terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dawid (Davi) e Essav (Esau) Não Eram Ruivos

SHEMUEL ALEF / 1 SAMUEL 17:42 – “OLHANDO O FILISTEU E VENDO A DAWID, O DESPREZOU, PORQUANTO ERA MOÇO ADMONY E DE BOA APARÊNCIA”.

BERESHIT / GÊNESIS 25:24,25 – “CUMPRINDO OS DIAS PARA QUE DESSE À LUZ, EIS QUE SE ACHAVAM GÊMEOS NO SEU VENTRE. SAIU O PRIMEIRO ADMONY, TODO REVESTIDO DE PÊLO; POR ISSO, LHE CHAMARAM ESSAV”.
RUIVO, PELE CORADA, VERMELHA, MOGNO E VERDE-OLIVA: O GRANDE ENGANO DAS PALAVRAS
SHALOM ACHIM E ACHOT!
OS VERSOS ACIMA FORAM USADOS COMO INSTRUMENTOS DE CONTROVÉRSIA POR MUITO TEMPO. ESTA CONTROVÉRSIA OCORREU ENTRE ISRAELITAS E GENTIOS. AMBOS USARAM AS ESCRITURAS PRECEDENTES PARA DAR SENTIDO ÀS SUAS DOUTRINAS. AMBOS OS GRUPOS USAM AS PALAVRAS CORADO OU VERMELHO PARA DESCREVER A APARÊNCIA FÍSICA DE ESSAV (ESAÚ) E DAWID (DAVI), DANDO A ENTENDER QUE HAVIA ISRAELITAS BRANCOS E RUIVOS.
VAMOS VER COMO OS DOIS LADOS JUSTIFICAM O QUE ENSINAM A RESPEITO DAS PALAVRAS “CORADO” E “VERMELHO”.
GENTIOS E CORADO
HÁ ANOS EU TENHO ENCONTRADO GENTIOS QUE TENTAM DESAFIAR NOSSA OPINIÃO DE QUE A ANTIGA ISRAEL ERA UM POVO DE PELE NEGRA COM REFERÊNCIA ÀS ESCRITURAS QUE MENCIONAM A PALAVRA “CORADO”. HÁ UM VERSO EM PARTICULAR QUE É USADO FREQUENTEMENTE:
SHEMUEL ALEF / 1 SAMUEL 17:42 – “OLHANDO O FILISTEU E VENDO A DAWID, O DESPREZOU, PORQUANTO ERA MOÇO CORADO E DE BOA APARÊNCIA”.
ESTE VERSO (VERSÃO KING JAMES) ESTÁ DANDO-NOS A DESCRIÇÃO DE NOSSO GRANDE REI DAWID. DIZ QUE ERA NOVO, CORADO (A FERREIRA DE ALMEIDA CHEGA A USAR A PALAVRA “RUIVO”) E DE BOA APARÊNCIA OU UM SEMBLANTE JUSTO.
OS GENTIOS USAM A PALAVRA “CORADO” COMO PRETEXTO PARA AFIRMAR QUE O REI DAWID ERA BRANCO, APESAR DE TODAS AS EVIDÊNCIAS ESCRITURAIS, HISTÓRICAS, ARQUEOLÓGICAS, ANTROPOLÓGICAS E CIENTÍFICAS PROVAREM QUE OS ANTIGOS HEBREUS ISRAELITAS BÍBLICOS ERAM UM POVO DE PELE NEGRA. DIZEM QUE ISSO É IMPOSSÍVEL PORQUE DAWID É CHAMADO DE CORADO.
O ARGUMENTO NÃO FAZ MUITO SENTIDO PORQUE ELES VÊEM AS ESCRITURAS COM UMA MENTALIDADE OCIDENTAL – EUROPÉIA, QUE É A MENTALIDADE DA SUPREMACIA BRANCA. AOS SEUS OLHOS, SE UM ISRAELITA É CHAMADO CORADO ISTO SIGNIFICA QUE É BRANCO, E ISTO SIGNIFICA QUE TODOS OS HEBREUS SÃO BRANCOS.
VAMOS VER AGORA O USO DE ALGUNS HEBREUS DA PALAVRA “VERMELHO”, EM SEGUIDA, NÓS TRAREMOS A VERDADE A RESPEITO DESTE TEMA.
HEBREUS E VERMELHO
HÁ HEBREUS QUE FAZEM MAU USO DA PALAVRA “VERMELHO”. ESTA CONFUSÃO É CAUSADA PELO O ENGANO SOBRE O NASCIMENTO DE ESSAV (ESAÚ), FILHO DE YITZHAK (ISAQUE).
BERESHIT / GÊNESIS 25:24,25 – “CUMPRINDO OS DIAS PARA QUE DESSE À LUZ, EIS QUE SE ACHAVAM GÊMEOS NO SEU VENTRE. SAIU O PRIMEIRO VERMELHO, TODO REVESTIDO DE PÊLO; POR ISSO, LHE CHAMARAM ESSAV”.
ALGUNS HEBREUS PENSAM QUE A MENÇÃO DA PALAVRA “VERMELHO” (VERSÃO KING JAMES) NESTE VERSO ESTÁ ASSOCIADA AO BRANCO (A FERREIRA DE ALMEIDA USA A PALAVRA “RUIVO”).
CHEGAM A DIZER QUE ESSAV ERA UM HOMEM BRANCO. ALGUNS VÃO MAIS LONGE E DIZEM QUE ELE É O PAI DAS NAÇÕES EUROPÉIAS BRANCAS. AMBOS SÃO FALSOS!
A PALAVRA HEBRAICA USADA PARA DESCREVER DAWID COMO CORADO / RUIVO É A MESMA PALAVRA HEBRAICA USADA PARA DESCREVER ESSAV COMO VERMELHO / RUIVO. ESTA É A PALAVRA HEBRAICA ADMONY. ELA É O NÚMERO 132 NO DICIONÁRIO DE CONCORDÂNCIA STRONG. A PALAVRA SIGNIFICA VERMELHO OU AVERMELHADO. O REI DAWID E ESSAV ERAM HEBREUS; AS ESCRITURAS DIZEM-NOS QUE OS HEBREUS SÃO E ERAM UMA NAÇÃO DE PELE NEGRA. SENDO ASSIM, COMO ESTES DOIS HEBREUS PODEM SER ASSOCIADOS A EUROPEUS BRANCOS?
O QUE SIGNIFICA DESCREVÊ-LOS COMO O VERMELHO?
ADMONY / VERMELHO NÃO TEM NADA A VER COM PELE BRANCA. A PALAVRA UTILIZADA PARA A PELE BRANCA, EM HEBRAICO, É LABAN.
ESTA PALAVRA É USADA EM SHEMOTH / ÊXODO 4:6, QUANDO YAH DIZ A MOSHE (MOISÉS) PARA PÔR A MÃO NO PEITO, E ELA SE TORNA LABAN (BRANCA). A PALAVRA LABAN TAMBÉM É USADA PARA DESCREVER MIRYAM, A IRMÃ DE MOSHE, QUANDO YAH A CASTIGOU COM A LEPRA E TORNOU SEU CORPO INTEIRO BRANCO (BAMIDBAR / NÚMEROS 12:10). FOI USADA MAIS UMA VEZ EM II REIS 5:27 PARA DESCREVER GEAZI, QUE ADQUIRIU LEPRA E SUA PELE SE TORNOU BRANCA.
AS ESCRITURAS SÓ MENCIONAM OS ISRAELITAS SE TORNADO BRANCOS QUANDO FICAM LEPROSOS (NÃO NECESSARIAMENTE HANSENIASE, MAS TAMBÉM VITILIGO) OU QUANDO SÃO ALBINOS E EM NENHUM DESSES CASOS ELAS DESCREVEM SUA PELE SE TORNANDO ADMONY (VERMELHA OU CORADA). ISSO É PORQUE VERMELHO E CORADO NÃO TEM RELAÇÃO ALGUMA COM A PELE BRANCA. SE A VERMELHIDÃO DE DAWID E ESAÚ FOSSEM ASSOCIADOS A PELE BRANCA, A PALAVRA LABAN SERIA USADA.
UMA DE NOSSAS MATRIARCAS, RIVQAH (REBECA), A ESPOSA DE YITZHAK (ISAQUE), E MÃE DE YAAQOV (JACÓ) E DE ESSAV (ESAU), TINHA UM IRMÃO CHAMADO LABAN (LABÃO). LABAN ERA ALBINO, (UM NEGRO COM ACROMASIA / ACROMATOSE – DISTÚRBIO CONGÊNITO CARACTERIZADO PELA AUSÊNCIA DE PIGMENTOS NA PELE, CABELO E OLHOS). ESTA É A RAZÃO PELA QUAL ELE FOI CHAMADO DE LABAN.
BERESHIT / GÊNESIS 24:29 – “ORA, RIVQAH TINHA UM IRMÃO CHAMADO LABAN; ESTE CORREU AO ENCONTRO DO HOMEM JUNTO À FONTE”.
AGORA, UM DETALHE MUITO INTERESSANTE:
- ESSAV (ESAÚ) ERA CHAMADO DE EDOM.
- LABAN ERA TIO DE ESSAV / EDOM.
- O SIGNIFICADO DE LABAN É BRANCO E O SIGNIFICADO DE EDOM É VERMELHO (ADMONY).
ENTÃO, EU PERGUNTO: SE ESSAV ERA BRANCO, POR QUE ELE FOI CHAMADO DE EDOM (VERMELHO) E NÃO DE LABAN (BRANCO), COMO O SEU TIO?
OS ANTIGOS EGÍPCIOS E ALGUNS ETÍOPES E CANANEUS RETRATAVAM-SE COMO NEGROS DE TEZ MARROM AVERMALHADO. ESTE VERMELHO TEM TOM DE MOGNO.
ESTE É UM BUSTO DO REI TUT COM A TEZ MARROM AVERMELHADO:
ABAIXO ESTÃO DOIS DESENHOS EGÍPCIOS, ENCONTRADOS EM SEU TÚMULO, QUE MOSTRAM MULHERES EGÍPCIAS COM A TEZ MARROM AVERMELHADO:

ENTRE PESSOAS NEGRAS ANTIGAS E ENTRE MUITAS PESSOAS NEGRAS HOJE, NO MUNDO INTEIRO, VERMELHO OU CORADO É UMA TEZ SEMELHANTE AO MOGNO. DEIXA EU PROVAR ISTO:
UMA NARRATIVA ESCRITA PELO EX-ESCRAVO OLAUDAH EQUIANO, ENCONTRADA EM UM LIVRO MUITO BOM CHAMADO “AS NARRATIVAS CLÁSSICAS DO ESCRAVO”, DÁ-NOS ESTES DETALHES SOBRE ALGUNS HOMENS QUE VIVERAM PERTO DE SUA VILA NA NIGÉRIA, ÁFRICA OCIDENTAL:
ESTES SÃO VISITADOS, ÀS VEZES, POR HOMENS DE PELE DA COR DE CERVEJA DE MALTE COR DE MOGNO DO SUDOESTE DOS E.U.A. NÓS OS CHAMAMOS DE OYE-EBOE, TERMO QUE SIGNIFICA OS HOMENS VERMELHOS QUE MORAM LONGE”.
(NARRATIVA CLÁSSICA DA VIDA DO ESCRAVO, PÁG. 16, DE GUSTAVUS VASSA)
ESTES HOMENS NIGERIANOS NÃO SÓ SÃO CHAMADOS DE VERMELHO, MAS DE UM VERMELHO QUE É COMPARADO AO MOGNO.
ESTE É UM PEDAÇO DE MADEIRA DE MOGNO:
OBSERVE QUE É MARROM AVERMELHADO, A MESMA COR COM QUE MUITOS EGÍPCIOS SÃO RETRATADOS.
OS EGÍPCIOS SÃO ASSOCIADOS À COR MARROM AVERMELHADO

IGUALMENTE, OS ATORES GARY DOURDAN, TERRENCE HOWARD, ILDI SILVA E TAÍS ARAUJO SÃO VERMELHOS.
GARY DOURDAN
TERRENCE HOWARD

ILDI SILVA
ILDI SILVA
TAÍS ARAUJO
TAÍS ARAUJO
O CANTOR LENNY KRAVITZ TAMBÉM
LENNY KRAVITZ
LENNY KREVITZ
MALCOLM X TINHA COR DE MOGNO. DE FATO, SEU APELIDO ERA VERMELHO.
MALCOLM X
ESSAV E DAWID TINHAM, MAIS DO QUE PROVAVELMENTE, A MESMA TEZ QUE ESTES IRMÃOS.
ESTA CRIANÇA ISRAELITA HEBRÉIA, COM 2 DIAS DE IDADE, NASCEU VERMELHA / CORADA E PELUDA.
DAWID E ESSAV ERAM HEBREUS COR DE MOGNO.
ESSAV FOI APELIDADO DE EDOM, QUE SIGNIFICA “VERMELHO” EM HEBRAICO.
A VERDADE É QUE ELE NÃO ERA CHAMADO DE VERMELHO POR CAUSA DE SEU TOM DE PELE E SIM PORQUE VENDEU SEUS DIREITOS DE SUCESSÃO POR UM PRATO DE COZIDO VERMELHO.
BERESHIT / GÊNESIS 25:29,30 – “TINHA YAAQOV FEITO UM COZIDO, QUANDO, ESMORECIDO, VEIO DO CAMPO ESSAV E DISSE: PEÇO-TE QUE ME DEIXES COMER UM POUCO DESSE COZIDO VERMELHO, POIS ESTOU ESMORECIDO. DAÍ CHAMAR-SE EDOM (VERMELHO)”.
OS DESCENDENTES DE EDOM, QUE ERAM CHAMADOS DE EDOMITAS, ERAM PESSOAS NEGRAS. EDOM SE CASOU COM MULHERES CANAÉIAS, QUE ERAM NEGRAS, E TEVE FILHOS COM ELAS. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EDOM E SUA DESCENDÊNCIA, ACESSE NOSSA PÁGINA DE ESTUDOS COM O TEMA “EDOMITAS E KHAZARES”.
VAMOS ANALISAR O TERMO “VERDE-OLIVA”:
DIZEM QUE A PELE VERDE-OLIVA SE REFERE AOS POVOS QUE TÊM UMA PELE COR DE CREME; UM TOM DE PELE COMO O DA JORNALISTA FÁTIMA BERNARDES:
FÁTIMA BERNARDES
FÁTIMA BERNARDES
A VERDADE É QUE A TEZ OLIVA SEMPRE FOI REFERÊNCIA AOS POVOS DE PELE NEGRA, COM A MATIZ MAIS ESCURA E MAIS PROFUNDA. HÁ DOIS TIPOS DE AZEITONAS: A AZEITONA VERDE E A AZEITONA PRETA. NENHUM HOMEM TEM COR DE AZEITONA VERDE, MAS HÁ HOMENS COM PELE DA COR DE AZEITONA PRETA. PELE OLIVA SIGNIFICA PELE PRETA.


ESTE SUDANÊS TEM A PELE DA COR DA OLIVA PRETA

ESTA GAROTA SUDANESA TEM PELE DA COR DA OLIVA
ESTES DOIS HEBREUS DO SUDÃO TÊM A PELE OLIVA. SEU TOM DE PELE É DA MESMA COR QUE AS AZEITONAS PRETAS.

CORADO, VERMELHO, MOGNO & AZEITONA
NENHUM DESSES TERMOS SE REFERE À PELE BRANCA. TODOS SE REFEREM AOS POVOS DE PELE NEGRA.
NÃO SEJA ILUDIDO POR AQUELES QUE USAM OS TERMOS RUIVO, CORADO, VERMELHO OU VERDE-AZEITONA PARA INDUZIREM AO ERRO E CONVENCER DE QUE OS ISRAELITAS ERAM BRANCOS.
O POVO HEBREU SEMPRE TEVE VÁRIAS TONALIDADES DO PRETO E DO MARROM. NÓS SOMOS MARRONS (NEGROS), VERMELHOS (MULATOS), AZEITONA (PRETOS) E AMARELOS (PARDOS), ENTRE OUTROS TONS. ATÉ MESMO QUANDO AS ESCRITURAS MENCIONAM HEBREUS BRANCOS, ELAS SE REFEREM A NEGROS ALBINOS, COMO NOACH E LABAN. OS HEBREUS, OS EGÍPCIOS, OS EDOMITAS, OS BABILÔNIOS, OS ETÍOPES, SOMALIS E ETC. SÃO NAÇÕES DE PELE NEGRA.
ESPERO QUE ESTE ESTUDO TENHA LHE AJUDADO A COMPREENDER MELHOR SOBRE OS HEBREUS. LEMBRE-SE DE ESTAR SEMPRE ATENTO PARA QUE NINGUÉM O ENGANE.

O texto original, em inglês, foi escrito por Obadyah Ysrayl (http://www.hebrewisraelites.org) e traduzido por Hadassah Yahshurun (http://hebreuisraelita.wordpress.com).

CONTATOS:
MESSENGER: Hadassah Yahshurun