENHOR se refere ao dia da ira de Deus e [do Seu] julgamento sobre este mundo.
O dia do Senhor ocorre no final da Tribulação (Apocalipse 6:12-17; 11:15-19), quando o Palavra de Deus vem com [Seus] os santos, que estão vestidos de linho fino, limpo e branco (Apocalipse 19:7-16). É a segunda vinda de Cristo [até pisar a terra] e ele volta a Jerusalém, Seus pés tocam a terra sobre o monte das Oliveiras, e ele luta contra todas as nações que vierem contra Jerusalém. O SENHOR mata multidões [de Seus inimigos, os não crentes, adeptos do Anticristo] e as vestes dEle ficam manchadas de sangue. Os santos lutam ao lado do Senhor. Ele julga as nações no vale de Josafá. Os vivos [que não se dobraram ao Anticristo, não colocaram sua marca, pois foram convertidos a Cristo durante a Tribulação] que [com risco de suas vidas] têm tratado bem os judeus durante a Tribulação entrarão para o reino, enquanto que aqueles que não têm tratado bem os judeus durante a tribulação serão lançados no fogo eterno. O dia do Senhor se estende não apenas a um dia literal, mas também a todo o reino milenar do Senhor Jesus Cristo.

O dia de Cristo não tem nada a ver com a ira ou julgamento sobre a terra. Pelo contrário, é o dia em que a igreja se reúne com seu Senhor e Salvador no ar: “
e assim estaremos para sempre com o Senhor.” É quando os mortos e vivos em Cristo obtêm os seus novos corpos [glorificados]. Nós todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos. O que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, e o que é mortal da imortalidade. Louvado seja o Senhor. Nós não sabemos exatamente quando o dia de Cristo irá ocorrer, NO ENTANTO, de acordo com o Livro, existem alguns pré-requisitos para que isso ocorra, e os veremos. O tribunal de Cristo [Bema, com objetivo de galardoamento dos salvos da dispensação das igrejas locais, não objetivo de condenação] provavelmente ocorre aqui também.


O Dia do Senhor

O Livro de Isaías
13:6-22 
 “6 ¶  Clamai, pois, o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará.  E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes.  Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores10  Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz11  E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. 12  Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir13 Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira. 14  E cada um será como a corça que foge, e como a ovelha que ninguém recolhe; cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra. 15  Todo o que for achado será transpassado; e todo o que se unir a ele cairá à espada. 16  E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos; as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres violadas. 17  Eis que eu despertarei contra eles os medos, que não farão caso da prata, nem tampouco desejarão ouro. 18  E os seus arcos despedaçarão os jovens, e não se compadecerão do fruto do ventre; os seus olhos não pouparão aos filhos.19 ¶  E Babilônia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.20  Nunca mais será habitada, nem nela morará alguém de geração em geração; nem o árabe armará ali a sua tenda, nem tampouco os pastores ali farão deitar os seus rebanhos. 21  Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão os avestruzes, e os sátiros pularão ali. 22  E os animais selvagens das ilhas uivarão em suas casas vazias, como também os chacais nos seus palácios de prazer; pois bem perto já vem chegando o seu tempo, e os seus dias não se prolongarão.” (ACF)
13:6 - uma assolação (destruição) pelo Todo-Poderoso
13:9 – horrendo [cruel], com furor e ira ardente, para por a terra em assolação[destruição], destruir [matar] os pecadores
13:10 - estrelas e constelações não darão sua luz, o sol escurecerá, a lua não resplandecerá com sua luz (Mateus 24:29)
13:11 - punir o mundo de sua maldade e os ímpios da sua iniquidade
13:12 - tornará o homem mais precioso do que o ouro fino
13:13 - céus e terra tremerão, a terra será removida do seu lugar
13:19 - Babilônia será como quando Deus destruiu Sodoma e Gomorra


Is 14 - É isso o que ocorre após o dia do Senhor?
14:1-2, 7, 12-23 (Lúcifer) compare com Apocalipse 20:
1 ¶  Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó.  E os povos os receberão, e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel os possuirá por servos, e por servas, na terra do SENHOR; e cativarão aqueles que os cativaram, e dominarão sobre os seus opressores.” (ACF)
7 “Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando.” (ACF)
 “
12  Como caíste desde o céu, óLúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações13  E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14  Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15  E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo16  Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? 17  Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? 18  Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada. 19  Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado. 20 Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada. 21 Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades. 22  Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de Babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR. 23  E farei dela uma possessão de ouriços e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o SENHOR dos Exércitos.” (ACF)


Is 34:1-8
1 ¶  Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo, e tudo quanto produz.  Porque a indignação do SENHOR está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele as destruiu totalmente, entregou-as à matança E os seus mortos serão arremessados e dos seus cadáveres subirá o seu mau cheiro; e os montes se derreterão com o seu sangue E todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um livro; e todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema para exercer juízo.  A espada do SENHOR está cheia de sangue, está engordurada da gordura do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom.  E os bois selvagens cairão com eles, e os bezerros com os touros; e a sua terra embriagar-se-á de sangue até se fartar, e o seu pó se engrossará com a gordura.  Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições pela contenda de Sião.” (Is 34:1-8 ACF)
34:2 - a indignação do Senhor sobre todas as nações
34:4 - todo o exército dos céus se dissolverá (II Pedro 3:10-13), céu será enrolado como se fosse um pergaminho (Apocalipse 6:14), todo o seu exército cairá como um figos caindo de uma figueira (Apocalipse 6:13)
34:8 Este é o dia da vingança do Senhor


O Livro de Jeremias
Jeremias 46:1-10: 
1 ¶  A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, o profeta, contra os gentios,  Acerca do Egito, contra o exército de Faraó-Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio Eufrates em Carquemis, ao qual feriu Nabucodonosor, rei de Babilônia, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá.  Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja.  Selai os cavalos e montai, cavaleiros, e apresentai-vos com elmos; limpai as lanças, vesti-vos de couraças.  Por que razão vejo os medrosos voltando as costas? Os seus valentes estão abatidos, e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há ao redor, diz o SENHOR.  Não fuja o ligeiro, e não escape o valente; para o lado norte, junto à borda do rio Eufrates tropeçaram e caíram.  Quem é este que vem subindo como o Nilo, cujas águas se movem como os rios? 8 O Egito vem subindo como o Nilo, e como rios cujas águas se movem; e disse: Subirei, cobrirei a terra, destruirei a cidade, e os que nela habitam.  Subi, ó cavalos, e estrondeai, ó carros, e saiam os valentes; os etíopes, e os do Líbano, que manejam o escudo, e os lídios, que manejam e entesam o arco.10  Porque este dia é o dia do Senhor DEUS dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor DEUS dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates.” (ACF)
- Este é o dia do Senhor DEUS dos Exércitos


O livro de Joel
Joel 1:15 - uma assolação [destruição] pelo Todo-Poderoso
Ai do dia! Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.” (ACF)

Joel 2:1-32
1 ¶  Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;  Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará.  A sua aparência é como a de cavalos; e como cavaleiros assim correm.  Como o estrondo de carros, irão saltando sobre os cumes dos montes, como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, posto em ordem para o combate.  Diante dele temerão os povos; todos os rostos se tornarão enegrecidos.  Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e marchará cada um no seu caminho e não se desviará da sua fileira.  Ninguém apertará a seu irmão; marchará cada um pelo seu caminho; sobre a mesma espada se arremessarão, e não serão feridos9 Irão pela cidade, correrão pelos muros, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão. 10  Diante deletremerá a terra, abalar-se-ão os céus; o sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor11 E o SENHOR levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar? 12 ¶  Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.13  E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 14  Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus? 15  Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. 16  Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.17  Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? 18 ¶ Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo. 19  E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios. 20  Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas. 21  Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas. 22  Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força. 23  E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. 24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. 25  E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. 26  E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. 27  E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. 28 ¶  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR32  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porqueno monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” (ACF)
2:1-2 - um dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e densas trevas
2:3-11 (Zacarias 14:5, Apocalipse 19:11-16) Os santos hão de lutar!
2:8 - Eles não podem ser mortos
2:11 - O Senhor pronuncia a sua voz diante do seu exército, o Senhor é o nosso comandante
2:28-32 Isto ocorre antes do dia do Senhor

Joel 3:1-21 
 “1 ¶  Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,  Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra E lançaram sortes sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem. 4 E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? É tal o pago que vós me dais? Pois se me pagais assim, bem depressa vos farei tornar a vossa paga sobre a vossa cabeça.  Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e as minhas coisas desejáveis e formosas pusestes nos vossos templos.  E vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos.  Eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e farei tornar a vossa paga sobre a vossa própria cabeça.  E venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, que os venderão aos sabeus, a um povo distante, porque o SENHOR o disse. 9 ¶ Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. 10  Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. 11 Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; 12 Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor.13  Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. 14  Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. 15  O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. 16  E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. 17  E vós sabereis queeu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela18 ¶  E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do SENHOR, e regará o vale de Sitim.19  O Egito se fará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. 20  MasJudá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração21 E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o SENHOR habitará em Sião.” (ACF)
3:2 – Deus reúne todos os gentios [todos eles descrentes, seguidores do Anticristo, odiadores dos judeus] no vale de Josafá, (a leste de Jerusalém), e guerreia pelo Seu povo de Israel e pela sua terra
3:9-17 O Senhor zomba dos gentios para se preparam para a guerra, ele vai julgar as nações no vale de Josafá.


O livro de Amós
5:18 -20 
 “18  Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz19  É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. 20  Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?” (ACF)
- Ai de vós que desejais o dia do Senhor:é um dia de trevas e não a luz


O Livro de Sofonias
1:14-18 
 “14 ¶  O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. 15 Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas16  Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. 17  E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco18  Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.” (Sf 1:14-18 ACF)- um dia de indignação e de angústia, dia de escuridão, toda a terra será devorada pelo fogo do zelo de Deus.


O Livro de Zacarias
14:1-21 
 “1 ¶  Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti.  Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.  E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.  E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.  Mas será um dia conhecido do SENHOR;nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz8 ¶  Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome10  Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei. 11  E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura12 E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca13  Naquele dia também acontecerá que haverá da parte do SENHOR uma grande perturbação entre eles; porque cada um pegará na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo.14  E também Judá pelejará em Jerusalém, e as riquezas de todos os gentios serão ajuntadas ao redor, ouro e prata e roupas em grande abundância. 15  Assim será também a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais, como foi esta praga. 16 ¶  E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos17  E acontecerá que,se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva18  E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. 19  Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. 20  Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar21  E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. E, naquele dia não haverá mais cananeu na casa do SENHOR dos Exércitos.” (ACF)
14:2 - ele reúne todas as nações para a batalha contra Jerusalém, metade de Jerusalém vai para cativeiro,
14:3 - então o Senhor sairá e pelejará contra estas nações
14:4 - seus pés em pé sobre o Monte das Oliveiras (Atos 1:9-12)
14:5 - O Senhor vem com todos os seus santos
14:6-7 Este dia é conhecido somente ao Senhor (Mateus 24:36) e tem lugar durante a noite, mas haverá luz
14:16 - todos os que forem restarem vivos adorarão o Rei, o Senhor dos Exércitos, e celebrarão a festa dos tabernáculos
14:21 - sacrifícios serão feitos novamente ao Senhor


O livro de Malaquias
4:5 - 
 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;” (ACF)
Elias [que, somente figurativamente, já voltou como João, o submersor], virá [literalmente, pois nunca morreu] antes do dia grande e terrível do Senhor (Mateus 17:11-13, Lucas 1:17, João 1:21-25, Apocalipse 11:3-6)


O Dia de Cristo

I Coríntios 1:4-8 
 Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.  Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento  (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).  De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” (ACF)
- Paulo está orando pelos santos de Corinto
- “Vos confirmará também até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo”


I Coríntios 5:1-5 
1 ¶  Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.  Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.” (ACF)
- [O Espírito Santo, usando Paulo,] trata acerca de prostituição entre os irmãos de Corinto
- “para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus”


II Coríntios 1:13-14 
13  Porque nenhumas outras coisas vos escrevemos, senão as que já sabeis ou também reconheceis; e espero que também até ao fim as reconhecereis.14  Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.” (ACF)
- “também vós sereis a nossa [glória] no dia do Senhor Jesus”


Filipenses 1:3-6 
3 ¶  Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,  Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,  Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.  Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” (ACF)
- Paulo orando pelos santos de Filipos
- Deus “que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”


Filipenses 1:10-11
 “10  Para queaproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo11  Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (ACF)
- Paulo orando para que o amor deles cresça mais e mais em ciência e em todo o julgamento
- “aproveis as coisas excelentes”
- “sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo”


Filipenses 2:12-16 
12 ¶  De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;13  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade14 ¶  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas15  Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; 16  Retendo a palavra da vida,para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” (ACF)
- Exortação “operai a vossa salvação com temor e tremor”
- “Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”
- “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”
- “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus ...  Retendo a palavra da vida”
- “para que no dia de Cristo possa gloriar-me” (Amós 5:18-20)


II Tessalonicenses 2:1-4 
1 ¶  E rogamo-vos, ó irmãos, quanto à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo equanto à nossa reunião a Ele Para vós não serdes facilmente estremecidos para longe do vosso entendimento, nem clamardes- de- medo (quer através de espírito, quer através de palavra, quer através de epístola como se foraatravés de nós), como se o dia do Cristo  tem sido presente3 ¶  Que ninguém vos engane, segundo maneira nenhuma: porque não será assim sem que primeiramente venha a retirada(dos crentes), e tenha sido revelado o homem do pecado, o filho da perdição, Aquele que está se opondo e se exaltando sobre tudo sendo chamado Deus, ou (se opondo e se exaltando) sobre tudo recebedor de devoção religiosa; de forma a ele se assentar (como- se- fosse Deus) para dentro do templo de Deus, apresentando a si mesmo comoque é Deus. Dn 11:36; Ez 28:2” (2Ts 2:1-4 LTT)
- “pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e quanto à nossa reunião a Ele”
- “Para vós não serdes facilmente estremecidos para longe do vosso entendimento, nem clamardes- de- medo (quer através de espírito, quer através de palavra, quer através de epístola”
- “como se fora através de nós), como se o dia do Cristo já tem sido presente”
- “não será assim sem que primeiramente venha a retirada (dos crentes), e tenha sido revelado o homem do pecado”


I Tessalonicenses 4:13-18 
13 ¶  Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 15  Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor18  Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (ACF)
- "Vinda do Senhor"
- “o mesmo Senhor descerá do céu com alarido”
- “os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos”
- “seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”
- “consolai-vos uns aos outros com estas palavras”


I Tessalonicenses 5:1-10
1 ¶  Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;  Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.  Mas vós, irmãos,já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;  Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas 6 ¶  Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;  Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.  Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo10  Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.” (ACF)
- O dia do Senhor vem como ladrão de noite
- Destruição virá sobre o mundo
- "Mas vós, irmãos"
- “já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda”
- “vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas”
- “Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo "
- Imortalidade e incorrupção.




Não achei o nome do autor, em
http://www.studiesinthebook.com/studies/two_days.pdf

Traduzido por Valdenira N.M.S., jan.2013



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário