sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nas teias


O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão - Provérbios 28.1 e Provérbios 3.11-14 

Quando passamos por um caminho pouco utilizado às vezes sentimos algumas teias de aranha enroscando em nossa cabeça. Nossa tendência é rapidamente puxar com os dedos os fios que mal enxergamos tentando nos livrar daquele empecilho.

Às vezes reclamamos um pouco, mas raramente pensamos em alguns detalhes como a força dessas teias. Um único fio pode ser mais resistente do que o aço se os dois estiverem no mesmo diâmetro. As teias de uma aranha são capazes de resistir a chuva, ao frio, ao calor, capazes de se esticarem até ficar quatro vezes o seu tamanho. 

Assim, diariamente passamos por caminhos, cruzamos com pessoas e estamos diante de situações que na maioria das vezes são vistas como barreiras e problemas. Infelizmente temos muitas vezes uma visão negativa da vida e dos acontecimentos.

É mais fácil reclamar do calor do sol do que pensar na luz que ele nos dá. É mais fácil ficar com raiva de uma pessoa que aponta nossos erros do que valorizar alguém que teve a coragem de dizer a verdade a nosso respeito. 

Algumas pessoas ou situações podem parecer teias de aranha que nos obrigam a fazer uma pequena pausa no caminho. Quando isso acontece, mais do que nos desvencilhar rapidamente delas, devemos refletir porque estas coisas estão acontecendo. 

O texto de provérbios nos diz: Não despreze a disciplina. Não desperdice o ensino que a vida e as situações podem nos dar. Os problemas não são para nos derrubar, mas para nos fortalecer. Não devemos viver fugindo de problemas, devemos nos fortalecer diante das dificuldades.

Nosso texto base também diz: Acha a sabedoria. Encontre a decisão mais sábia em cada situação. A decisão que na maioria das vezes não é a mais fácil de enxergar, mas a que trará um melhor resultado. 

Que possamos, orientados por Deus e sua Palavra, vencer os dias, derrubando muralhas, não detidos por pequenas teias de aranha. Aproveite as oportunidades com felicidade apesar das adversidades.

Hebert dos Santos Gonçalves, é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário