domingo, 13 de outubro de 2013

Não existe nada mais para conhecermos?

A passagem que citou em Lc 8:17 não tem o sentido de que não exista nada de Deus que não sejamos capazes de conhecer. O contexto é outro, pois fala do testemunho que não deve ser escondido, pois seria como colocar a lâmpada debaixo da cama e não no velador para iluminar toda a casa. Ainda que alguém tente ocultar a verdade, ela cedo ou tarde virá à luz e é este o sentido do versículo: 

Luc 8:17 Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. 



A Palavra de Deus que temos revelada é completa e nada falta para ser revelado. Está tudo ali. Dou um exemplo para ajudar: Seu filho vê seu carro todos os dias, ele está bem ali na garagem. Mas seu filho ainda não entende tudo do carro, como dirigir, consertar etc. Mesmo assim o carro ele está bem ali, não falta nada no carro. Porém é um carro, não um avião porque você não precisa voar, só trafegar. 

Assim é a Palavra de Deus. Ela está bem ali, integral, com tudo o que Deus quis revelar ao homem, tudo o que é importante para a vida e piedade. 

2Pe_1:3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; 

Se tentar encontrar na Bíblia a composição do corpo de uma pulga não vai encontrar, porque isso não é importante para a vida e piedade. Ir além do que necessitamos seria querer satisfazer a curiosidade humana e ir além de nossas necessidades. No caso do exemplo seria o mesmo que você ter um avião na garagem sem ter licença de piloto e nem uma pista para poder decolar. 

Assim como seu filho tem o carro diante de si e aos poucos irá aprendendo mais e mais desse mesmo carro, o Espírito Santo vai pouco a pouco nos ensinando mais das Escrituras. O carro continuará o mesmo, mas o conhecimento e experiência de seu filho irá crescer. Assim é com a Palavra de Deus. Nada de novo será revelado porque tudo já foi revelado e a Paulo coube fechar essa revelação com a única "novidade" que faltava, que era a verdade da Igreja, o corpo de Cristo. Mas, apesar de termos uma Palavra de Deus completa e imutável, a nossa compreensão vai sendo cada dia maior. 

Mas que existem muitas coisas que não estão na Bíblia porque não seríamos capazes de compreender nesta vida não há dúvida. O próprio Paulo ouviu coisas no terceiro céu que ao homem não era lícito mencionar. Vivendo num corpo de matéria em três dimensões, além do tempo, não temos estrutura para entender muitas coisas que só serão possíveis de serem compreendidas em um corpo glorificado e na eternidade, quando o tempo deixar de existir. 

Mesmo enquanto estamos aqui existe muita coisa para aprendermos a respeito de Cristo. Pense no fato de que "nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Lc 8:17) para ter uma vaga ideia do manancial que temos diante de nós. A impressão que tenho é que quando chegarmos na glória teremos uma reação semelhante à da Rainha de Sabá quando conheceu o Rei Salomão (uma figura de Cristo) em pessoa: 


"Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara; E as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus servos, o estar dos seus criados, e as vestes deles; e os seus copeiros e as vestes deles; e a sua subida pela qual ele chegava à casa do SENHOR, ela ficou como fora de si. Então disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria. Porém não cria naquelas palavras, até que vim, e meus olhos o viram, e eis que não me disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi" (2 Cr 9:3).


por Mario Persona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário