sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Muitas cartas para você


“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens” – 2 Coríntios 3.2

As cartas sempre tiveram função importante na história. Mesmo hoje, com as diversas opções de conectividade, a carta continua sendo um imprescindível meio de comunicação entre duas ou mais pessoas. Seja pelo método mais antigo: a carta comum; seja pelo método mais moderno: a carta eletrônica, ou o e-mail.

Na época do Novo Testamento as cartas eram muito importantes. Observe que encontramos no Novo Testamento vinte e sete livros. Desses vinte e sete, vinte e um são cartas escritas a igrejas individuais, a grupos de igrejas, ou a pessoas específicas. Dois livros do Novo Testamento contém cartas dentro deles: Atos e Apocalipse.

A escrita de cartas é bem antiga no Oriente. Começou como um meio de comunicação oficial para manobras ou negócios militares e a administração de um governo. Com o desenvolvimento do papiro, o material que se fazia o que chamamos de papel, a arte de escrever cartas tornou-se uma comum forma de comunicação. Entretanto só os do governo tinham um serviço especializado de entrega. 

Os ricos podiam enviar servos para entregar as cartas, mas a maioria das pessoas dependia de viagens de amigos, ou até mesmo de pessoas estranhas para levar sua correspondência. 

Assim, a escrita de cartas na época do Novo Testamento era limitada a relacionamentos previamente existentes, as pessoas escreviam para familiares ou amigos. E com os seguintes propósitos:

  • Fornecer informação básica e necessária;
  • Fazer pedidos a alguém socialmente superior ou dar instruções a subordinados;
  • Manter e desenvolver o relacionamento pessoal entre os que se correspondiam;
  • Servir como um substituto para a presença do escritor em pessoa;

Outro fato interessante é que a pessoa que ficava incumbida de entregar a carta explicava ou expandia o conteúdo da mesma para o destinatário, pois conhecia pessoalmente o remetente. 

Sabendo disso, você percebe a importância das cartas no Novo Testamento? Não são apenas direcionadas apenas àquelas igrejas daquele tempo, mas para a igreja de hoje em dia, para cada cristão! 

Portanto, ao escolher uma carta do Novo Testamento para sua leitura e edificação, faça sabendo que é o recado de Deus para sua vida. Os problemas abordados ali podem ser os mesmos que você esteja passando, portanto você vai encontrar encorajamento, consolo e um saudável ensino apostólico.

Qual é a carta da Bíblia que você mais gosta? Qual foi a última que você leu? O apóstolo Paulo diante de tantos falsos mestres que se aproximavam das igrejas com cartas de recomendação afirma que os próprios cristãos convertidos como fruto de seu ministério eram sua “carta de recomendação”. 

Assim, podemos dizer que quanto mais você lê a Bíblia e segue a vontade de Deus revelada, você se torna uma carta que anuncia a salvação para todos que convivem com você!

Leia as cartas que Deus escreveu para você na Bíblia. Seja uma carta viva que anuncia a Jesus Cristo onde você estiver!

Andrei de Almeida Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário