domingo, 6 de janeiro de 2013

Ano Novo - Agora é a hora


ano-novo-2013Texto: Efésios 5:15-5:17

Introdução:

Então, aqui estamos nós, no ano de 2013. Eu me pergunto como vamos fazer este ano? Será que vamos estar tão ocupados? Será que vamos fazer melhor uso de nosso tempo? Em 365 dias, quando este ano terminar, vamos olhar para trás com alegria, ou com tristeza? Será que vamos olhar para o futuro com antecipação, ou com medo?
Há uma passagem da Escritura, que eu acredito que pode ser de grande ajuda para nós. A passagem é Efésios 5:15-17, e aqui está o que ele diz: "Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor".
Acho que nesta passagem o apóstolo Paulo apresenta algumas lições importantes que precisamos considerar.

I. Nosso tempo na terra é limitado

A. Primeiro de tudo, temos de ter muito cuidado com a forma como vivemos porque o nosso tempo na Terra é limitado.
O salmista escreveu: “Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou" (39:4). E, novamente, "A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos" (90:10).
Agora, percebo que para alguns de vocês os mais jovens, 70 ou 80 anos parece um longo tempo. Na verdade, eu me lembro de quando eu pensava que alguém com mais de 40 era velho. Mas não mais. É tudo muito relativo, não é?
Por exemplo, para adolescentes apaixonados conversando juntos no carro, uma ou duas horas parece um piscar de olhos. Mas para a mãe e o pai que preocupam com o que está acontecendo no mesmo carro, uma ou duas horas parece uma eternidade.
B. O salmista diz-nos também para contar os nossos dias para que possamos desenvolver um coração sábio.
Na verdade, a Bíblia nos diz para não contar com o amanhã, porque o amanhã pode não chegar para você ou para mim. Tudo o que temos é agora. Assim, o nosso tempo nesta terra é valiosa porque é muito limitado.

II. Aproveite ao máximo cada oportunidade

Em segundo lugar, Paulo diz-nos que temos que aproveitar "o máximo de cada oportunidade" E ele dá uma razão "porque os dias são maus”.
A. Jesus disse que Satanás é um ladrão, e uma das coisas que ele tenta roubar de nós é o nosso tempo, porque o tempo é um bem muito precioso.
Basta pensar no tempo perdido no pecado. Pense no tempo desperdiçado em bares ou em jogos ou nos assuntos desnecessários. Pense no tempo desperdiçado em fofocar ou espalhar boatos. Pense em todo o tempo perdido se preocupando com as consequências dos pecados que cometemos. Satanás é um ladrão!
B. Mas não é só o pecado que exige de nosso tempo. Às vezes, até mesmo as coisas boas podem fazer exigências.
Jesus foi à casa de Maria e Marta e Lázaro. Ele sentou-se para ensinar, e Maria estava sentada aos seus pés apenas ouvindo cada palavra. Enquanto isso, Marta estava na cozinha preparando o jantar.
Você conhece a história. É encontrada em Lucas 10. Marta fica chateada porque Maria não estava na cozinha, também. Então, ela se queixa a Jesus: "Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude”.
“Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" Lucas 10:40 42.
Marta estava cometendo um pecado, por estar preparando uma refeição na cozinha? Não, claro que não! Mas aqui está o problema. Ela estava tão preocupada com o que ela estava fazendo que ela não sabia que Deus estava em sua sala de estar.
Esse é o mesmo erro que você e eu cometemos quase todos os dias. Nós ficamos tão envolvidos no aqui e agora que deixamos de lidar com o eterno, as coisas que vão durar para sempre e sempre.
Uma das doenças mais importantes do nosso tempo são ansiedade e estresse. E isso se chama "sobrecarga", as pessoas estão simplesmente sobrecarregadas.
1. Estamos sobrecarregados com os compromissos.
2. Também estamos sobrecarregados com nossas posses.
3. Em terceiro lugar, temos a sobrecarga da área de trabalho.
4. Há também uma sobrecarga de informação.
Há tantas demandas de nosso tempo, tantas coisas boas que precisam ser feitas. Mas há apenas 8.760 horas neste ano. Nós queremos fazer o máximo de cada oportunidade, então o que devemos fazer?

III. Entenda qual é a vontade do Senhor

Bem, para responder a isso, Paulo nos diz: "... não sejais insensatos, mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor".
O que você acha que é a vontade de Deus para você neste Ano Novo? Você acha que Ele quer sua mente tão saturada com preocupações e ansiedades que você não pode pensar pensamentos espirituais? Você acha que Ele quer a sua agenda tão lotada que você não tem tempo para as coisas importantes? O que você acha que é a vontade de Deus para você este ano?
A. Deixe-me fazer algumas sugestões para que você considere. Primeiro de tudo, estabelecer suas prioridades.
1. Suponho que já que você está na igreja esta noite, você acredita que Deus deve ser uma parte de sua vida. Mas quando você começa a estabelecer prioridades, você tem que decidir onde ele está em sua vida. Então, pergunte a si mesmo: "Quem ou o que é mais importante na minha vida?”.
E eu estou esperando que a sua resposta seja: "Meu relacionamento com Deus, através de Jesus Cristo, é o mais importante para mim" Se sim, então coloque isso no topo de sua lista de prioridades, e diga: "Isso vai afetar minhas decisões, minha agenda, o meu relacionamento com os outros, e toda minha perspectiva sobre a vida”.
"Por isso, quando o dia do culto, nem a chuva, nem o futebol, nem a novela, irá interferir com o meu estar na igreja, porque Ele vem em primeiro lugar na minha vida. Vou adorar o Senhor e nada vai interferir nisso"
2. Você também precisa agendar um tempo definido a cada dia para orar e ler a Sua Palavra. Ore por você e por sua família e para as pessoas ao seu redor. Ore pela igreja, e pelos missionários. Às vezes eles se sentem tão sozinhos e tão longe. Você nunca vai saber o quanto suas orações vão significar para eles. Mas você vai ser abençoado a medida que você cresce em sua fé e confiança no Senhor!
3. Você também deve passar tempo com sua família. Todo marido aqui deveria ter uma noite para sair com sua esposa. Estou falando sério. Você deveria ter uma noite para sair com sua esposa, um momento apenas os dois e não tem mais nada para interferir. Sem choro de crianças, sem telefones, sem interrupções. Talvez em um bom restaurante ou talvez em casa. Onde quer que seja, passar algum tempo juntos.
Gaste tempo com seus filhos, também. Eles estão crescendo tão rápido. Estes são momentos preciosos. Não deixe escapar. Procure passar tempo de qualidade com seus filhos. Certifique-se de que a sua família é muito importante.
4. Agora, a maioria de nós tem que trabalhar. E eu acho que os cristãos devem ser bons trabalhadores. Quando alguém contrata um cristão eles devem saber que eles estão contratando alguém que lhes dará um dia de trabalho honesto, não enganá-los. Porque nós somos cristãos, temos uma responsabilidade para com o Senhor, de honrá-Lo, mesmo no mercado de trabalho.
Então, primeiro de tudo, estabelecer suas prioridades.
B. E então, aprender a viver hoje. Os dois maiores inimigos do tempo são arrependimento por coisas que fizemos no passado, ansiedade sobre o que vai acontecer conosco no futuro. Muitos de nós estão vivendo ou no passado ou no futuro.
Alguém disse: "A vida é o que acontece com você enquanto você está fazendo planos para fazer outra coisa"
É verdade, não é? Outro ano veio e se foi. Um novo ano se estende diante de nós. Ajuda-nos, Senhor, a remir o nosso tempo. Então, teremos um feliz ano novo!
Que durante o Ano Novo você possa ter:
Felicidade o suficiente para mantê-lo doce – Provações suficientes para mantê-lo forte,
tristeza o suficiente para mantê-lo humano - esperança suficiente para mantê-lo feliz,
falha o suficiente para mantê-lo humilde - sucesso suficiente para mantê-lo ansioso,
amigos o suficiente para dar-lhe conforto - riqueza suficiente para satisfazer as suas necessidades,
entusiasmo suficiente para fazer você olhar para o amanhã,
E determinação suficiente para fazer cada dia melhor do que no dia anterior.
Senhor, por favor, ajude-nos a usar as 8.760 horas do ano de maneira mais sábia que pudermos para o Senhor, e para sua glória.

Conclusão:

Romanos 13:11-12 diz: "E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. A noite é passada, e o dia é chegado; dispomo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz".

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário