segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A EXPRESSÃO "TODO AQUELE" AFIRMA QUE QUALQUER UM PODE ESCOLHER SER SALVO? - por Denis Monteiro


Quando vamos fazer referência à doutrina maravilhosa e bíblica da predestinação, muitos que tem preguiça e falta de temor, dizem: “Mas nós não somos livres para fazer o que quiser e principalmente escolher Cristo como salvador"? Porque na Palavra de Deus há chamados e escolhas condicionais. Por exemplo: 

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10.13.

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.15.

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2.21.

Primeiro temos que entender o que significa “todo aquele”, em uma rápida interpretação sem temor de Deus e com preguiça dar-se a entender que a pessoa é livre para ir até Cristo. Mas vamos analisar o que significa aquele.

Aquele: pronome demonstrativo. Indica ou refere-se à pessoa ou coisa citada.
Todo: conjunto completo; total; inteiro.

Farei uma exposição destas três passagens citadas, sabendo que existem outros versos na Santa Palavra de Deus que expressa o mesmo sentido. O motivo é para que eu não seja demasiadamente extenso. Logo, se o significado da palavra "aquele" é uma indicação à uma pessoa citada. Então, temos que, por obrigação, ler o contexto.

Em Romanos 9-11, fala-se mais resumidamente assim: a gloriosa eleição de Deus e Paulo mostra isso em dois personagens bíblicos, Jacó e Esaú, e os que aceitaram a Cristo é porque eram filhos de Abraão, mas pela fé. Porém, no fim do capitulo 9, Paulo diz que os Judeus são culpados por terem rejeitado a Cristo. No capitulo 10 mostra que os judeus rejeitaram a justiça de Deus e que Israel não pode alegar a falta de oportunidade. E no capitulo 11 mostra o futuro de Israel e os que irão ser salvos o “remanescente segundo a eleição da graça.” (Rm 11.5). Então, partindo deste versículo - “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, percebe-se que este “todo aquele” refere-se aos eleitos, os filhos de Abraão pela fé. É como se Paulo estivesse dizendo: O conjunto completo dos eleitos quando invocarem o nome do Senhor será salvo.

Não obstante, João 3 fala sobre uma conversa de Jesus com um príncipe dos fariseus - Nicodemos. E como é dito no capítulo 2.25, Jesus conhecia a “natureza humana.”. Então, no capítulo 3, Jesus diz a este fariseu que para ele herdar o Reino dos Céus ele teria que nascer de novo, nascer do alto, que é uma obra gerada pela Palavra e pelo Espírito Santo (v.5). Em seguida, Jesus diz a este fariseu que ele é como a serpente de Moisés levantada no deserto (Nm 21.9); ou seja, assim como os que eram mordidos pelas serpentes e olhavam para a serpente de bronze eram curados, todo aquele que “olhar” para Jesus será curado, terá vida eterna. Portanto, "todo aquele", o numero completo dos eleitos que nasceram de novo quando creram em Jesus têm a vida eterna. João atesta  no capitulo 1.13 que os que aceitaram a Jesus “não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas [da vontade] de Deus.” João 1.13.

Atos 2 fala sobre o cumprimento da profecia dita pelo profeta Joel, a descida do Espírito Santo. Pedro, após o cumprimento, faz menção do livro de Joel, justamente do trecho que fala sobre a profecia. Observe:

      E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:17-21/Joel 2.28-32.

Pedro repreende os críticos que afirmavam que os que falaram em línguas estavam embriagados, o que, de fato, não estavam (v.15), conforme ressalta o apóstolo, mas que isso havia de se cumprir. Pedro, repetindo a profecia, diz que o Espírito de Deus seria, foi, e está sendo derramado sobre todos os tipos de pessoas - filhos e as vossas filhas... Jovens... Velhos... Servos... Servas (v.17,18), uma obra diferente da antiga aliança. Em seguida, Pedro faz uma declaração: ”E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Aquele quem? Aqueles que receberam o Santo Espírito; estes, agora, podem crer e serem salvos.

Conclusão

Quando a Palavra de Deus se refere a “todo aquele”, temos que recorrer ao contexto, caso contrário, incorreremos no mesmo erro que muitos cometem até hoje - o livre arbítrio. Quando os autores sacros se referem a este termo, eles estão simplesmente dizendo que todo aquele mencionado anteriormente ou posteriormente fará ou deixará de fazer tal algo.


Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário