quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como ver a Perfeição de Deus! | Jonathan Edwards (1703-1758)



“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

- Salmos 46:10 -


Deus é um ser absoluta e infinitamente perfeito, e é impossível que Ele venha a fazer o mal. Como Ele é eterno e não recebe a sua existência a partir de qualquer outro, ele não pode ser limitado em seu ser, ou qualquer atributo, a qualquer certa quantidade determinada.


Se alguma coisa tem limites fixados para ele, deve haver algum motivo ou razão por que esses limites são fixos exatamente onde eles estão. Seguirá que cada coisa limitado deve ter alguma causa e, portanto, o ser que não tem causa deve ser ilimitado. É completamente evidente nas obras de Deus que o seu entendimento e poder são infinitos.


Porque o que tem feito todas as coisas a partir do nada e sustenta e governa e administra todas as coisas a cada momento, em todas as eras, sem jamais ficar cansado, deve ter necessariamente um poder infinito. Ele também deve ser de um conhecimento infinito, pois se Ele fez todas as coisas e sustenta e governa todas as coisas continuamente, seguirá que Ele conhece e perfeitamente vê todas as coisas, grandes e pequenas, no céu e na terra, continuamente em um único ponto de vista, o que não pode ser sem uma compreensão infinita. Sendo assim, infinito em conhecimento e poder, Ele também deve ser perfeitamente santo, pois impiedade argumenta sempre para algum defeito, alguma cegueira, alguma incapacidade. É impossível que a maldade possa ser composta com a luz infinita. Deus é infinito em poder e conhecimento, ele deve ser então  auto-suficiente e totalmente suficiente.


Portanto, é impossível que Ele deve estar sob qualquer tentação de fazer algo errado, pois Ele não pode ter um fim em fazê-lo. Porque todos os que são tentados a fazer algo errado,  sempre são motivados para fins egoístas. Mas como pode ​​um Ser auto-suficiente, que não necessita de nada, ser tentado a fazer o mal para fins egoístas? Então, Deus é essencialmente santo, e nada é mais impossível do que Deus fazer o mal. Na graça que resgata e não mão justa que pune eternamente, Ele é o eterno, justo, bom e santo Deus.


• Jonathan Edwards (1703-1758) - “The Sole Consideration, That God Is God, Sufficient to Still All Objections to His Sovereignty”


Nenhum comentário:

Postar um comentário