sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VOCÊ ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS?

Lucas: 6.1-2
Certo sábado, enquanto Jesus passava pelas lavouras de cereal, seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas com as mãos, comendo os grãos. Alguns fariseus perguntaram: “Por que vocês estão fazendo o que não é permitido no sábado? “
 VOCÊ ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS?
Num determinado sábado Jesus estava passando por uma plantação de trigo e Seus discípulos começaram a descascar as espigas e comer os grãos. Nesse momento,alguns fariseus, os doutores da lei, questionaram aquela atitude perguntando o motivo pelo qual eles estavam fazendo uma coisa que a Lei proibia fazer num sábado.
Para que possamos entender esse contexto é necessário que expliquemos que existiam na tradição judaica, aproximadamente, 39 categorias de atividades que eram proibidas de serem executadas no sábado e a colheita era uma delas.
A grande verdade é que os fariseus entendiam que o sistema religioso a qual pertenciam tinha todas as respostas e, por isso, não podiam suportar Jesus, que não se ajustava de forma alguma àquela tradição religiosa.
O que gostaríamos de refletir nesse artigo, juntamente com você que está lendo esse texto, é o fato de algumas pessoas acharem que têm todas as respostas, como os fariseus. Seja qual for o assunto, o problema, a questão, existe gente que possui uma solução para cada caso, mesmo que sejam coisas de áreas completamente diferentes e complexas.
As pessoas que pensam assim precisam tomar muito cuidado, já que, em primeiro lugar, ninguém tem todas as respostas prontas, é claro que não,  achar isso é de uma presunção do tamanho da ingenuidade dessas pessoas e, em segundo lugar, quem tem esse tipo de comportamento acabará caindo em descrédito total, já que, a partir de um determinado ponto, nem serão mais ouvidas e acabarão caindo no ridículo, além do fato de começarem a ser até excluídas de determinadas situações, pois quem é que aguenta uma pessoa que tem a ousadia de achar que possui todas as respostas. 
Em Mateus 11.25 está escrito: Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos”.
Jesus em suas orações separou as pessoas em dois grupos, quais sejam os sábios, orgulhosos e prepotentes por conta do seu conhecimento e os pequeninos, aquelas pessoas humildes e totalmente abertas para receber a Palavra da Verdade e, então, a grande pergunta que precisamos  fazer é em que grupo nós gostaríamos de estar, entre os sábios e cultos ou entre os pequeninos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário