domingo, 11 de outubro de 2015

Usando o sagrado de forma profana


Texto: Daniel 5:1-31

Introdução: Estamos diante de um acontecimento extraordinário das Sagradas Escrituras    . Belsazar foi o filho mais velho de Nabonido,o Rei da babilônia que o nomeou com poderes reais, por isso ele é chamado de Rei, mas na realidade era 0 2º em importância na Babilônia. 

    O rei Belsazar deu um grande banquete para mil convidados e todos bebiam muito até que Belsazar resolveu mandar trazer os utensílios sagrados que seu avô Nabucodonozor tinha tirado do Templo, e começaram a usar os vasos sagrados em uma festa de orgia, e deram louvores aos seus deuses.Neste momento apareceu uma mão escrevendo na parede uma mensagem para Belsazar. Onde o rei não conseguia ler e nem os mágicos chamados por ele.A sua mãe lembra-o de Daniel que já tinha interpretado os sonhos de Nabucodonozor e Belsazar manda chamá-lo e Daniel mais uma vez mostrando sabedoria consegue decifrar a mensagem que dizia:

MENE- Contou Deus o Teu Reino e teu reino terminará.

TEQUEL- Pesado foste na balança e achado em Falta.

PERES-Dividido foi o teu reino

Naquela mesma Noite foi morto Belsazar e Dario , o medo se apoderou do Reino.

Por que ? Belsazar usou o sagrado de forma profana.


1º - As vitórias podem ser um grande perigo para o homem.    Quando você ler sobre a Babilônia percebe-se que se tratava de uma nação poderosa e vitoriosa, seus reis eram os dominadores da terra. Belsazar estava bêbado pelo vinho e pelas vitórias.

Mensagem: Pessoas indiferentes para com Deus em função de terem uma vida auto-suficiente. (I Corintios 1:27) - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;


2º - A perda do sentido sagrado é sempre um sinal de decadência moral e espiritual. (Daniel 5:3,4) - Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas. Mensagem: Todas as vezes que permitimos que o nível espiritual diminua acontecerá inevitavelmente uma decadência moral.

Mensagem: Freqüência ao culto, Leitura da Bíblia, a oração. Estas coisas negligenciadas são um sinal de banalização do sagrado.

3º- Deus se importa com o sagrado. (Daniel 5:5) - Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.

O Espírito de Deus não suportou o que estava acontecendo, pelo que interveio imediatamente.Embora com freqüência a reação de Deus demore mais neste caso foi imediatamente.Mais cedo o mais tarde Deus vai agir.

Mensagem: Nunca use o sagrado de forma profana.

EX: Família, Filhos,Corpo, Tempo, Dízimos e ofertas.

EX: O rei Uzias soberbo tinha um exército de 307.500 soldados e com muitas armas exaltou seu coração ao ponto de tentar queimar incenso perante o Senhor, atribuição dos sacerdotes e ficou leproso.2Crônicas 26:13-21


3º- Nunca se aproprie indevidamente do que é de Deus. (Daniel 5:4) - Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra. 

Não só profanaram o que era santo, mas chegaram a usar os vasos sagrados para honrar deuses falsos.

Mensagem: Será que temos usado algo sagrado para honrar demônios.
Atos 5;1-5 Ananias e Safira.

4º Deus realmente contempla o homem. (Daniel 5:5,6) - Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.

Uma reação neurológica comum de medo.Ele perdeu o controle muscular e seus joelhos batiam incontrolavelmente um no outro.

Temos aqui uma ilustração de como o Deus invisível realmente contempla o homem e reage de acordo com que vê.

Mensagem: Deus age realmente beneficamente para com aqueles que o honrar e o obedecem, como também reage aqueles que o desprezam, desonram, desobedecem e se afastam de sua presença.


5º- Deus não deixa impune o Soberbo. (Daniel 5: 30,31) - Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos. O golpe divino atingiu o rei de modo súbito e brutal Belsazar não chegou a atravessar vivo aquela noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário