sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Deus desperdiça palavras?

Há diversos aspectos do Velho Testamento que são um enigma para muitas pessoas. Acho que um dos melhores exemplos de tais aspectos enigmáticos é a fascinação do Velho Testamento pela genealogia. Mas outro de tais aspectos é a repetição massiça de material que tão freqüentemente ocorre no Velho Testamento. Muitos capítulos inteiros podem ser encontrados que são quase repetições, palavra por palavra, do que é declarado em outro lugar no Velho Testamento. Para nós que fomos ensinados a ver cada palavra da Bíblia como importante, isto parece muito estranho. Pode até dar a impressão que Deus desperdiça palavras.

Mas estou persuadido de que tais repetições jamais são um desperdício de palavras, e creio que posso ilustrar isso examinando um caso de repetição. Em Êxodo 25-28 temos um relato das instruções que Deus deu a Moisés a respeito da construção do tabernáculo, seu mobiliário e a vestimenta dos sacerdotes. As instruções são bem minuciosas e dão toda a informação que precisamos para saber de que modo esses artigos tinham que ser feitos.

Quando viramos apenas mais algumas poucas páginas em nossas Bíblias para Êxodo 35-39, para o relato da construção real desses artigos, achamos que esses capítulos são uma repetição, palavra por palavra, exatamente da mesma informação que já lemos nos capítulos 25-28. Superficialmente, parece certamente que dar toda esta informação uma segunda vez seja um desperdício de espaço.

Mas creio que Deus tinha uma razão para o que fez, e essa razão fica clara quando lembramos o que está registrado entre estas duas partes duplicadas. Ali aprendemos que enquanto Moisés estava em cima da montanha recebendo todas estas instruções pela primeira vez, os israelitas estavam no sopé do monte fazendo um bezerro de ouro e infringindo os mandamentos de Deus (Êxodo 32). Aqui, então, estava Israel na sua pior situação, em completa rebelião contra Deus. E por esta rebeldia Deus quase rejeitou inteiramente os israelitas.

É contra este ambiente de rebeldia que nos é dito sobre a construção do tabernáculo. Tendo acabado de nos dizer como a desobediência resulta quase em tragédia para a nação, Deus agora avança para nos mostrar o tipo de obediência que resultará em sua bênção. E ele nos mostra esta obediência na adesão fiel dos israelitas a cada pormenor das instruções que Deus tinha dado a Moisés a respeito da construção do tabernáculo, seu mobiliário, e as vestes sacerdotais.

Simplesmente não se pode ler através de todo este material pela segunda vez sem ganhar alguma impressão do cuidado meticuloso que os israelitas tinham aprendido a tomar ao seguir as instruções de Deus. Vezes e mais vezes, como nos é dito que os israelitas fizeram cada artigo exatamente como Deus tinha ordenado a Moisés, uma repetição total é feita das exatas instruções dadas anteriormente nos capítulos 25-28, assim imprimindo em nossas mentes a fidelidade dos israelitas --agora obedientes-- ao modelo que Deus tinha entregue na montanha. E assim, através da repetição (o princípio mais fundamental do aprendizado) nós também ficamos impressionados com a importância da fidelidade aos mandamentos que Deus tinha dado através de seu filho Jesus, aquele ainda maior do que Moisés (Hebreus 3:3).

Este exemplo deve ser uma lição para nós não sermos tão rápidos em saltar sobre algumas partes da Bíblia só porque é uma repetição de material contido em outro lugar. Deus tinha um propósito para tudo o que disse. E até as partes repetitivas da Bíblia deverão ser lidas cuidadosamente e em seu contexto para entender bem a mensagem de Deus em cada caso.

por Phil Roberts

Nenhum comentário:

Postar um comentário